sexta-feira, 31 de outubro de 2003

Energia 97 à la Onda Urbana

Olá, amigos da Rádio Base,

Pois é, vocês notaram as mudanças na programação das madrugadas da Energia 97 ? Os caras estão tentando fazer uma programação diferenciada, semelhante ao que rola no Onda Urbana da Sucesso, e cá entre nós, até melhor que o programa original. Ainda entram algumas músicas da programação normal, mas até o número de inserções do locutor diminuiu, com bem menos blá, blá, blá e sem intervalos comerciais.

Se o cara estiver meio distraído dá até pra se perguntar: tô na Sucesso ou na Energia?O fato é que há agora um pouco mais de qualidade no FM durante a madrugada.
Um abraço,
Ricardo Pavkala
São Paulo - SP


Pois é, Ricardo, depois que você, eu, o Marcos e outras dezenas de ouvintes começaram a reclamar do nível de programação das rádio aqui em São Paulo - e por que não dizer do resto do país, é inegável que a qualidade melhorou bem em vários aspectos. Mas não significa que a gente deva baixar a guardar, pois pode ser que os senhores diretores estejam só dando uma penteada no playlist para dizer que não fizeram nada. A tentação de deixar tudo como está é muito grande, embora a gente ache que a pessoas sérias como o Kid Vinil que pensem o contrário, isto é, quanto mais novidade para o ouvinte, melhor.
Outro dia aqui na Rádio Base a gente até discutiu se a Mix tinha melhorado sua programação. Ao longo dos meses, de fato, melhorou, mas ainda não chegou ao nível que ela possuía quando foi aberta há uns 6, 7 anos atrás. Dá para faze rádio pop sem pedantismos, sem menosprezar a inteligência do ouvinte. O ouvinte quer ouvir coisas surpreendentes, novas, antigas,m diferentes. O que adianta uma rádio de dance, pop, rock, HC, popular, MPB ou jornalística se ela não está relamente em "sintonia" com seu ouvinte. O Rádio, em especial o FM musical tem de antecipar as próximas tendências, não aderir a modismos muitas vezes tardios, nem aceitar candidamente qualquer coisa que as grandes gravadoras lhes impõe. Na outra ponta, tem de fazer um esforço de trazer coisas boas antigas, até porque somos reconhecidamente um país sem memória.

De qualquer forma, como costuma dizer meu amigo e colega Mané Barata, a nossa parte (ouvintes) a gente está fazendo bem ou mal. Vários profissionais parecem estar se mexendo, questionando o que ele estão levando ao ar, ainda que alguns diretores argumentem que "é isso ouvinte quer de sua rádio". Só que, antes da Internet, o "cliente do rádio" não tinha maneiras eficazes de se manifestar, dizendo se realmente queria ou não.

E não nos esqueçamos também de outro ator importante desse meio: o anunciante. Ele, até por ser quase sempre leigo no assunto, ele percebe aos poucos a força que as milhares de emissoras de rádio, operando em rede ou não, aliadas agora à rede mundial de computadores, sempre possuíram. Parece-me que as agências de publicidade - ao menos as grandes - e o pessoal do depratamento comercial das diversas emissoras ainda estão "dormindo". É obvio que anunciar em TV causa um grande impacto, sem dúvida. Mas manter uma marca ou produto vivo na memória das pessoas precisa de um veículo que está presente no dia-a-dia delas. Assim como o anúncio em um veículo impresso será perene enquanto aquele exemplar de papel existir, a proaganda sonora pode perdurar por muitos meses, sendo ouvida diariamente por centenas de milhares de pessoas em várias partes do país. Ou por que você acha que as Casas Bahia fatura 4 bilhões de reais por ano e é a maior anunciante privado do rádio e um dos maiores da TV depois do Governo Federal? Seria por causa dos belos olhos do senhor Samuel Klein?
Qualquer dia desses, a gente vai divagar mais profundamente sobre a importância da publicidade no rádio. Por enquanto, Ricardo, obrigado e um abraço.

quarta-feira, 29 de outubro de 2003

Anatel estuda "dança das cadeiras" no dial das FMs

Laura Mattos
Da Folha de São Paulo

Sem fazer alarde, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) estuda a possibilidade de modificar o dial das FMs em São Paulo. A intenção é conseguir abrir espaço a uma frequência para rádios comunitárias, a 87,9 MHz, como determina a lei.

Na atual configuração, o dial paulistano não comporta uma nova estação, segundo a agência. A primeira dificuldade é o excesso de emissoras. A capital já tem nos 88,1 MHz a Gazeta FM, que poderia sofrer interferência dos 87,9 MHz. A superlotação se deve, em grande parte, a rádios com concessão de cidades da região metropolitana e até do interior que instalam ilegalmente seus transmissores na capital -não raro, em plena avenida Paulista. Além disso, emissoras genuinamente paulistanas ampliam a potência de seus transmissores sem autorização do governo.

O primeiro passo para conseguir espaço a uma comunitária em São Paulo é uma consulta pública lançada neste mês. A Anatel propõe que a faixa de FM, hoje iniciada nos 87,8 MHz, seja ampliada até os 87,4 MHz. Assim, haveria duas alternativas de frequência para comunitárias: 87,5 e 87,7 MHz -isso poderia ser útil também a outras grandes cidades.
A Anatel divulga que o CPqD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações) testou 12 aparelhos para avaliar se esses duas novas frequências poderiam ser sintonizadas. Apenas um não as sintonizou. Esta coluna apurou que o CPqD deu preferência a marcas mais baratas e a rádios de casa (não a de carro). Razão: a idéia de que esses seriam os alvos de uma comunitária.

A consulta pública ficará aberta para sugestões no site da Anatel (www.anatel.gov.br) até o dia 29. Mas, mesmo que a ampliação do dial seja aprovada, a situação não estará completamente resolvida em São Paulo. A partir daí, o CPqD entraria na segunda e mais complexa fase do processo: reorganizar o dial retirando emissoras ilegais e mudando a frequência de algumas FMs regulares. Nem é preciso dizer que haverá resistência. Mudar a frequência de uma rádio poderá prejudicar sua audiência, já que o ouvinte teria que decorar a nova sintonia.

Enquanto as comerciais vão pressionar de um lado, do outro estará o movimento das comunitárias. Já na próxima quarta, às 13h, acontecerá na Câmara Municipal de São Paulo o encontro "Cadê Canal para a Capital?". A Comissão de Administração Pública indagará à Anatel por que o dial da região metropolitana paulista ainda não tem espaço para uma emissora comunitária. A briga promete.

laura@folhasp.com.br

Novos Arquivos Sonoros no ar

O radialista e locutor César Rosa enviou pra gente um arquivo de áudio contendo uma antiga vinheta da Rádio Excelsior AM nos anos 80. Quem quiser ouvir é só entrar nos nossos Arquivos Sonoros. Obrigado, César, pela colaboração.

Em breve colocaremos mais arquivos de som da Rádio Cidade, incluindo aquele famoso Cartão de Natal musicado da turma da Cidade, que conseguimos do website de Fábio Pirajá.

segunda-feira, 27 de outubro de 2003

Oportunidade de investimentos em rádio - 5

Do MM Online

Transalouca

É um dos programas mais irreverentes e de maior audiência da programação da Rede Transamérica Pop, o TRANSALOUCA tem o comando de Ruy Balla e a participação dos locutores Lui Riveglini, André Henning, Anselmo Manzano e Renata “Relenta”.

Com muito bom humor e descontração, os apresentadores trazem as notícias, curiosidades e os bastidores do mundo artístico. Cada edição do programa ainda apresenta um convidado especial. Os ouvintes de todo o Brasil participam ao vivo do programa, enviando perguntas e opiniões, através do telefone e e-mail. Tudo é acompanhado pela melhor programação musical. Vai ao ar de Segunda a Sexta-Feira, das 12h às 14h - Rede POP.

Validade
7/11/2003
Outras informações ções: http://www.transanet.com.br

A noite da vez do Brasil nesta quinta-feira

A NOITE DA VEZ DO BRASIL APRESENTA:
Nesta quinta, rolam as bandas MALEDUCADOS e FRILA!. Para fechar a noite, show do ULTRAJE A RIGOR.


MALEDUCADOS
Você conhece Ska? É aquele ritmo jamaicano pai do Reggae, que até Bob Marley se aventurou no início de carreira. Pois então, os Maleducados são mestres nessa praia, fazendo Ska pulsante e pronto para dançar. Os Maleducados contam com músicos que já tocaram ou tocam nas bandas Skamoondongos, Calibre 12 e Homesick.

FRILA!
Skate Rock deve ser o termo que mais se aproxima ao som do Frila!, mas isso é pouco pra definir uma banda que dosa peso e melodia, muito Hardcore e influências de Hip-Hop. Com pouco tempo de estrada, a banda já tem um CD demo e está preste a lançar seu primeiro álbum. Recentemente abriram o show do CPM 22 para um SESC Interlagos lotado.

ULTRAJE A RIGOR
Liderada pelo incansável Roger, o Ultraje a Rigor continua divulgando seu último trabalho chamado "Os invisíveis". No som muito Rock, Ska e porque não até um pouco de Reggae.

SERVIÇO: NOITE DA VEZ DO BRASIL
Shows: MALEDUCADOS, FRILA! e ULTRAJE A RIGOR
Data: 30 de outubro (evento semanal – toda quinta-feira)
Horário: a partir das 21h
Ingresso: R$ 20,00 ( R$10,00 para estudantes ou até às 24h00 com flyer)
Classificação: 18 anos
Local: Blen Blen
Rua Inácio Pereira da Rocha, 520
Vila Madalena - São Paulo/SP
Fone: 11/3815-4999
www.blenblen.com.br


PROGRAMA A VEZ DO BRASIL
89 - A Rádio Rock
avezdobrasil@89fm.com.br

Noticiário das Ondas Curtas

Panorama DX

Edição integrante do boletim eletrônico do DX Clube do Brasil. Edição de 26 de outubro de 2003. Editado por Célio Romais, desde Porto Alegre, Brasil.

ÁFRICA DO SUL – A programação, em português, da Rádio Canal África, será irradiada, para o período de outubro a março, no seguinte esquema: entre 1600 e 1700, em 7165 kHz. Também entre 1700 e 1800, em 15265 kHz. As informações são de Andreas Volk, Wolfgang Büeschel, Mike Barraclough e foram publicadas no DX Listening Digest, de Glenn Hauser.

ALBÂNIA – Os programas em língua inglesa da Rádio Tirana serão emitidos assim: das 0000 às 0300, em 7270 kHz. De 0300 às 0430, pela mesma freqüência, com destino à América do Norte. De 1945 às 2000, em 9510 e 7210 kHz. De 2230 às 2300, em 7130 e 9540 kHz. Entre 0245 e 0300, em 6115 e 7160 kHz. Também entre 0330 e 0400, em 6165 e 7160 kHz, de acordo com informações de Swopan Chakroborty, publicadas no DXLD, de Glenn Hauser.

ALEMANHA – Tome nota dos novos horários e freqüências em que a DW emitirá, em português, no período B03: de 0515 às 0545, em 9755, 12035 e 15470 kHz. Também das 2000 às 2050, em 9875, 11615 e 17735 kHz. As informações são de Oséias Fantinelli, de Jacutinga (RS), Hailton Biancardine, de Rio das Ostras (RJ), e Leônidas dos Santos Nascimento, de São João Evangelista (MG). Apesar de a DW não ter programas específicos para o Brasil, todos os colegas citados prestam serviços de monitoria para a grande estação alemã.

ANGOLA VIA ÁFRICA DO SUL – Para o período de emissões B03, a Rádio católica Ecclésia emitirá, em português, via Meyerton, entre 1900 e 2000, em 7205 kHz. As informações são de Andreas Volk, Wolfgang Büeschel, Mike Barraclough e também extraídas do esquema de emissões da Merlin por Glenn Hauser e publicadas no seu DX Listening Digest.

AUSTRÁLIA VIA MARIANAS DO NORTE – A programação em indonésio da Rádio Austrália passa a ser irradiada no seguinte esquema: entre 0000 e 0030, em 21615 kHz. Também das 0400 às 0430, em 21780 kHz, conforme informações de Andreas Volk, Wolfgang Büeschel e Mike Barraclough, publicadas no DXLD, de Glenn Hauser.

ÁUSTRIA – O antigo responsável pelo Departamento de Língua Espanhola da Rádio Áustria, Manoel Aletrino, confirmou a Francisco Rúbio, que a emissora retornará, em 2 de janeiro de 2003, com cinco minutos de programação no idioma de Cervantes. Arnaldo Slaen, desde Buenos Aires, Argentina, informa que é preciso ficar atento!

BRASIL – Graças à intervenção de Marcelo Herondino Cardoso, dexista de Florianópolis (SC), a Rádio Guarujá, daquela localidade, que emite em 5980 kHz, em 49 metros, passou a confirmar os relatórios de recepção com QSL. Foi o que atestou Caio Fernandes Lopes, de Itajubá (MG). Ele recebeu carta QSL, acompanhada de adesivos e postal em apenas 20 dias. Fica aqui a dica para quem ainda não confirmou a estação: envie seu informe de recepção para Carlos Alberto Silva, Executivo de Contas, Rádio Guarujá, Rua Nunes Machado, 94, 10º andar, CEP: 88010-460, Florianópolis (SC), Brasil. E parabéns Marcelo pelo belo trabalho!

BRASIL – Dica do Paulo Roberto e Souza, de Tefé (AM): A Rádio Rio Mar, de Manaus (AM), que emite em 6160 e 9695 kHz, também abre espaço, na sua programação, para a música sertaneja e de raízes. De segunda a sexta-feira, vai ao ar, das 0900 às 1000, o Alvorada Sertaneja. Já nos sábados, apresenta o Brasil Caboclo, das 2300 às 0000. Também os povos indígenas têm espaço na programação da Rio Mar, com A Voz do Parente, que vai ao ar, nos sábados, entre 0905 e 1000. Confira!

BRASIL – A Rádio Cultura, de Araraquara (SP), comemorou 70 anos de atividades. Durante alguns anos, emitiu em 4915 kHz. Atualmente, pode ser sintonizada em 3365 kHz, em 90 metros. Você confere um relato sobre a história da emissora no seguinte sítio: http://www.sunrise.com.br/amoradio/.

BRASIL – A Rádio Difusora, de Londrina (PR), foi sintonizada, em São Gonçalo (RJ), por Francisco Jackson, pela freqüência de 4815 kHz, em 7 de outubro, às 0205. Ele ouviu, com sinal regular, o programa religioso Falando ao Coração.

BULGÁRIA – Eis os novos horários de emissões, em espanhol, da Rádio Bulgária: entre 0000 e 0100, em 9500 e 11600 kHz. De 0200 às 0300, em 9500, 7500 e 11600 kHz. Também de 0700 às 0730, em 13700 e 15700 kHz. Entre 1200 e 1230, em 13600 e 15600 kHz. De 1730 às 1800, em 9700 e 11700 kHz. Por último, entre 2200 e 2300, em 7300 e 9500 kHz. As informações são do Observer, da Bulgária, e foram divulgadas por Alokesh Gupta e publicadas no DXLG, de Glenn Hauser. Também enviadas à coluna por Cássio Silvério, editor do sítio http://www.planetaradio.cjb.net.

EGITO – Em mensagem de retificação enviada à coluna, a apresentadora dos programas em espanhol da Rádio El Cairo, Verônica Balderas, informa que a emissão, no idioma de Cervantes, irá ao ar, entre 0045 e 0200, apenas em 9415 kHz. Entretanto, já no primeiro dia de emissão do período B03, o colunista constatou que, além de 9415 kHz, o sinal também estava sendo irradiado em 11755 kHz, em 25 metros. Também no primeiro dia de emissão, monitoria de Lenildo Silva, de Niterói (RJ), apurou que é excelente a recepção dos programas em 9415 kHz.

ESTADOS UNIDOS – Deu no Informe DX, de Glenn Hauser: foi reativada uma emissora de ondas curtas no estado de Kentucky. Trata-se da Rádio WJCR, ouvida durante o dia, em 13595 kHz. De acordo com Larry Baysinger, no Cumbre DX, há um serviço latino-americano, com partes em espanhol, entre 2200 e 1000, em 7490 kHz. Os informes devem ser enviados para o endereço eletrônico: wjcrsw@yahoo.com.

ESTADOS UNIDOS – As indefectíveis interferências propositais chinesas em cima do sinal da Rádio Ásia Livre, principalmente às 2300, em 11785 kHz, que atrapalham a vida da Rádio Guaíba, de Porto Alegre (RS), e de quem quer acompanhar a Rádio Cairo em português, proporcionaram uma interessante descoberta: Lenildo C. Silva, de Niterói (RJ), visitou o sítio da Rádio Ásia Livre e achou uma antena anti-jamming. Veja detalhes de como construir em: http://www.rfa.org/front/sira/

GRÉCIA – Dica de uma curiosa emissão, enviada por Caio Fernandes Lopes: aos domingos, vai ao ar uma programação esportiva do canal ERA Sport, da Rádio Nacional da Grécia. Tem regular sintonia, aqui no Brasil, por volta de 1730, em 15630 kHz, difundido através dos transmissores localizados em Avlis. Há muitas informações sobre as equipes gregas: AEK, Panionios, Olimpiakos e Panatinaikos. De quebra, segundo o Caio, você ficará sabendo também tudo do campeonato turco de futebol!

HUNGRIA – A programação, em espanhol, da Rádio Budapest, passa a ser irradiada no seguinte esquema: entre 0430 e 0458, em 3975 e 6025 kHz. Também das 2230 às 2258, em 6025 e 7160 kHz. Endereço eletrônico: espanol@radio.hu. As informações são de Antônio Carlos de Macedo Schuler, de Recife (PE).

INDONÉSIA – A programação, em espanhol, da Voz da Indonésia vai ao ar, agora, durante uma hora. Foi ouvida, no Japão, pelo radioescuta brasileiro Geraldo, em Osaka, entre 1700 e 1800, em 9525 kHz. Segundo ele, “um locutor prata da casa”, com um espanhol “macarrônico”, levou ao ar notícias de arte, cultura e música.

IRÃ – Os estudos sobre o futuro das ondas curtas da emissora iraniana serão retomados na primavera de 2004. É o que a estação informou, em e-mail, ao dexista venezuelano Adán González, de Catia La Mar. Segundo ele, “não é nada definitivo ou irreversível”. As informações são do DX Listening Digest, de Glenn Hauser.

ISRAEL – Terminou o horário de verão naquele país. Desta forma, todas as emissões da Kol Israel vão ao ar uma hora mais tarde! Em espanhol, o esquema fica assim: de 1120 às 1130, em 15640, 17525 e 17545 kHz. Também de 2045 às 2100, em 11605, 15615, 15640 e 17545 kHz. Em meados de outubro, haverá novos ajustes de horários. As informações são do Informe DX, de Glenn Hauser, veiculadas no programa Rádio Enlace, na Rádio Nederland.

LETÔNIA – A emissora holandesa Rádio Seagull anuncia emissões, aos sábados, entre 1000 e 1500, em 9290 kHz. O transmissor está localizado em Ulbroka, neste país. As informações são de Bernd Trutenau e foram divulgadas no Informe DX, de Glenn Hauser, no programa Rádio Enlace, da Rádio Nederland, em espanhol.

MALTA VIA ITÁLIA E RÚSSIA – Anotem os novos horários e freqüências da programação, em italiano, da Voz do Mediterrâneo: de segundas a sábados, entre 1700 e 1730, em 6185 kHz. Aos domingos, emite entre 0800 e 0900, em 9630 kHz. As informações são de Alfredo Gallerati, editor do programa de dexismo da emissora. As correspondências devem ser dirigidas para: VOM, P.O. Box 143, Valletta, Malta. Endereço eletrônico: alfredogallerati@virgilio.it.

NAMÍBIA – Voltou ao ar a NBC, primeiramente em 6175 e 6060 kHz. Em breve, reativará em 3270 e 3290 kHz, conforme o DXLD, de Glenn Hauser.

PIRATA VIA ARGENTINA – Em Montevidéu, no Uruguai, Manrique Beceiro ouviu a Rádio Pirata que se identificou como “Radiodifusión Argentina Libre”, pela freqüência de 6195 kHz, em 23 de outubro, às 2255. Ele ouviu resposta a alguns e-mails que a emissora recebeu recentemente. O áudio era péssimo.

REPÚBLICA CHECA – Novos horários e freqüências da Rádio Praga, em espanhol: das 0900 às 0927, em 11600 e 15255 kHz. Entre 1500 e 1527, em 11600 e 13580 kHz. Das 1900 às 1927, em 5930 e 9430 kHz. Entre 2000 e 2027, em 5930 e 9430 kHz. Das 2130 às 2157, em 5930 e 9435 kHz. Ainda, entre 0000 e 0027, em 5915 e 7345 kHz e em 11665 kHz, que é via relay em Ascenção. Entre 0130 e 0157, em 6200 e 7345 kHz. Por fim, entre 0300 e 0237, em 6200 e 7345 kHz. Contatos pelo endereço eletrônico: cr@radio.cz.

ROMÊNIA – A programação, em espanhol, da Rádio Romênia Internacional, passa a ser irradiada, a partir de 26 de outubro, no seguinte esquema: das 1900 às 1930, em 11725 e 9645 kHz. Entre 2100 e 2130, em 9645, 11725, 11940 e 15285 kHz. Também das 0200 às 0300, em 5995, 9550 e 9530 kHz. As informações são de Rubén Margenet, dexista de Rosário, na Argentina, colaborador esporádico do programa Club de Oyentes, emitido aos domingos, pela emissora romena. Contatos pelo endereço eletrônico: span@rri.ro.

ROMÊNIA – Por ocasião da entrada em vigência do novo período de emissões, a direção da Rádio Romênia Internacional efetuou alguns cortes em suas transmissões. Os idiomas árabe e russo tiveram cortes de 50% em seus serviços. As informações são do sítio http://perso.wanadoo.fr/jm.aubier, e foram publicadas no DXLD, de Glenn Hauser.

TUNÍSIA – Quem foi que disse que a Radiodiffusion Television Tunisienne não enviava o cartão QSL? Pois o conselheiro do DX Clube do Brasil, Rudolf W. Grimm, de São Bernardo do Campo (SP), recebeu a confirmação da emissora em 245 dias! Ele aproveita para informar todos os detalhes. O verificador é Mondher Guirat. A direção postal é a seguinte: ONT Cite Ennassim I, Bourjel, BP 399, 1080, Tunis, Tunísia. Endereço eletrônico: ont@ati.tn.

Saiba mais, acessando: www.ondascurtas.com e http://radioescuta.aminharadio.com.


domingo, 26 de outubro de 2003

Novo aparelho promete medir audiência em auto-rádios

Controlador de Dial é o nome do aparelho desenvolvido que promete medir a audiência em rádio de veículos automotivos, em tempo real. O sistema foi desenvolvido pelo radialista e pesquisador João Ruth.

Ele garante que o aparelho processa os dados e os envia à emissora com um software específico pela internet. Na tela do computador pode-se ver os dados pessoais do proprietário, a emissora sintonizada e a localização geográfica do veículo, assegura Ruth. Essa seria a vantagem adicional, pois em caso de roubo ou furto o veículo está sendo monitorado o tempo todo, conhecendo-se o seu trajeto e permitindo sua localização mesmo com o receptor desligado. O sistema serve também para rádios em residências e TV UHF e VHF.

O inventor do aparelho garante que já recebeu propostas de algumas emissoras de rádio de São paulo para a implantação do projeto, como a Rádio Eldorado.

Infelizmente, o site da empresa responsável pelo aparelho não traz muitas informações sobre o produto. Mas quem quiser arriscar descobrir algo mais vá até o endereço http://www.controldial.com

Especial do Metálica (que não vem) na Tribuna FM

Marcos Ribeiro e caros ouvintes do Rio

A Rádio Tribuna FM, de Petrópolis, nesta quarta, dia 29 de outubro, vai rolar o especial do Metalica com duas horas de duração. A partir das 21h, no programa MachineHead, somente as melhores do grupo, visto que cancelou sua tourne pelo Brasil, e por isso a radio vai rolar o especial com o Metallica.

A Tribuna FM fica em Petrópolis e ainda não possui áudio pela internet. Porém, possui uma ótima abrangência de sinal em todo o Rio de Janeiro e região de Minas.

Mais informações:
0xx2422376777 ou pelo email
tribunafm@bol.com.br
" O melhor som da serra para todo o Rio "
Francesco Mandara
Petrópolis - RJ



Olha o Tatola aí!

Olá Mario Imaguirre!
Respondendo sua pergunta sobre o Tatola: depois de sair da rádio Brasil 2000, Tatola foi para o Rio de Janeiro assumir a Direção Artística da Jovem Pan Rio, onde ficou por dois anos.
Hoje Tatola é responsável pelos projetos especiais e pelo marketing do Hotel Unique, aqui de São Paulo. Um hotel que chama bastante atenção pelo seu projeto arquitetônico: o prédio foi construído no formato de uma meia melancia! Só vendo pra crer!
Mesmo trabalhando num hotel, ele não fica longe da música: organizou o show do Africa Bambataa no Espaço Unique (local para shows e eventos do hotel) e foi o responsável pela hospedagem da banda Coldplay durante sua passagem por São Paulo (e que teve um baita "after-show" na cobertura do hotel!)
Aliás, uma fonte me informou que alguns funcionários do hotel o chamam de "seu Tatola", o que é um tanto quanto estranho para nós que o ouvimos diariamente pela Brasil 2000 FM.


----------------------------------
Ah, e que negócio é esse de pedir mp3 pro Marco Ribeiro??? Vou contar tudo pra RIAA, hein!!!!! :-)

Ahhhhhh, Morena!!!!!!!

Oi, Marcos,
fiquei conhecendo seu ótimo blog lendo uma matéria no Comunique-se e gostaria de comentar sobre a questão do jornalismo no rádio. Aqui na Bahia a regra também é a "gillette press", seja em Salvador ou no interior, mas tenho orgulho de dizer que nós, a rádio Morena FM 98.7, de Itabuna (400 km ao sul da capital) somos exceção.

A Morena FM tem repórter na rua, dois, cobrindo tudo o que acontece na
cidade, que tem 196 mil habitantes e é o centro econômico do sul do estado.
Temos uma notícia destacada de hora em hora (desde 87, quando inauguramos), um programa que resume o noticiário da manhã, em duas edições (ao meio-dia e às 13 horas, iniciado em 89), e o nosso principal jornalístico, o Jornal das Sete que, seguindo o exemplo do Jô Soares, não começa às sete e sim às 18:45h.

O Jornal das Sete é, desde 90, o programa que pauta todos os jornais, as
tevês e até as rádios AM da cidade. Ele tem um formato dinâmico e ágil,
trazendo somente notícias regionais no bloco principal, seguido das
principais manchetes nacionais e uma entrevista diária.
Ao todo a Morena FM trabalha com dois jornalistas e dois repórteres, gerando
ainda as notícias do dia para o site do jornal A Região (ele é semanal na
versão impressa e diário na online).
A Morena FM foi a primeira rádio do Brasil a só usar música em CD, em 1991, e comerciais digitais (em 93), inovou o rádio baiano feito na época em que
apareceu e introduziu, com sucesso, generos musicais nunca tocados antes no rádio regional.

Ela conseguiu incluir rock, jazz, blues, pop latino, salsa, dance, reggae e
até salsa numa região onde o rádio só tocava brega e temas de novela. Em 94, bem antes da atual febre de forró, a rádio já tinha transformado o genero em música para o ano todo (antes só tocava nas festas juninas).

Outras marcas da rádio são recusar (com veemência) o jabá, preferindo manter sua independência de programação; lançar artistas novos nacionais e
internacionais; abrir espaços para os artistas locais desde 94. Tem muito mais na história da Morena FM. Se quiser dar uma olhada, está tudo em www.morena.com.br, mas ignore (por enquanto) o link de "ao vivo", que está
sendo reestruturado.

Desculpe por escrever tanto, Marcos, é que me empolgo quando falo da Morena. Abraços e parabéns pelo blog, que vou visitar regularmente.

Marcel Leal
Itabuna - BA

o famos tema do Globo Repórter

Olá Marcos,

Parabéns pelos seus comentários. Sobre Vanishing Point: é de 1971 e não 72... mas tudo bem pegou raspando.
Aqui vai um link interessante:
http://www.vanishingpointmania.com/
Outra: onde foram parar Maia e Tatola ??
Mais uma: A melhor rádio rock da cidade é a KISS, vc não acha ?

Você tem Freedom of Expression (JB Pickers) em mp3 ?
Um abraço,
Mario Imaguirre
São Paulo

Caro Mário,

1.Obrigado pelos elogios á entrevista.
2.Obrigado pela correção sobre o a "Música Tema do Glóbo Repórter"
3.O Maia dirige a Rádio América "Jovem" AM 1.410 KHz. Tatola , não sei.
4.Melhor rádio de que cidade? De São paulo é que não é. A melhor rádio que tyemos é a Brasil 2000 por motivos aqui exaustivamente expostos e explicados aqui neste blog. É só olhar o arquivo deste mês e de setembro. A Kiss perdeu o "bonde da história", quando se acomodou nesse papo de classic rock, não procurou fazer uma versão brasileira deste tipo de programação, cortou bons programas como "Siderurgia" e quando diminuiu o tempo do Made in Brazil , com medo de que algum Marcelo Nova falase algumas verdades que certas pessoas precisam ouvir. POderia ousar , mas preferiu tomar no rabo sem ao menos tentar fazer algo mais amplo. Taí, parou literalmente no tempo e perdeu mutios ouvintes pra Brasil 2000.

Um abraço

Que fim levou o eclético Jotaerre?

Olá, meu nome é Raul Grando, estou procurando um amigo e a única referência a ele que eu encontrei na net foi no site de vocês. O nome dele é JR
e era locutor da extinta Musical FM 105,7 MHz. Será que vocês podem me ajudar? O caso é que eu sou locutor aqui em Atibaia e estou procurando trabalho na capital.

Por favor, entrem em contato comigo.
Obrigado


Jotaerre foi um dos melhores locutores que passou pela ex-97, de Santo André, a primeira rádio de roque de Sâo Paulo e também dos primeiros anos da MIx

sábado, 25 de outubro de 2003

Chat aberto!

O chat semanal da Rádio Base já está aberto, é só clicar no ícone do lado direito da página e bater um papinho!

Leis de incentivo

Com o apoio da Nova Brasil FM, a banda Dejavu lança o seu novo CD "Só Mais um Minuto" no dia 5 de novembro, no Tom Brasil da Vila Olímpia.
O interessante é que esse show está de acordo com a Lei de Incentivo à Cultura nº 10.923 de 30/12/1990( Lei Mendonça) da Secretaria de Cultura - Prefeitura Municipal da Cidade de São Paulo - e de acordo com as normas previstas no Edital Único de 2003 da CAAPC, que permite uma dedução de 20% do Imposto Predial e Territorial Urbano(IPTU) e Imposto Sobre Serviços(ISS) devido no Município de São Paulo. Aí você me pergunta: "Tá, e o que isso tem a ver com rádio?".
Segundo Tilson Alves, um dos organizadores do evento, uma equipe de um programa de rádio também pode se enquadrar nessa lei, o que pode facilitar a busca por patrocínios e apoios culturais. O patrocinador/apoiador tem descontos no IPTU e no ISS. Para quem não é do município de São Paulo, há também uma lei federal que se encaixa em tal necessidade, mas com outras características.
Quem quiser mais informações sobre essas leis e estiver interessado numa assessoria, entre em contato com o Tilson pelo e-mail tilson@cpc.com.br. Ele já trabalhou na Dumont FM, Jovem Pan Rio e Brasil 2000 FM, entre outras, sempre na área comercial e de marketing, somando mais de dez anos de trabalhos prestados ao rádio.

Nossa sale de bate papo entra no ar às 23h

É só clicar na figurinha ao lado e sentar. Já mandei buscar as cadeiras, os salgadinhos e o aparelho de som. Se eu chegar cedo da balada, pinto por lá também. O Marcos Lauro deve passar por ali. Se a gente não estiver lá pode abrir as garrafas de Coca Cola por nós, ok?

E se você gostar de rock, é clicar na nossa Home Page pra ouvir o Rota 77 - Rock da Periferia, começa às 7 da noite, tá?

sexta-feira, 24 de outubro de 2003

Daqui a pouco tem Rota 77 - Rock da Periferia

A 8ª edição do Rota 77 entra no ar logo mais às 23h, com o melhor do Rock Nacional e Internacional da Punk Rock.com.br. No programa desta semana, você vai ouvir:

Pacto Social
- Final do mês
- Baixinhos abandonados
Subviventes
- Utopia
- Alistamento
Flicts
- Um Grito
Klamidia
- Harri Possu
The Exploited
- Exploited Barmy Army
Angelic Upstairs
- I wanna Knighthood
Peters & The Test Tube Babies
- Maniac
Chrongen
- Jet Boy, jet girl
The Adicts
- 7:27
Titãs
- Cabeça Dinossauro
Social Chaos
- Herança Maldita
Trassas
- Lugar Certo, atitudes erradas
DZK
- Auto Destruição
- Zé da Silva
Overlife
- Alma Perdida
Fogo Cruzado
- Delinquentes
- Inimizade
Plebe Rude
- Johnny

E continuamos recebendo material de divulgação de bandas de rock de todo o país. Se você quiser enviar seu material entre em contato com: blogradiobase@hotmail.com

Um abraço
Barata - DZK
Rota 77 - Rock da Periferia - Sexta, 23h - sábado, 19h
http://www.rota77.cjb.net

Oportunidades de estágio

Se você é estudante de nível superior e gostaria de estagiar em um veículo de comunicação, aqui vão duas dicas para quem quer aproveitar a oportunidade.

* O Sistema Globo de Rádio está oferecendo vagas de estágio para estudantes de nível médio e superior em várias áreas de suas emissoras do Rio, São Paulo, Belo Horizonte e Brasília.

As inscrições terminam no dia 30 e podem ser feitas por meio de um formulário no site do Rádio Estágio

* Se você gosta de escrever sobre televisão regional, há uma oportunidade de fazer um estágio não remunerado no Iwebsite. O portal está abrindo um canal de notícias e necessita de um estudante de jornalismo que esteja acostumado com a internet e tenha um bom texto. Quem estiver interessado pode mandar um email para planetaradio2@bol.com.br, aos cuidados do editor-chefe Cássio Silvério. Pegue essas duas dicas, vá atrás e boa sorte.

quinta-feira, 23 de outubro de 2003

Deu no Comunique-se

Está lá!! Entrevista de José Paulo Lanyi com Marcos Ribeiro... sim, o editor deste site!!!É um ótimo resumo do que já é discutido aqui no blog, com mais ênfase em radiojornalismo. Para ler, acesse www.comunique-se.com.br, coluna Link SP.

quarta-feira, 22 de outubro de 2003

As rádios que você gosta você ouve aqui

Já está no ar a nossa página de rádios ao vivo. Clique aqui e ouça as principais emissoras de rádio AM, FM e webradios do Brasil. Para ouvi-las, é necessário que você instale o Windows Media Player o Real Player em seu computador. Em breve esta página trará mais novidades. Eventualmente, algumas emissoras poderão não funcionar, mas aos poucos a gente arruma, certo?

Emissoras como Paradise FM, Antena 1 Light e Fluminense FM não constam em nossa lista porque eles ainda não colocaram um link de áudio em seus sites, bando de reguiçosos. Se você quiser incluir sua rádio da sua cidade ou favorita em nossas páginas, mande um email com um link da home page da emissora, ok?

Rapidinhas do rádio

PARCERIA
BBC estréia dois programas na CBN
A BBC de Londres anuncia nesta semana a estréia de mais dois programas produzidos para a CBN. O conteúdo irá ao ar aos sábados e domingos, no "Revista CBN", a partir das 13h. A rádio inglesa também divulga a contratação de dois correspondentes para o serviço brasileiro: um em Washington e outro em Miami.

LIVRE
Rádio da UFRJ volta ao ar após fechamento
A rádio Interferência, de estudantes da Universidade Federal do Rio, voltou ao ar nos 91,5 FM (Rio) e no www.radiolivre.org/interferencia. A estação havia sido fechada há seis meses pela Polícia Federal. Segue sem autorização para operar, e os alunos se dizem contrários às leis de radiodifusão. (Laura Mattos)

Nos EUA, rádio ganha de CD e celular, no carro

Laura Mattos, da Folha de São Paulo

O rádio ainda é o acessório preferido de motoristas e passageiros de carro, levando vantagem em relação ao CD player e ao aparelho celular. A constatação foi feita por uma detalhada pesquisa norte-americana sobre os hábitos daqueles que passam horas e horas no trânsito.

Segundo o levantamento (realizado pela Arbitron e pela Edison Media Research), a audiência de rádio nos carros vem crescendo nos últimos cinco anos e hoje já representa 34% do total de ouvintes nos Estados Unidos -na Grande São Paulo, segundo o Ibope, gira em torno de 8%.

Em média, os norte-americanos passam mais de 15 horas por semana dentro de seus veículos. E o tempo de "clausura" dos dias de semana é praticamente igual ao do sábado e do domingo.

A pesquisa revelou que o rádio foi usado por 96% dos motoristas e passageiros no último mês. Desse número, 75% declarou utilizar mais o rádio do que CD e celular (lá, o celular é liberado a motoristas em algumas cidades).
Aos entrevistados foi perguntado: "Se tivesse de escolher apenas um aparelho para seu carro, qual escolheria?". Rádio foi a resposta de 69%, CD player ficou com 16% e o celular, com 8%. O veículo só perde força dentre pessoas de 12 a 24 anos. Nessa faixa, 49% escolheriam o rádio, e 34% ficariam preferencialmente com o CD.

O estudo tem um outro lado interessante: demonstra a influência do rádio nas compras feitas no caminho do trabalho para casa.

Mais de 50% dos pesquisados afirmaram fazer paradas em mercearias, lojas
de conveniência ou supermercados nesse percurso. E dois em cada cinco disseram não planejar as paradas, mas optar pela compra enquanto estão no carro. Dentre os consumidores, 48% já decidiram parar o carro a fim de comprar um produto após ouvir anúncio sobre ele no rádio.

Os homens são os que mais se decidem pelas compras de última hora na volta do trabalho para casa: 45% são adeptos dessa prática. E eles são 31% mais suscetíveis à influência da propaganda no rádio do que as mulheres.
Já são dados mais que suficientes para, no mínimo, questionar a máxima de que o horário nobre do rádio é apenas pela manhã.

Responsável pelo estudo, a Arbitron é parceira do Ibope em testes de medição de audiência. A empresa norte-americana forneceu ao instituto brasileiro um "pager" que registra as estações de rádio ouvidas por seu portador e o tempo em que ele ficou exposto a elas. O medidor ambulante de audiência está sendo testado no Brasil.


laura@folhasp.com.br

Difusora / Excelsior / Pool / Record FM - As esquecidas!

Olá Pessoal, tudo bem ? Estou de volta ao Radiobase (talvez nem seja volta, pois mesmo não escrevendo, estou sempre na "sintonia").
Opa ! alguém aí mencionando a Difusora FM ! Coisa rara, hein !
Entendo, estou ficando velho demais, ou como diria um certo integrante do Grupo Musial "Os Mutantes", "não é que sou mais velho não, sou apenas jovem há mais tempo".
Bem, o fato é que, essa extinta Rádio, a Difusora, quer seja na sua versão AM ou FM, deixou saudades e vejo poucas informações sobre essa emissora.
Porque será ? Salvo comentários que fiz há algum tempo aqui no Radiobase, quase ninguém mais fez qualquer comentário. Gostaria de encontrar antigos ouvintes da Difusora ou da Excelsior, essa última do Sistema Globo de Rádio (atual CBN), para recordar, contar histórias, lembrar dos locutores (ou até, entrar em contato com alguns dos locutores, ou mesmo trazê-los para um encontro dessa natureza).
A Difusora Jet Music (AM 960 KHz) e a Excelsior (AM 780 Khz), São Paulo, marcaram histórias e abriram caminho para muita gente.
Mais uma coisa: Pool FM ? Sim, eu lembro. Bons tempos !
E da Record FM ? Aqui na Radiobase li rápidos comentários dessa tambén extinta rádio. Alguém tem informações ?
É duro ser mais velho e ver tanta coisa boa extinta ! Mas é uma alegria recordar e saber o quanto foi bom viver aquela época !
Um grande abraço,


Nilson Sousa
São Paulo - SP

terça-feira, 21 de outubro de 2003

Dança das cadeiras do AM

Olá, Marcos e amigos da Rádio Base

E o rádio AM paulistano sofreu algumas mudanças nessa segunda-feira. Paulo Barboza foi para a Rádio Tupi (1330 Khz), surpreendendo aqueles que pensavam que ele iria para a Rádio Nove de Julho. Junto com Barboza, a rede CBS fez mais uma mudança em seus prefixos, acabando com a Rádio News e trasmitindo simultanemente a programação da Tupi em 1330 khz e 1150 Khz. Pedro de Alcantâra, Osvaldo Pimentel foram também para a Super Rádio Tupi paulista. A emissora agora tem Gil Gomes e Paulo Barboza, dois grandes nomes do AM, potencial arrancada na audiëncia.

A América, livre de Barboza, colocou outros programas em sua grade, como o da Magaly Prado (das 11 às 13h), completando a sua mudança iniciada em setembro último. Na Record, estrearam Kaká Siqueira e também Roberto Losan (12h-14h), com o Show da Record. Os ouvintes da antiga América, pelo jeito, já tem outras duas opções. É aguardar e ver no que isso vai dar.

Abraço a todos,
Alessandro Pereira
Jundiaí - SP


Depois que abriu sua mensagem, caro Alessandro, fui correndo ouvir o programa da Magaly Prado e está do jeito que ela fazia lá na Rádio Capital. Aí é que está: o programa dela continua do mesmo jeito. Continua fazendo uma locução estranha. Eu não me conformo. Na USP FM ela fazia bem melhor, era mais natural. A não se que lá é que ela empostava a voz por causa do estilo da emissora. Magaly, minha cara amiga, você não está mais numa rádio "pro povão". Mas quem entende melhor disso é o Marcos Lauro, não eu.

Agora, tenho minhas dúvidas se a América vai prosseguir nesse projeto durante muito tempo, aesar do Maia dirigindo, etc, etc, etc. A América, como bem lembrou Rodney Brocanelli, sempre teve perfil popular e hoja parece mais uma Rádio Cultura AM versão "jovem". Ou seja, está esquisita para cacete.

Além do mais o jornalismo dela está muito fraca. Não tem repórter na rua e sofre da síndrome de HB: adora fazer entrevista por telefone. Mas isso a gente debate outro dia........

Obrigado pelas informações, Alessandro, e continue na sintonia.

segunda-feira, 20 de outubro de 2003

89 Rock Brasil no Credicard Hall

A Rádio Rock leva ao Credicard Hall, dia 24 de outubro, as grandes revelações do rock nacional - Pitty, Detonautas e CPM22. Formada por Tico Santa Cruz (vocal), Tchello (baixo), Renato Rocha e Nettinho (guitarras), Fabio Brasil (bateria), DJ Cleston (pick ups e percussão), a banda Detonautas apresenta durante o show, os grandes hits “Outro Lugar” e “Quando o Sol se For” e outras músicas do primeiro CD “Detonautas Roque Clube” como “Ei Peraê”, “Olhos Certos” e “Ladrão de Gravata”.

A roqueira baiana Pitty, uma das mais novas intérpretes do cenário roqueiro brasileiro e já comparada à americana Avril Lavigne, apresenta músicas, com muita guitarra distorcida, de seu primeiro álbum “Admirável Chip Novo”, como “Máscara”, “O Lobo” e “Temporal”.

A banda CPM 22, que surgiu no cenário hardcore em 1995, apresenta os hits da carreira como “Regina Let´s Go”, “Tarde de Outubro”, “ O Mundo Dá Voltas” e “O Chão que Ela Pisa”, além das canções do último CD “Chegou a Hora de Recomeçar”, como “Desconfio”, “Garota da TV” e “Peter”. O grupo chega com um currículo recheado de conquistas: mais de 100 mil cópias vendidas álbum “CPM 22” (Disco de Ouro), prêmio de banda revelação no VMB 2002 e indicação do Grammy Latino na categoria álbum de rock.

PITTY, DETONAUTAS E CPM22, NO CREDICARD HALL (SP)
SEXTA, 24 de outubro, 22h
CREDICARD HALL
SÃO PAULO - SP
PREÇOS: DE R$25 ATÉ R$60
CENSURA: 14 anos acompanhados

Mudando para o Litoral Norte

Galera do Rádio Base,

Agora estou no litoral norte, na rádio Beira Mar Fm de São Sebastião como diretor artístico. Gostaria de continuar contando sempre com vcs, pois pretendo deixar a rádio redonda, sei que vou ter bastante trabalho, mas acredito que vai dar certo.

No dia 25 de outubro vamos começar as mudanças no formato e no conteúdo da programação musical, teremos novos programas e locutores ao vivo (coisa que hoje a rádio não tem). Vou estar sempre passando o que ando fazendo por aqui para a divulgação no site do Rádio base,

os telefones aqui sâo: 12 3892 2306/1477
Beira Mar FM 102,7 - Aqui é bem melhor

Valeu
Marcos Chapinha


Boa sorte pra vocês aí no Litoral Norte Paulista, Chapinha.

Shows do Metallica cancelados!

A banda Metallica decidiu cancelar os shows que faria na América Latina e no Japão no início do próximo mês. Segundo o site da 89 FM, a equipe da rádio entrou em contato com a agência produtora do evento, a CIE Brasil , para tentar reverter a situação mas hoje recebeu a confirmação do cancelamento. Você que já comprou seu ingresso ou está participando de promoções, fique ligado na programação da 89 FM, pois os shows devem ser remarcados.

Ah, se no meu tempo tivesse essa moleza.....

O Sistema Globo de Rádio está abrindo o projeto "Rádio Estágio". O objetivo é escolher e recrutar alunos de segundo grau e de nível superior para estagiar em uma de suas emissoras espalhadas pelas principais capitais brasileiras.

Os interessados devem estar fazendo o curso superior de Comunicação Social (Jornalismo, Rádio e TV, Publicidade), Administração ou Direito, ou o Curso de Técnico em Eletrônica no nível médio.

As inscrições começam hoje, terminam dia 30 de outubro e devem ser feitas apenas pela internet no endereço http://radioclick.globo.com/estagio2004/estagio.htm, onde o interessado encontra todas as informações sobre o teste de seleção, locais da prova e vagas disponíveis.

É isso aí, O Sistema Globo está fazendo o certo. Tem de dar chance para quem está fazendo cursos na área porque, se não o fizerem, muita gente boa vai procurar oportunidades em outros meios de comunicação e até em emissoras de rádio piratas. O rádio tem de ser levado mais a sério. E uma das primeiras coisas é aprimorar e aperfeiçoar os futuros profissionais que estão chegando ao mercado. É claro, tem muitas outras coisas a serem feitas, mas já é um bom começo.

Ah, se eu tivesse essa moleza no meu tempo de universitário. Se eu estivesse fazendo faculdade, não perderia essa chance nem a pau!!!!! Aproveita, ouviu, molecada!!!!!!!

Os maiores anunciantes do rádio em setembro

O serviço MediaSpot, da Crowley, divulga os maiores anunciantes do mês de setembro nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Curitiba. Como vem acontecendo desde julho as Casas Bahia lideram o ranking na capital paulista. Nas outras capitais os primeiros colocados são Vivo, Drogaria Araújo, Jornal O Sul e Lojas Colombo. Confira a lista completa e o número de spots veiculados: Clique neste link aqui.
http://www.cbab.com.br

domingo, 19 de outubro de 2003

O rádio está tão mal assim?

Ontem recebí um e-mail "Torpedo Submarino", daqueles em que a loja virtual Submarino anuncia suas ofertas e promoções. Tal e-mail anunciava a promoção de um CD/MP3 Player automotivo que, como já diz o nome, lê CDs de áudio e de MP3, os quais tem capacidade para mais de 200 músicas. Até aqui, tudo bem... agora vamos ao que interessa.
Eis aqui o assunto do e-mail: "Agora você só ouve as mesmas músicas se ligar o rádio. Confira esta oferta." Essa mesma frase foi repetida no topo do e-mail, em destaque.
Pois é, parece que a má qualidade das rádios brasileira está tão banalizada que já ajuda até a vender aparelhos eletrônicos! Já virou senso comum. "Ah, desliga o rádio e pôe uns mp3 pra tocar, pô!!", já ouço um comentar. Como radialista, me sinto ofendido por esse e-mail, mas como ouvinte sou obrigado a dar o braço a torcer. Alguns profissionais não estão nem aí com a qualidade da rádio em que trabalha, querem mais é ter o seu no bolso para pagar suas mordomias. Colocam no ar os seus jabazinhos e as músicas de trabalho mais manjadas que existem e causam essa repetição de sons. Mas como diz a propaganda: "É só ligar o seu aparelho com um CD de mp3!".
Mas ao mesmo tempo tenho a impressão que as coisas estão melhorando (coisa de brasileiro, talvez). Aqui e alí surgem luzes no fim do túnel, seja na internet ou em rádio convencionais.
Só espero que algum dia ao ler esse tipo de frase mais pessoas se sintam ofendidas... ou melhor ainda, que não se tenha mais motivos para ninguém escrever uma frase desse tipo. Será que estou pedindo demais?

Cinco programas pra depois do Fantástico

Enquanto você fica vendo essas mesas redondas de futebol na tevê, o rádio tá cheio de programa bombando no fim de noite.

Programa Tarja Preta
Especialidade: Punk Rock, New Metal, Hard Core
Apresentação: João Gordo
Domingos, das 21h30 às 22h30
Rede Rádio Rock

Programa Rádio Corsário
Especialidade: Heavy Metal
Apresentação: Júlio Viseu
Domingos, das 22h a 0h
Rádio Imprensa FM - 102,5 MHz

Programa 80 e noise
Especialidade: Heavy Metal
Apresentação: Sandro Anderson ( o site da rádio não traz o nome do apresentador, tscc, tscc)
Domingo, das 22h30 às 23h30
Rede Rádio Rock

Programa Back Stage
Especialidade: Heavy Metal
Apresentação: Vitão Bonesso
Domingo, das 21h às 0h
Brasil 2000 FM

Programa Get Up
Especialidade: Black Music
Apresentação: Apelidado X e DJ Lalá
Domingo, 22h
Jovem Pan Sat

Comentários: são cinco programas bons da melhor qualidade. Seria muito bom se eles pudessem ser reprisados em outro dia da semana e em outro horário, ou até mesmo no domingo à tarde, que só dá futebooooooollllllll Principalmente no caso da Rede Rádio Rock que tem uma programação normal horrorosa. E se dizem rádio de roque.

Pergunta: por que a 89 não rola as músicas do Tarja Preta, 80 e Noise e A vez do Brasil na programação normal, hein, galera da "Casa do Rock"? Não vale dizer que o pessoal não gosta, que isso é desculpa de quem nem conhece o ouvinte que tem, tá? Ou vocês querem que eu lembre o exemplo da Brasil 2000, que a essa hora já deixou vocês bem lá atrás na audiência.

Kiss FM está fora do ar

Desde o começo da tarde de hoje a Kiss Fm está fora do ar, sem maiores explicações. As demais emissoras da Rede CBS - Tupi FM, Tupi AM, Mundial FM, Mundial AM e Scalla FM - e que a exemplo da Kiss possuem suas concessões em outros municípios da Grande São Paulo e até do interior, mas que ficam no mesmo prédio da Avenida Paulista, continuam operando normalmente.

O que terá acontecido? No começo do ano passado, a Rede Autonomista, proprietária da Rádio 89 FM, conseguiu com uma liminar da Justiça tirar a Kiss FM do ar, sob a alegação de que ela estava irregularmente instalada na capital paulista. É bom lembrar que a 89 FM tem concessão para operar no município de Osasco. orém ela sempre operou na Praça Oswaldo Cruz, na região da mesma Avenida Paulista, desde 12 de outubro de 1.984, quando foi inaugurada como o nome de Pool FM.

Na época, os 89,1 MHZ era ocupado pela Rádio Cultura FM (88,9 MHz) que curiosamente foi removida para os 103,3 MHz, onde deveria estar a Metropolitana FM de São Paulo, que acabou ocupando os 98,5 MHz, que pertencia a Difusora FM, que faliu. Ufa, que rolo essa turma faz, hein!!!!

Novo programa na madrugada

Na próxima madrugada de segunda para terça, dia 21, estréia na rádio Trianon 740 AM o programa "Toque da Madrugada". Transmitido ao vivo de segunda a sexta, o "Toque da Madrugada" será um programa de variedades .
Participe através do telefone (11) 289 3580, ou pelo e-mail: toquedamadrugada@uol.com.br

Apresentação: Fabio Zukerman e Dani Zylberstajn; produção: Johnny Rodrigues. Contamos com a audiência de todos os internautas da Rádio Base!
"Toque da madrugada" - De segunda a sexta, da 1h às 2h, na Rádio Trianon AM, 740 KHz, São Paulo.


Boa sorte, Fábio e Dani, no novo programa, ok?

sábado, 18 de outubro de 2003

Se você chegou agora, corre que ainda dá tempo....

...de ouvir o ROTA 77, rock da periferia. Digite http://www.rota77.cjb.net. Se você tem o Real Player instalado, é só abrir a página e ouvir o programa.

Programa do Estudante na Cultura FM

A Rádio Cultura AM é uma das poucas emissoras brasileiras a transmitir de maneira sistemática programas universitários. A idéia do Programa do Estudante foi posta em prática em 1996. Em seu primeiro ano foram aprovados 4 projetos no formato de série de 4 capítulos. No ano passado, recebemos 130 programas produzidos por alunos de 7 estados brasileiros: Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

A filosofia do Programa do Estudante - Edição 2003 é apresentar à sociedade pesquisas de linguagem e conteúdos produzidos nos cursos de Comunicação Social de todo o Brasil.

Nos 80 anos do rádio brasileiro, A Rádio Cultura AM dá seqüência à série que visa transmitir, no segundo semestre, o resultado da criação coletiva de alunos e professores em projetos que, de forma alguma, seriam ouvidos pelo grande público, em razão dos padrões de formato e conteúdo que as emissoras comerciais exigem e não abrem mão (Web site da Rádio Cultura de São Paulo (http://www.tvcultura.com.br/radiofm/index.htm).


Nova diretoria assume o GPR Minas

Já está empossada a nova diretoria do Grupo de Profissionais de Rádio de Minas, sob o comando de Carmelita Chaves Ramos, da Rede Itatiaia. A diretoria é composta por Helder Drumond, da diretoria administrativa e financeira da Transamérica FM; Alessandra Vieira, da diretoria de eventos do Sistema Globo; e Elaine Nacur, da diretoria de marketing da Jovem Pan FM. A nova diretoria do grupo tem como objetivo finalizar o planejamento para 2004, com a realização de seminários e palestras para profissionais de rádio e mídias de agência, além de estudantes de comunicação.

Entre as novidades está a realização do "Rádio Café", encontro informal dos profissionais da área em formato happy hour. O evento, que é itinerante, já tem data marcada: 21 de outubro, no "Gotcha Game Bar", na Mangabeiras. O GPR de Minas é formado pelas emissoras: Alvorada FM, BH FM, CBN FM, EXTRA FM, Geraes FM, Globo AM, Itatiaia AM e FM, Guarani FM, Inconfidência FM, Jovem Pan FM, Transamérica FM e 98 FM.

Os maiores anunciantes do rádio de setembro

Leia mais detalhes em nossa página Últimas Notícias

Locução em rádio

Olá, Marcos Ribeiro!

Antes de mais nada quero parabeniza-lo pelo excelente trabalho e, desculpe, mas por problemas no teclado faltará acentos neste texto. Gostaria de saber de voce o seguinte, sou locutor com DRT, faço alguns trabalhos institucionais, mas quero trabalhar em rádio. Sei que o salário não é nada animador, mas ja tenho meu emprego fixo de modo que isso talvez não seja o problema. Numa ocasião gravei um CD e até andei por algumas rádios, mas descobri que o negócio é meio fechado e conhecer alguem pode ser interessante. Bem, dito isso, gostaria, se possível, que me desse algumas dicas pois acho que seria de grande valia. Um forte abraço e desde já agradeço a atenção.

Marcio Rogerio Rosa
São Paulo - SP

Panorama DX

Edição integrante do boletim eletrônico do DX Clube do Brasil. Edição de 13 de outubro de 2003. Editado por Célio Romais, desde Porto Alegre, Brasil.

BRASIL – Melhorou muito a recepção do sinal da Rádio Globo, do Rio de Janeiro (RJ), pela freqüência de 11805 kHz, no Sul do Brasil, em diversos horários. Em 11 de outubro, foi possível monitorar, em Porto Alegre (RS), a emissora por vários momentos e o sinal era como se fosse local. Às 1400, foi ao ar o programa Manhã da Globo, sob o comando de Loureiro Neto. Repórteres acompanhavam a visita do casal real da Noruega ao Rio de Janeiro (RJ) e informavam sobre o mau tempo na Cidade Maravilhosa!

BRASIL – Ao que tudo indica, a Rádio Canção Nova pretende veicular duas programações distintas, em 9675 e 9685 kHz, em alguns horários. Pelo menos foi o que o colunista pode acompanhar, em 11 de outubro, por volta de 1900. Na primeira freqüência, estava sendo irradiada a programação normal de Cachoeira Paulista (SP). Já em 9685 kHz, que é uma freqüência da Gazeta, de São Paulo (SP), a apresentadora informava, a todo momento, que “você está fazendo a diferença pela Rádio Canção Nova da Grande São Paulo”. Insistentemente, convidava os ouvintes para visitar a Casa de Evangelização, localizada no bairro paulistano da Bela Vista. Também informava os horários de trens e ônibus, para o ouvinte chegar até lá.

BRASIL - Uma lista com endereços clássicos e eletrônicos de emissoras do estado de São Paulo pode ser acessada em http://www.aesp.com.br/telefone.asp. A dica é do Francisco Jackson, de São Gonçalo (RJ).

BRASIL – A Rádio Difusora, de Poços de Caldas (MG), foi ouvida, em Porto Alegre (RS), em 12 de outubro, às 0315, em 4945 kHz, levando ao ar programação musical. Em dado momento, veiculou identificação da “Difusora FM”.

BRASIL EM ONDAS MÉDIAS - O sinal da Rádio Jornal, de Maceió (AL), tem sido monitorado, em Rio das Ostras (RJ), por Hailton Biancardine, praticamente todos os dias, por volta de 0100, em 1200 kHz. Ele credita o fato à "santa propagação", tendo em vista que, na mesma freqüência, emite a Rádio Cultura, de São Paulo (SP), cidade bem mais próxima da localidade do Hailton.

BRASIL - O programa Natureza Viva está de volta nas ondas da Rádio Nacional da Amazônia. É irradiado, nos domingos, entre 1200 e 1400, em 6180 e 11780 kHz.

O programa leva às populações rurais e ribeirinhas da Amazônia, notícias e entrevistas sobre conservação do Meio Ambiente, desenvolvimento sustentável e questões do gênero, na apresentação de Mara Régia. As informações são de Paulo Roberto e Souza, de Tefé (AM).

CORÉIA DO SUL - Para entrar em contato com a Seção Espanhola da Rádio Coréia a dica do Arnaldo Slaen é utilizar a caixa postal do colaborador da emissora Rubén Margenet. Fica mais em conta, tanto na Argentina, mas na América do Sul. Eis: Casilla 950, 2000, Rosário, Argentina.

CHINA – Além das tradicionais freqüências de 4905, 4920, 5240 e 7385 kHz, em 11 de outubro, a Tibet People’s surpreendeu ao ser sintonizada, pelo colunista, em Porto Alegre (RS), por volta de 0030, em 6130 e 6200 kHz.

EGITO – Agora não há mais desculpa! Finalmente o sinal da Rádio Cairo, em português, está audível em grande parte do país, pela freqüência de 11790 kHz, a partir de 2215. No Sul do Brasil, então, nem se fala: pode ser sintonizado em um receptor robusto analógico, com a antena telescópica apenas! Desde Jacutinga (RS), Oséias Fantinelli informa que na programação da emissora, há espaços para filatelia, turismo, ecologia e muita música. Desde o Rio de Janeiro (RJ), Sarmento Campos informa que monitorou o sinal da emissora em 11 de outubro. O único inconveniente é que, a partir de 2300, a Rádio Cairo sofre com as interferências propositais chinesas, disparadas em freqüência vizinha, em cima da Rádio Ásia Livre! Detalhe: até música sertaneja brasileira a Rádio Cairo leva ao ar!

ESPANHA – Dica de um horário alternativo para acompanhar o programa Amigos de la Onda Corta, da REE: aos sábados, às 1835, em 17755 kHz. O sinal não é dirigido à América do Sul, mas tem regular sintonia no Brasil.

ESTADOS UNIDOS VIA CHILE – Para o novo período de emissões B03, a Voz Cristã, em português, tem o seguinte esquema: entre 2200 e 0400, em 11745 kHz. De 0400 às 1100, em 11890 kHz. Entre 2000 e 2300, em 15355 kHz. De 2100 às 0100, em 15475 kHz. Na tradicional freqüência de 21500 kHz, entre 1100 e 2200. Vale informar que, entre 2000 e 2300, o sinal está sendo irradiado em 15365 kHz. As informações são de Wolfgang Büschel e foram publicadas no DXLD, de Glenn Hauser. ESTADOS UNIDOS VIA CHILE - O programa Altas Ondas, irradiado pela Voz Cristã, em português, foi ouvido na Itália. Nino Marabello acompanhou a emissora, em 10 de outubro, às 1511, em 21500 kHz. O sinal era regular.



ILIPINAS - A Rádio Veritas Ásia possui o seguinte esquema de emissões, em indonésio: entre 2300 e 2325, em 9505 e 11820 kHz.Também às 1200, em 9505 kHz. As informações são de Rudolf Grimm. Na Internet: www.rveritas-asia.org/technical/sched.html

ITÁLIA - Para obter informações atualizadas no mundo das ondas curtas, a dica do Antônio Carlos de Macedo Schuler é visitar o sítio: www.bclnews.it. É totalmente atualizado.

REPÚBLICA CHECA – Uma emissão, em espanhol, da Rádio Praga, que não é emitida para a América do Sul, pode ser ouvida no Sul no Brasil. Às 1800, é possível acompanhar a boa programação da emissora pela freqüência de 13580 kHz. Confira!

UCRÂNIA - A Rádio Ucrânia Internacional vai passar a emitir, no novo período de emissões B03, em inglês, no seguinte esquema: às 2200, em 5840. Às 0100, em 5905 kHz. Pela mesma freqüência, às 0400. Há, ainda, uma emissão às 1200, em 15520 kHz.As informações são de Alexander Yegorov, via Valter Aguiar, desde Santos (SP).

UZBEQUISTÃO – A programação, em árabe, da Rádio Tashkent, foi sintonizada, pelo colunista, em Porto Alegre (RS), em 11 de outubro, às 1905, pela freqüência de 9715 kHz. Sinal muito bom! - Todos os horários mencionados são no Tempo Universal Coordenado. Caso não queira mais receber, responda com a palavra DESCADASTRAR.

Saiba mais, acessando: www.ondascurtas.com e http://radioescuta.aminharadio.com.

sexta-feira, 17 de outubro de 2003

"Você vai ter que ouvir, você vai ter que ouvir....."

"Você vai ter que ouvir, você vai ter que ouvir, o Rota 77, o Rota 77, toda sexta, 23 horas, toda sexta, 23 horas, na Punk Radio, na Punk Radio"

Se até "eles" que tem bom gosto e estão arrebentando por aí afora, por que você não ouve também? Rock alternativo sem frescura e sem jabá!!!!!!!


Um abraço
Barata do DZK
Programa Rota 77 - Rock da Periferia
http://www.rota77.cjb.net

Ouvindo rádios ao longe pela internet

Aliás, cadê o áudio da Antena 1 lIght tão falada e elogiada pelos cariocas? E dessa tal Paradiso? E da Fluminense lounge? Já reclamaram aqui que a programação da Globo FM é meio chata. Desculpem, mas eu não acho. Também falarma mal da JB FM. Ouvi e não achei tão ruim. É mais uma Alpha Fm melhorada ou uma Antena 1 em que os locutores falam. Quem quiser tirar suas conclusôes pode entrar em nossa página de rádios ao vivo.
http://geocities.yahoo.com.br/radiobase2000/radioaovivo/index.htm

As páginas ainda estão em construção, mas dá para ouvir algumas emissoras por lá.

Marketing na Paradiso

Rádio Paradiso ganha programa de marketing
Da Redação

A Rádio Paradiso (95,7 FM) tem agora um programa específico de marketing. O "Marketeria", apresentado por Arnaldo Cardoso, Luís Calainho e Sérgio Carvalho, vai ao ar às segundas-feiras, às 21h. Além de contar com músicas, o programa traz um bate-papo com personalidades do marketing, abordando questões relativas ao mercado de trabalho.

Na próxima segunda (20/10), o convidado será Ricardo Bazileu, coordenador de Publicidade da Embratel.

Fonte: Comunique-se

-----------------------------------
Alguém aí tem mais notícias sobre a Rádio Paradiso?
Sei que ela chegou no mercado fazendo um baita barulho (marketing?), cheia de programas com atores globais e outros artistas igualmente conhecidos.
Já lí por aí que ela é como uma versão radiofônica da revista "Caras"...

quinta-feira, 16 de outubro de 2003

NESTE SÁBADO! GRANDE FESTA DA VOLTA DO GARAGEM!

Depois de quase um ano fora do ar, o Garagem fez sua reestréia na Brasil 2000 na segunda-feira em grande estilo!!!

Se você quer comemorar com a gente esse retorno, vá à nossa festa neste sábado, dia 18 de outubro, às 23h, no Trip Dancing Bar, na Vila Madalena. Além da discotecagem do pessoal do Garagem com o melhor do rock alternativo, você também participa do sorteio de CDs singles dos Strokes! Imperdível! E lembre-se: toda segunda-feira, às 22h, tem Garagem na Brasil 2000 FM (107,3 MHz).

A gente se vê lá no Trip Bar!
Abraços e beijos,
Paulão, Barcinski, Álvaro, Larissa e Gabriel

FESTA DA VOLTA DO GARAGEM
+ Festa de lançamento de "Room On Fire", o novo CD dos Strokes
SÁBADO - 18 DE OUTUBRO - 23h
Discotecagem: Paulão, Barcinski, Larissa e Gabriel
Trip Dancing Bar
Projeto All Stars
R: Fradique Coutinho, 1002, Vila Madalena, SP, SP
Fone: 3814-5665
Censura: 18 anos
Preço: R$ 5,00 de entrada + R$ 10,00 de consumação
Estacionamento com vallet na porta

APOIO:
BMG Brasil, Circuito, Brasil 2000 e London Calling CDs (r. 24 de Maio, 116, lj 15, fone: 223-5300. Site: www.londoncalling.com.br)

Rádio Brasil 2000 ao Vivo

Olá, amigos da Rádio Base,

Meu nome é Rafael e sou produtor do programa Brasil 2000 ao vivo. O programa vai ao ar todas ás Terças-Feira, das 22 as 23horas, sempre
com uma banda tocando ao vivo nos estúdios da rádio. Durante a aresentação da banda, o locutor bate um papo com os seus integrantes banda e são sorteados alguns kits com material do grupo convidado no final do programa. O programa está no ar desde o dia 16 de setembro e por aqui já passaram Forgotten Boys, Ludov e República Joe.

Então outubro se apresentarão em nossos estúdios as seguintes bandas: Frila, Edgar Scandurra e Street Bulldogs. Durante o programa, rola sempre notícias musicais (sempre alternativas), agenda de shows e resenha de discos.
As bandas que quiserem tocar no programa, devem mandar o material
(cd com um texto sobre a banda) para o nosso endereço:

Rádio Brasil 2000 FM
Programa Rádio Brasil 2000 ao vivo
Rua Pedro Soares de Almeida, 74 - Pompeia
CEP:05029-030 - São Paulo, SP

Valeu,
Rafael Bergamini
Rádio Brasil 2000 FM - 107,3 MHz
São Paulo - SP


É isso aí, Rafael, um abraço e tendo mais novidades sobre a rogramação da rádio, nos envie, ok? Aliás, se você, caro leitor, também for produtor, mande as novidades da sua emissora para cá, certo? Se não for e quiser falar sobre sua rádio favorita, também mande um alô, correto?

Um ano sem Miguel Dias

Hoje faz um ano que perdemos o radialista Miguel Dias, que foi vítima de um infarto. Havia tido um contato com ele poucos dias antes, numa palestra na Radioficina, e me divertí bastante com o ex-apresentador da Rádio Globo. Nos arquivos sonoros da Rádio Base há trechos da voz de Miguel Dias para matar a saudade.

Bate papo com ouvintes

Acabo de chegar da palestra/bate-papo organizada pelo programa Plug 700, da Rádio Eldorado.
Para começar, os mestres Pierluigi Piazzi e Tarcísio de Carvalho falaram sobre realidade virtual, usando filmes como Matrix, A Cela e Tron, entre outros, para unir o tema com a informática, assunto principal do programa, sempre com aquele bom humor característico da dupla.
Na sequência, um grupo de profissionais falou sobre Linux e linguagem PHP (substituta da linguagem ASP, para internet), ambos programas de computador com código aberto.
O produtor do programa, Emerson Luis, também estava lá para receber os materiais didáticos que foram recolhidos na entrada para serem doados ao projeto Criança Sorriso.
O encontro terá continuação com o mesmo tema, só que com enfoques diferentes: realidade virtual: filosofia e realidade virtual: crenças e religiões. O debate sobre Linux e programa de código aberto também terá continuação nas próximas edições do programa Plug 700, pela Rádio Eldorado AM.

quarta-feira, 15 de outubro de 2003

Você não ouviu a Punk Rádio ?

Então veja só o que você perdeu na última meia hora.

19:32:55 The Ataris - San Dimas High School Football Rules Current Song
19:28:26 Preme - Carrao de Gas - tracao nas 4
19:25:05 Bowling for Soup - Bitch song
19:22:20 Buzzcocks - Even Fallen in love
19:19:36 Homegrown - Give It Up
19:16:57 Green Day Cover - Inspection 12 - FOD
19:13:02 Good Charlotte - My Bloody Valentine
19:08:54 Five Iron Frenzy - Every New Day
19:05:12 Tequila Baby - Velhas Fotos
19:01:50 Antifreeze - Ordinary

http://www.punkradio.com.br

Abre aspas

"A programação da Brasil 2000 hoje é como um imenso Garagem!"

Álvaro Pereira Jr., durante a reestréia do programa Garagem.

segunda-feira, 13 de outubro de 2003

JÁ ESTÁ NO AR!!!!!! FINALMENTE, O GARAGEM VOLTOU!!!!!!!!!

Tem um plug in aí do lado direito para você ouvir agora, 22h01min. Se não der para ouvir, ouve sem dar mesmo!!!!!ahahahahahah

Ou entre nesse endereço http://www.radiobase.rg3.net
ou http://www.radiobase.cjb.net
ou ainda http://www.brasil2000.com.br
ou ainda http://www.rota77.cjb.net
ou no site do programa http://www.garagem.net

Depois não vá dizer que não deu pra ouvir pela internet, ok?

Falta menos de meia hora

Coloquei um plugin do windows media player só para ter a absoluta certeza de que você não vai deixar de ouvir a reestréia do Garagem na Brasil 2000. é só digitar o endereço http://www.radiobase.rg3.net que o áudio da rádio já entra no ar.

Carta aberta aos diretores de rádios "jovens"

Bom noite, senhores diretores de "radipopiroque" (para ler durante o jantar)

Bom noite, amigos de diretores de "radiopoperroque" de São Paulo. Bom Dia, Marcelo Braga, Rui Bala, Alexandre Hurovoski, Luis Augusto Alper, Wagner Mello e outros menos cotados. Hoje será a noite mais feliz desta minha vida de ouvintenos últimos 20 anos: o programa de rock mais criativo dos últimos dez anos, que foi varrido do dial injustamente por um diretorzinho "tirano" metido a moderno - e que felizmente está temporariamente fora de circulação - está de volta ao ar.

Não graças a vocês, que tiveram todas as chances do mundo de colocá-la na grade de programação de vossas emissoras, mas preferiram mantê-los num ostracismo imbecil radiofônico sob a alegação de que a referida atração "não chamaria para a rádio anunciantes de peso" ou que eles "teriam de vir com o patrocínio" para poder mendigar reles 2 horas semanais de nossas "magníficas" programações. Isso sem contar aqueles que simplesmente fingiram que os produtores do programa não os procuravam. Pelo menos é o que diz a rádio corredor. Mas não acredito nisso. Suponho que vocês tenham rejeitado tal atração por critérios absolutamente de caráter artístico-comerciais. Agora de qual espécie confesso que não sei.

Fico imaginando que, se este programa que tinha audiência fantástica e um potencial comercial enorme, que jamais foi explorado adequadamente por preguiça de quem era responsável pela parte comercial, quantos bons projetos de rádio de gente nova ou de profissionais experientes não são solenemente ignorados pelos "comandantes das rádios jovens, líderes de audiência", audiência esta que está desempencando dia-a-dia por causa da miopia destes mesmos comandantes?

Mas como disse e repito, estou feliz pela volta de um programa que talvez nem tivesse sido feito para uma pessoa da minha idade ouvir, mas que acabou me cativando pela sua ousadia de tocar coisas diferentes do que as "radirroque" paulistanas tocavam e por tirar do ostracismo artistas muito populares a carismáticos do passado e que as novas gerações de "radialistas de FM" têm vergonha de mostrar. Não bastasse isso, os mentores de tal programa não tinham medo de "profanar" e satirizar o templo de certas "vacas sagradas" intocáveis da nosso pop/mpb.

"Mas a Justiça tardará, mas também não faltará / E só será feita / Quando rolarem a cabeça dos opressores" costuma cantar a banda Desordem e Retrocesso, um dos melhores grupos da nova geração do Punk Rock Nacional, gênero este que os senhores julgavam estar morto. Se os senhores ainda não sabem, o Punk Rock, o verdadeiro Hard Core, o Ska e outras vertentes do verdadeiro rock estão mais vivos do que nunca, nas muitas casas de shows pelo Brasil afora, nos festivais da periferia, nos espaços underground, nas webradios independentes, nos e -zines, mundo virtual da internet, em programas fabulosos como esse que vocês solenemente ignoraram e até em atrações de baixíssima audiência, como este que vos escreve comete humildemente num valioso espaço absolutamente alternativo dentro da web, mantido às duras penas por seu webmaster.

Se vocês não sabem ou não lembram o nome desse programa, anotem que é para vocês ouvirem e se arrependerem até o último fio de cabelo, por não tê-los colocados no ar nestas 50 semanas em que eles deram uma sopa enorme:

Garagem
Segunda feira, 22h
Rádio Brasil 2000 FM 107,3 MHz
http://www.brasil2000.com.br

Eu vou até sugerir que eles encaminhem 50 CD's do péssimo grupo que alguns de vocês ajudaram a divulgar chamado Tribalistas, aos cuidados de Ana Maria Broca em homenagem a todos os radialistas que insistem em manter uma programação medíocre nas emissoras voltadas para o público jovem. Tenham uma boa noite de insônia com o que acabei de escrever pois ela reflete também o pensamento de dezenas de milhares de ouvintes que não possuem um espaço democrático como este para se manifestar.

PS: Antes que apareça algum zezinho da vida para "desqualificar" o teor deste texto, quero dizer que, nem os produtores do Garagem, nem os profissionais da emissora que os recolocará no ar, nada tem a ver com a idéia deste texto. Aliás nem sei se vão aprovar o que escrevi até aqui porque esta é a minha opinião, gostando ou não. Parabéns, Paulão, Barcinski, Álvaro, Larissa, Kid Vinil e equipe e todos os ouvintes da Brasil 2000, que a exemplo deste humilde blog, mantiveram-se firmes na idéia de fazer o programa voltar ao lugar de onde jamais deveria ter saído. Bom retorno à base

Cordialmente,
Marcos Ribeiro

Carta aberta aos diretores de rádios "jovens"

Bom dia, amigos de diretores de "radiopoperroque" de São Paulo. Bom Dia, Marcelo Braga, Rui Bala, Alexandre Hurovoski, Luis Augusto Alper, Wagner Mello e outros menos cotados.

Hoje é o dia mais feliz desta minha vida de ouvinte nos últimos 20 anos: o programa de rock mais criativo dos últimos dez anos, que fora varrido do dial injustamente por pessoas que conhecem muito de rádio, mas pouco de ouvinte. Não graças a vocês, que tiveram todas as chances do mundo de colocá-la na grade de programação de vossas emissoras, mas preferiram mantê-los num ostracismo imbecil radiofônico sob a alegação de que a referida atração "não chamaria para a rádio anunciantes de peso" ou que eles "teriam de vir com o patrocínio" para poder mendigar reles 2 horas semanais de nossas "magníficas" programações. Isso sem contar aqueles que simplesmente fingiram que os produtores do programa não os procuravam. Pelo menos é o que diz a rádio corredor. Mas não acredito nisso. Suponho que vocês tenham rejeitado tal atração por critérios absolutamente de caráter artístico-comerciais. Agora de qual espécie confesso que não sei.

Fico imaginando uma coisa. Se este programa que tinha audiência fantástica e um potencial comercial enorme, que jamais foi explorado adequadamente por preguiça de quem era responsável pela parte comercial, quantos bons projetos de rádio de gente nova ou de profissionais experientes não são solenemente ignorados pelos "comandantes das rádios jovens, líderes de audiência", audiência esta que está desempencando dia-a-dia por causa da miopia destes mesmos comandantes?

Mas como disse e repito, estou feliz pela volta de um programa que talvez nem tivesse sido feito para uma pessoa da minha idade ouvir, mas que acabou me cativando pela sua ousadia de tocar coisas diferentes do que as "radirroque" paulistanas tocavam e por tirar do ostracismo artistas muito populares a carismáticos do passado e que as novas gerações de "radialistas de FM" têm vergonha de mostrar. Não bastasse isso, os mentores de tal programa não tinham medo de "profanar" e satirizar o templo de certas "vacas sagradas" intocáveis da nosso pop/mpb.

"Mas a Justiça tardará, mas também não faltará / E só será feita / Quando rolarem a cabeça dos opressores" costuma cantar a banda Desordem e Retrocesso, um dos melhores grupos da nova geração do Punk Rock Nacional, gênero este que os senhores julgavam estar morto. Se os senhores ainda não sabem, o Punk Rock, o verdadeiro Hard Core, o Ska e outras vertentes do verdadeiro rock estão mais vivos do que nunca, nas muitas casas de shows pelo Brasil afora, nos festivais da periferia, nos espaços underground, nas webradios independentes, nos e -zines, mundo virtual da internet, em programas fabulosos como esse que vocês solenemente ignoraram e até em atrações de baixíssima audiência, como este que vos escreve comete humildemente num valioso espaço absolutamente alternativo dentro da web, mantido às duras penas por seu webmaster.

Se vocês não sabem ou não lembram o nome desse programa, anotem que é para vocês ouvirem e se arrependerem até o último fio de cabelo, por não tê-los colocados no ar nestas 50 semanas em que eles deram uma sopa enorme:

Garagem
Segunda feira, 22h
Rádio Brasil 2000 FM 107,3 MHz
http://www.brasil2000.com.br


Eu vou até sugerir que eles encaminhem 50 CD's do péssimo grupo que alguns de vocês ajudaram a divulgar chamado Tribalistas, aos cuidados de Ana Maria Broca em homenagem a todos os radialistas que insistem em manter uma programação medíocre nas emissoras voltadas para o público jovem.

Tenham uma boa noite de insônia com o que acabei de escrever pois ela reflete também o pensamento de dezenas de milhares de ouvintes que não possuem um espaço democrático como este para se manifestar.

PS: Antes que apareça algum Zequinha da vida para "desqualificar" o teor deste texto, quero dizer que, nem os produtores do Garagem, nem os profissionais da emissora que os recolocará no ar, nada tem a ver com a idéia deste texto. Aliás nem sei se vão aprovar o que escrevi até aqui porque esta é a minha opinião, gostando ou não.

Parabéns, Paulão, Barcinski, Álvaro, Larissa, Kid Vinil e equipe e a todos os ouvintes da Brasil 2000, que a exemplo deste humilde blog, mantiveram-se firmes na idéia de fazer o programa voltar ao lugar de onde jamais deveria ter saído.

Cordialmente,
Marcos Ribeiro

domingo, 12 de outubro de 2003

Vagas para tratamento

Olá!

Amigos, estar doente, já é horrível. Imagine-se estar com Câncer Gástrico, e não ter convênio ou meios para realizar o tratamento. Por amor, repasse esta mensagem!!! Dispomos de 15 vagas para pacientes com Câncer de estômago, Esôfago, Duodeno, Intestino. Tratamento Completo, na Gastrooncologia com Dr. Fonseca, diretor da Oncologia do Hospital Heliópolis, aluno do Hospital do Câncer. Se vc souber alguém que tem esse diagnóstico me encaminhe, por favor! Não há fila de espera!!!!

Muito Obrigada!!!!!!!
Dra. Luciana Cini -
e-mail- lcini@ig.com.br
Fones: 11 9563 5430 e 11 4975 2309

Enviado por Walmir Saccomanno

Relações com a clientela

Em resposta aos comentários do texto do Getúlio sobre desrespeito com o ouvinte, envio abaixo 2 exemplos de rádios que sabem respeitar ouvinte:

Olá, Daniela. Que bom falar com você de novo. Obrigada pelas palavras.O Chiaroscuro continua, mas agora eu faço apenas 2 inéditos por mês, ou seja, 1 a cada 15 dias. Mas está bem, continua sendo um prazer (agora um prazer mais refinado, porque mais longínquo). Quanto ao Música Discreta, o endereço para falar com o Roberto D'Ugo, que o produz, é o falecom. vou falar com ele pessoalmente e pedir para ele responder seu e-mail. Obrigado de novo e até mais.

Nivaldo Ferraz
Rádio Cultura FM São Paulo

E outro:

Olá, Daniela!
Muito obrigada pela sua mensagem e pela crítica. Vamos procurar fazer as entrevistas mais curtas, ok? Por favor não deixe de criticar o Jornal Eldorado. Precisamos saber o que pensam os nossos ouvintes para melhorar sempre a programação.

Um grande abraço,
Chiara Luzzati
Rádio Eldorado AM São Paulo

Não é para menos que essa última ganhou o prêmio de melhor rádio AM.

Daniela Brusco
São Paulo - SP

Novidades no AM

-Roberto Losan que estrearia na Rádio News AM 1150 kHz (3016-5999)
nesta segunda 13/10/03, mudou de idéia e fechou com a Record AM kHz (3660-4971), aonde estréia em breve, Kaká Siqueira esta prestes a seguir o mesmo caminho.

-Edemar Annuseck da extinta equipe de esportes da Rádio News AM 1150 kHz, já esteve visitando 3 outros prefixos com a sintonia bem próxima a News.

-Tatá Muniz esta feliz da vida com a repercussão do Programa Corinthians em Marcha que ele apresenta na Rádio Atual AM 1230 (3936-5054), sucesso no passado com seu falecido pai o programa já é comentado em várias
rodas de amigos.

-Paulo Barboza deve mesmo se mudar de uma emissora católica para outra. sai da América AM 1410 kHz e segue para a Nove de Julho Católica AM 1600 kHz.

-Ely Correa visitou na semana passada uma emissora cuja sintonia é ao lado dos 1040 seu prefixo atual.

Informações O Rádio em Foco por Nelson Júnior

sábado, 11 de outubro de 2003

Alguns Radialistas estõa no mundo "a passeio"

Certo dia, o nosso amigo, leitor e ouvinte Getúlio Suman, de Porto Alegre, indignado com a programação da rádio Pop Rock, resolveu mandar um email. E recebeu a seguinte resposta de um funcionário da rádio que não se identificou. Leia ao texto abaixo.

Oh Getulio, tu tem que ti intera mais nos fatos véio, conversar com gente de rádio, não ficar nesse trono achando que sabe tudo, vez enquando vai na´página da anatel faz umas pesquizas, solta umas notas, vai conversar com quem faz radio véio, oportunidade não te faltou, ja te convidaram até pra almoçar e falar de rádio e tu não deu resposta, e compartilho da mesma opinião tu conhece a histporia do mas muito do ponto de vista do ouvinte, mas nas internas as coisas funcionam em outra voltagem. Te garanto que sei como o grupo rbs radios pensa em relação a essa questão da rede cidade, o lance é dinheiro véio, ja ganhei dinheiro pra eles, e hoje vejo como fui otário, igual aos que estão lá hoje. Quem idealizou a rede atântida fou o Pedro, que a muito está em Floripa e agora não tem mais poder, a agora que manda é o Parente. Mas deixa pra lá Getulio não quiz, pegar pesado.

Para ser honesto, Getúlio, eu tenho pena de um profissional deste nível. Não sabe o que está falando, nem consegue expicar o que pensa e ainda diz que você não sabe das coisas? Justo você que é um dos caras que mais esquisa sobre rádio no sul do País? É graças a a este tipo de "profissional" que as coisas andam do jeito que estão. Não fossem os bons radialistas e ouvintes preocupados com a qualidade do veículo rádio, estararíamos na "merda" mesmo.

Bate papo agora

Hoje tem bate papo, apartir das 22h. Clique na figurinha do chat no lado direito da tela.

Rádio por satélite em alta

Cibele Santos
Da MMonline

As ações da XM Satellite Radio Holdings Inc. bateram ontem o recorde de alta de 52 semanas, atingindo US$ 19,13 (ganho de 6,3%) na bolsa de tecnologia Nasdaq.

O pico seguiu um comunicado de que a fabricante de auto-peças Delphi Corp. já havia despachado 1,2 milhões de aparelhos de rádio produzidos especialmente para a XM, refletindo o notável crescimento do setor nos Estados Unidos. Segundo a agência Associated Press, a XM pretende fechar este ano com 1,2 milhões de assinantes.

Sediado em Washington, o serviço já está ou em breve estará disponível nos veículos da General Motors (cujos rádios são fabricados pela Delphi), Toyota, Volkswagen, Audi e Honda.

Rota 77 - Punk Rock da Periferia - número 5

Nesta semana, o programa Rota 77 - Rock da Periferia vai mostrar um microespecial com gravações dos primórdios do Punk Rock nacional nos anos 80, com Ratos de Porão, Cólera, Inocentes, Fogo Cruzado, Plebe Rude, Mercenárias e e um som pré Hard Core dos Titãs. É neste sábado, 19h na Punk Radio.com.br

Um abraço
Barata do DZK
Produtor e apresentador
Programa Rota 77 - Rock da Periferia
Ouça nosso programa logo mais em nossa Home Page
http://www.rota77.cjb.net

Rolando o chat da madrugada

Começou a gora, é só clicar no ícone do lado direito.

Blog do Pânico

E não é que o negócio está fazendo um sucesso danado??
O Emílio Surita anunciou por esses dias a criação de um blog do Pânico, só que feito pelos ouvintes.

Fui conferir pra ver se era só babação de ovo e puxação de saco... mas que nada! Os chamados "ouvintes artistas", ouvintes que conseguem participar quase que diariamente do programa pelo telefone, botaram a mão na massa e estão fazendo um blog com críticas e comentários sobre o programa, diariamente, incluindo a versão televisiva. O blog já conta com uma equipe de 55 (!!!!!!!) ouvintes que têm acesso ao blog para adicionar seus comentários. Nem tudo é aproveitável, mas dá pra dar boas risadas.
Dê uma conferida em http://www.panicojp.blogger.com.br/.

Marcos Lauro
----------------

Pena que eles não admitam que tenha sido inspirado neste blog aqui. Mas tudo bem, a sacada foi boa. É melhor "os de casa satirizarem e criticarem o programa do que os "estranhos". Assim os críticos param de falar mal deles ou satirizá-los, uma vez que a audiência não vai dar mais bola "pros de fora" e sim rir deles mesmos. Acho que foi Maquiavel que tinha uma teoria dessas.

Mas a a opinião da Rádio Base, elo menos a minha não vai mudarm em relação a eles. O programa é não é de todo ruim, mas é mal realizado. Faltam muitas idéias criativas, precisava de um redator ou coordenador mais ousado, vibrante e inteligente.

Marcos Ribeiro

sexta-feira, 10 de outubro de 2003

Cobra o escanteio e vai para área cabecear

Paixão pelo Rádio
Eduardo Ribeiro do Comunique-se

Estreou, nesta segunda-feira (06/10/03), na Rádio Trianon, de São Paulo (740 AM), o jornal Porque, um misto de jornal e revista, se é que assim podemos nos referir a um informativo radiofônico, que quer juntar notícia e entretenimento para oferecer aos ouvintes um programa diferenciado, agradável e leve, sem perder de vista, obviamente, a informação mais relevante. O novo jornal entra no lugar do É, que estava já há muitos anos no ar, praticamente desde o lançamento da rádio, cerca de dez ou onze anos atrás, pela dupla Fernando Vieira de Mello e Antonio Del Fiol (ambos já falecidos).

Até aí, embora a notícia seja nova e atual, nada de excepcional, sobretudo porque estrear e acabar com programas é fato corriqueiro na vida de qualquer emissora de rádio e tevê.

O que chama a atenção nesse projeto é o colega que está por de trás dele - aliás nem tão atrás assim, já que além de dirigir ele atua também como comentarista e certamente vai agora empenhar-se na sua viabilização comercial. Refiro-me ao Durval Monteiro, que após muitos e muitos anos atuando na comunicação corporativa, como contratado da Gessy Lever, ficou famoso e badalado ao enveredar, nos últimos anos, pelo mundo da televisão como autor de telenovelas - ele é o Yves Dumont, autor que assinou folhetins tanto para a Globo como para outras emissoras.

Pois esse mesmo Durval, ou Yves, que lá atrás andou percorrendo o mundo do rádio, talvez por influência do tio Edmundo Monteiro, que presidiu por muitos anos os Diários Associados, aproveitou o hiato entre um trabalho e outro para voltar a dedicar parte do seu tempo a esse fantástico meio de comunicação, que a sociedade adora e que as agências e anunciantes (com as exceções de praxe) inexplicavelmente discriminam e boicotam.

Durval assumiu o horário (7 às 9 horas), montou a equipe, pôs o jornal no ar e agora, lição de casa feita (ou quase), começa a estruturar a estratégia de buscar apoios no mercado. Até porque sem receita ninguém sobrevive.

Outro detalhe é que ele foi buscar alguns colegas de muita experiência para ajudá-lo na empreitada, a começar pelo parceiro de comentários, com anos de estrada, o José Fernando Lefcadito. O âncora do jornal é Wellington de Oliveira, conhecido de muitos de nós, e o locutor-noticiarista Zancopé Simões, que também está no rádio desde outros carnavais. O time de comentaristas inclui Walter Souto Maior e Dulce Santos, que entram diretamente de Brasília, Cláudia Toni (Cultura), Maria Cristina Corrêa (Literatura) e Vera Golik (Beleza e Estética). Há também a participação de Érica Corrêa, na produção da última meia hora (revista de variedades) e Rodrigo Cassino, responsável pelas matérias e comentários de esportes. Além das repórteres Ana Paula Boer e Fabiana Grilo.

Durval diz que só mesmo a paixão pelo rádio explica a decisão pessoal de investir num programa jornalístico, correndo até o risco de não ter o retorno comercial esperado.

Rádio é assim mesmo, como quase todas as mídias, mas ele tem realmente um encanto especial, diferenciado, difícil até de explicar e traduzir.

São vários os exemplos que poderíamos aqui citar, mas fico com mais um, por coincidência da mesma Trianon. Falo do colega Newton Flora, repórter dos mais atuantes, que trabalhou, salvo engano, mais de duas décadas na Rádio Bandeirantes. Newton, ao deixar a emissora, anos atrás, e após temporada tentando outras ocupações, decidiu voltar às origens. E já que não conseguia como assalariado foi à luta e obteve parcerias que lhe permitiram primeiro comandar um jornal na Rádio América, e depois assumir o horário de final da tarde da Trianon com o De olho na notícia, que vai ao ar das 17h30 às 18h45.

Todos nós - uns mais do que outros - temos uma dívida de gratidão para com o rádio. Alguns, como Durval e Newton, pagam com o próprio suor. Que ambos - e seus respectivos programas - tenham vida longa.


Será que funciona quando o profissional responsável pelo conteúdo de um programa ou publicação jornalística tem de correr atrás dos anunciantes? Sinceramente, não me lembro de nenhum caso em que a credibilidade do profissional de imprensa que se dispôs a correr atrás dos patrocinadores não tenha sido ao menos questionada. Fica sempre uma suspeita de que a lisura do conteúdo possa ter sido afetada por motivos quase óbvios. Ou não.

Agora vamos inverter as posições no balcão: e se o "cara do comercial" começar a dar "palpites" no notiário ou nas "reportagens" do programa, hein?

Eldorado recebe prêmio de veículo de comunicação em 2003

A Rádio Eldorado-Estadão AM (700 kHz) - reconhecida e denominada pelos ouvintes como Rádio Cidadã, pelas suas ações em pró do meio ambiente e cidadania - recebeu o Prêmio Veiculos de Comunicação 2003, na categoria Rádio AM. O evento é promovido pela Editora Referência e realizou-se na noite do dia 6 de outubro, no Museu da Arte Moderna, em São Paulo.

Senado FM cria programa para deficientes físicos

No próximo sábado, 11 de outubro, quando se comemora o dia do Deficiente Físico, a Rádio Senado estréia o programa Você é Especial. O programa, exibido às 8h da manhã, com duração média de 20 minutos, aborda temas relacionados aos portadores de necessidades especiais e faz parte das ações que o Senado Federal realiza para a inclusão desse segmento na sociedade.

Além da divulgação pela Rádio Senado FM, todos os sábados, às 8h da manhã, na freqüência de 91,7 mhz, o Você é Especial vai estar disponível na íntegra pela internet, no endereço www.senado.gov.br/radio. É nessa página, ainda, que as cerca de 300 emissoras conveniadas de todo o país podem copiar o programa para retransmissão.

O programa é destinado tanto aos portadores quanto aos não portadores de deficiência. O objetivo é o de estimular o exercício da cidadania, esclarecendo os direitos dos deficientes, enfatizando a importância do respeito às diferenças e discutindo temas como educação, saúde, lazer, mercado de trabalho.

No programa de estréia, o Você é Especial aborda a educação inclusiva, um modelo de ensino em expansão, que prevê a inclusão de pessoas portadoras de deficiência nas escolas de ensino regular. O programa mescla radiodramaturgia e jornalismo, com a participação do senador Flávio Arns (PT-PR), presidente da Subcomissão da Pessoa Portadora de Necessidades Especiais, e da professora Eneida Costa Nogueira de Sá, diretora de Ensino Especial da Secretaria de Educação do Distrito Federal.

Vamos testar a Rádio Base?

Quer tentar ouvir o Onda Urbana? Clique aqui. Tem de ter o media player instalado.

Vamos testar a Rádio Base?

Para ouvir o Onda Urbana pela internet clique aqui. Precisa ter o Media Player instalado.

quinta-feira, 9 de outubro de 2003

Procuram-se ouvintes da Máquina do Som desesperadamente

Olá, tudo bem?

Meu nome é Renata e estou no 4º ano de jornalismo da PUC-SP. Estou produzindo meu trabalho de conclusão de curso e o tema é a Rádio Excelsior, A Máquina do Som. Pesquisando sobre o assunto na Internet encontrei o blog da Rádio Base e me interessei.

Estou procurando pessoas que ouviam a emissora na época, que pudessem me dar depoimentos sobre o que era , o que ouviam ... Já fiz entrevista com Antonio Celso e também com Wellington de Oliveira. Faltam ouvintes.
Se possível, gostaria que me ajudassem a entrar em contato com ouvintes da Máquina, se vocês conhecerem algum.
Aguardo uma resposta.

Obrigada,
Renata Pedini
rpedini@uol.com.br

Rádio América

Olá Marco e amigos da Rádio Base...

Olhando daqui de fora, me parece que as mudanças na Rádio América são de caráter muito mais comercial que artístico. A idéia tralvez seja atrair anúnciantes, digamos, mais nobres, cujos comerciais podem ser ouvidos nos intervalos das rádios Bandeirantes, CBN, Joven Pan e Eldorado. Se vai dar certo? Só o tempo vai dizer. Porém, essa guinada na programação vale por trazer de volta a figura de Roberto Maia.

Quando eu usava calças curtas, lembro que a América era a terceira colocada na audiência geral do rádio paulistano. Ficava atrás apenas da Globo e da Record (aliás, será que a mudança de filosofia ocorrida na emissora de Edir Macedo deu resultado?). A programação era estritamente musical, tocando as mais pedidas da parada de sucesso do início dos anos 80. Não havia grandes nomes comandando os seus programas. Havia algo parecido com o que vemos no FM hoje: um DJ anúniciando e desanunciando as canções. Havia espaço para programas especias, como o Clube do Rei, conhecido por tocar músicas de Roberto Carlos. A apresentação ficava a cargo de Lillian Loy. No domingo havia um outro programa chamado "Clube dos Reis", dedicado a quatro grandes vendedores de disco no mundo: o próprio Roberto Carlos, Julio Iglesias, Beatles e Rolling Stones.

Um de seus DJ que mais se destacou foi Franco Carlos, que se transferiu para a Globo alguns anos depois. Por onde será que ele anda? Outro que também teve um certo nome na grade de programação da América foi Beto Montenegro. Aliás, a América foi a primeira a investir na "programação terceirzada". Quem era responsável pela parte artística era a L&C, o mesmo grupo que é proprietário da concessão da Rádio Musical FM. Depois, os padres pualinos, donos da concessão, decidiram fazer tudo por conta própria. Com o fortalecimento do FM, não havia mais sentido numa grade eminentemente musical e passou-se a investir então no carisma de comunicadores como Paulo Barboza.

Essa mexida na América e a volta da Brasil 2000 ao rock alternativo já podem
ser consideradas as notícias mais importantes do meio rádio no ano de 2003.

Abraços
Rodney Brocanelli
São Paulo - SP

------------------------

É, Rodney, importante até a página 6, né? A Brasil 2000 finalmente se tocou e colocou as pessoas certas nos lugares certos. A América está pondo as pessoas vertas nos lugares errados.

Se nenhum gênio atrapalhar, o Kid Vinil tem tudo para recuperar a audiência cativa que a Brasil 2000 tinha antes do Lélio entrar e ainda conquistar os ouvintes mais exigentes de rock que não tinham saco para ouvir a fraca programação da concorrência e simplesmente desligaram seus receptores de FM.

No caso da América, a coisa pode ser inversa. Eles têm tudo para não conquistar o público que eles querem (AB) e ainda perder o público que eles têm. A Rádio América sempre foi uma rádio de perfil mais popular desde os tempos que era uma emissora esportiva.

E o curioso é que o Paulo Barboza tem um perfil muito mais "católico" do que a nova programação que, olhando bem, é uma cópia da Rádio Cultura AM mesclado com as chamadas jornalísticas. Para ser sincero ela ficou bem parecida com a Rádio Record Am atual. Inclusive no sinal, que pega mal em vários pontos de São Paulo, tal qual a da Cultura AM.

Nossa sala de bate papo já está aberta: agora 24 horas por dia (espero)

Se você quiser bater um papo sobre rádio, ou jogar conversa fora a qualquer hora do dia, entre em nossa nova sala de bate papo. É só clicar no ícone do chat

quarta-feira, 8 de outubro de 2003

A volta do Globo Estrada em rede nacional

No próximo dia 13 de outubro, estará de volta ao ar na Rádio Globo AM (1.100 MHz) o programa Globo Estrada. A atração, voltada ao público transportador de cargas de todo Brasil, com informações, orientações, quadros tematizados e participação dos ouvintes, fez muito sucesso em outras emissoras com nomes diferentes e na própria Globo São Paulo, entre meados da década de 70 até a metade da década de noventa, quando era apresentado pelo falecido radialista Carlos Alberto, o Calé.

Durante essas quase duas décadas em que esteve no ar, O "Globo Estrada" era uma boletim de 5 minutos exibido 3 vezes ao dia e acabou servindo de inspiração para a criação do Clube Irmão Caminhoneiro Shell na televisão, que também era apresentado pelo Calé e seu "discípulo" Pedro Trucão. Com a morte de Calé, há quase 10 anos, o programa passou a ser produzido e apresentado pelo então repórter da CBN Carlos Maglio por mais 2 anos e depois sumiu da grade da rádio.

Segundo o boletim da MM Online, o programa será apresentado por Pedro Trucão, conhecido pela experiência como repórter na área há mais de 20 anos. Duas cotas de publicidade estão sendo comercializadas para seis quadros do programa. O programa será exibido de segunda à sexta, das 15h às 17h para todo o Brasil, menos o Rio de Janeiro.

Não falei que ainda havia muito o que se fazer em rádio AM? Foi uma boa sacada do pessoal da Globo ter "ressuscitado" o Globo Estrada, ainda mais com duas horas de duração. Só não entendi por que a Globo do Rio não vai passar o programa.

Também será uma boa oportunidade de se relamente testar a veiculação de comerciais nacionais, coisa que quase nenhuma rede de rádio faz,e mbora tenham programas via satélite. E aí, amigos publicitários, não seria uma ótima oportunidade para explorar este tipo de experiência para seus clientes anunciantes?

Boa sorte ao Trucão, sua equipe e parabéns a Globo pela idéia. Tomara que dê certo.

OS 30 anos da Globo FM

Antes que eu me esqueça: a Globo FM comemora este mês 30 anos no ar, com um pacote cheio de eeventos e prêmios. Confira. http://www.globofm.com.br

Eu não esqueci a Antena 1

Finalmente a Antena 1 acertou o passo. Tirou os genéricos do ar, aquelas coisa melosas do cancioneiro americano, colocou mais hits dançantes e está fazendo uma rádio adulta do jeito que a gente gosta. Pena que não toque música brasileira, mas se for para tocar Jorge Vercillo e Tribalistas, é melhor deixar do jeito que está. Agora só falta acertar aquele negócio de dizer o nome das músicas, fazer um programa de dance music. Está aí uma boa emissora para os nossos amigos anunciantes investirem, não é mesmo?

Programa Paulo Barbosa está chegando ao fim. Será?

O programa Paulo Barbosa vai sair da Rádio América no dia 20 de outubro. O que será da Rádio América? Dispensou os outros comunicadores de perfil popular e investe num modelo inspirado na Rádio Cultura AM.

Lembra minha Tia Ana que a Rádio América nunca foi uma rádio "cultural", e sim, uma rádio do "povão". Paulo Barbosa é um daqueles radialistas que seguram qualquer emissora. Se amanhã ele for para a Radio Boa Nova de Guarulhos, a sua audiência cativa, que é enorme, vai junto. Não fosse por ele, a América não estaria bem no "Ibope", depois que o padre Marcelo Rossi "brigou" com a emissora e de se dabandou para a Rádio Globo, cuja âncora de audiência está fincada no programa daquele sacerdote.

Para quem vai ser demitido com data marcada, Paulo Barbosa anda contente demais. Não que ele esteja de saco cheio da emissora, que lhe dá uma liberdade que sua emissora anterior lhe tirou. Mas, o mercado anda desconfiado que ele tenha ganho uma concessão de rádio, provavelmente no interior do Rio de Janeiro, sua terra natal. Ainda aventa-se a hipótese de, na hora h, os irmãos paulinos, donos da América, mantê-lo na programação. Uma terceira suspeita é de que ele vá para a Rádio Globo, que anda caidaça em seus horários locais. Aliás, a Globo anda caidaça o dia todo, tirando o Programa do Padre Marcelo. É esperar para ouvir.