quarta-feira, 30 de julho de 2003

Prestando atenção no conteúdo

Será mesmo que a Brasil 2000 mudou mesmo a programação?? De fato, pode-se ouvir algumas coisas diferentes do que se ouvia até bem pouco tempo atrás. Eles ainda não tocam Alien Sex Find, Yo La Tengo, Frank Zappa, Cream, King Crimson, Eloy, Wings, Spy X Spy, Uk Subs, Deserdados, etc. Mas.... vamos continuar de ouvidos ligados. Em se tratando de Brasil 2000, pode se esperar tudo.

Rádios iniciam "maratona" pelos 450 anos de SP

Laura Mattos
Da Folha de São Paulo

Além de um bom motivo para a produção de eventos de lazer e cultura em São Paulo, a comemoração dos 450 anos da cidade já se transformou numa verdadeira corrida por anunciantes. Em tempos de crise, os veículos de comunicação enxergam na efeméride uma oportunidade para ganhar fôlego. As TVs, como de costume, saíram na frente e começam a vender pacotes e mais pacotes ao mercado publicitário. Na Globo, até minissérie será produzida em homenagem à capital.

O rádio -um setor menos articulado do que o da televisão- acorda aos poucos para a possibilidade de transformar o 25 de janeiro de 2004 em chamariz para ouvintes e propaganda. AMs, que sofrem com a queda progressiva de audiência e anúncios, vêem no aniversário de São Paulo uma chance de resgate de sua importância para a cidade - e para o mercado publicitário. As principais emissoras estão em fase de definição dos projetos. Nesta semana, a direção da Jovem Pan (620 kHz) bate o martelo sobre a produção de especiais.

A programação de aniversário está prevista para estrear em dezembro e permanecer no ar até o final de 2004. Ou seja, a Pan ficará por um ano reforçando a marca de "emissora com a cara de São Paulo". Planeja explorar história, economia, curiosidade e comportamento do paulistano. O "São Paulo Agora" já está recebendo no estúdio, uma vez por mês, personalidades ligadas ao município.

Os programas da Eldorado (700 kHz) também entraram na "maratona". Até janeiro, o "Eldorado à Tarde" reservará o dia 25 de cada mês para uma homenagem a São Paulo. A série teve início no último 25 e falou sobre o parque Ibirapuera. Na próxima segunda-feira, os noticiários da estação colocarão na pauta curiosidades sobre a metrópole. A Bandeirantes (840 kHz) ainda não fechou projetos concretos, mas elabora uma campanha sobre cidadania para ficar no ar de setembro deste ano a janeiro e articula parcerias com a prefeitura.

Fora isso, há iniciativas isoladas nas AMs para capitalizar o momento. É o caso, por exemplo, do "Programa Gente que Fala", da Trianon (740 kHz), que, a partir de setembro, realizará um debate semanal sobre São Paulo com políticos e acadêmicos.

A publicidade ainda não parece pronta a absorver essa "onda". Para Antonio Rosa Neto, presidente do Grupo dos Profissionais do Rádio, o freio no mercado fará com que a efeméride só seja levada em consideração, no mínimo, a partir de outubro. Mas, quando isso acontecer, quem já deu largada, obviamente, sairá na frente.

Repórter e competidor

Além da Eldorado, a Globo e a CBN, a Brasil 2000 também tem um repórter competindo no Rally dos Sertões. Simão Punski faz a cobertura completa da competição, além de falar sobre os projetos sociais que estão sendo realizados durante o percurso. Como a idéia deu certo, Punski também negocia sua participação na Eco Motion, outra corrida de aventura que ainda não tem data para acontecer.

Giletepress cibernético por telefone

A Brasil 2000 – que passou por alguns problemas no início do ano – dá sinais de que encontrou um caminho. Sua programação mudou e está conquistando ouvintes de uma faixa etária mais adulta. Além das estréias de atrações como “Happy Hour” e “Seleção Brasileira”, a emissora deixou os sucessos pop a fim de dedicar-se ao rock e investir no jornalismo. (Diário de São Paulo)

Não tenho acompanhado muito a programação da Brasil 2000, ainda mais depois que a emissora "passou por alguns problemas no início do ano" (eufemismo do Diário de São Paulo para as bobagens que o atual diretor Juan Pastor fez, como, por exemplo, tirar o programa Garagem, For Fun e 2.000 Graus do ar). Porém, tenho de admitir que o programa de Kid Vinil no fim de tarde é muito legal. Só não entendi porque porra os "repórteres" do programa entram ao vivo da redação por telefone. É ridículo isso. Por que eles não vão até o estúdio e falam o que tem de falar. Todo mundo, até o ouvinte mais leigo da rádio, sabe que as notas deles são quase todas feitas na base do giletepress cibernético.

Se querem uma sugestão sincera deste editor, é fácil: façam jornalismo de verdade. Botem essa molecada para sujar o tênis na rua. É isso que um bom repórter faz. Isso vale também para algumas emissoras AM que ficaram mal costumadas em fazer entrevistas praticamente só por telefone.

Rede TV faz rebu na Transamérica

A RedeTV! armou a maior confusão na porta da Transamérica FM dia desses. Milene Domingues participou do “Transalouca” e uma equipe do “TV Fama” queria acompanhar a transmissão do programa da rádio. Mas, a pedido de Milene, a emissora não autorizou a entrada dos repórteres da TV.

Mesmo assim, a equipe da RedeTV! foi até lá e registrou o tumulto que eles mesmos provocaram na saída de Milene. Chegaram até a dizer a um dos produtores do “Transalouca” que ele estaria atrapalhando o trabalho deles. Não conseguiram a entrevista com Milene, mas as imagens de todo o barraco – e o áudio da conversa dela com os apresentadores da rádio – foi ao ar no “TV Fama”. (Diário de São Paulo)

Rádio News - Boletim sobre as Ondas Curtas, por Célio Romais

ALEMANHA - A organização denominada Rádio África Internacional possui o seguinte esquema de transmissões: em francês, entre 0400 e 0600, em 13810 kHz. Também das 0600 às 0800, em 15435 kHz. Já em inglês, emite das 1700 às 1900, em 13820 e 15715 kHz. As informações são de Ivan Dias Júnior, de Sorocaba (SP).

ÁUSTRIA - A Rádio Áustria Internacional, ao que tudo indica, permanece levando ao ar alguns programas em espanhol. Adán González, desde Catia La Mar, na Venezuela, informou ao DX Listening Digest, de Glenn Hauser, que ouviu a emissora, em 22 de julho, às 0100, em 9870 kHz. Apresentava, naquele momento, um documentário na voz de Jaime Carbonell.

BOLÍVIA - Algumas emissoras bolivianas têm boa sintonia no Brasil. Uma delas é a Rádio Yura, que emite da cidade do mesmo nome, pela freqüência de 4716 kHz. Por volta de 0030, é sintonizada no Sul do Brasil, emitindo boleros e comunicados.

BRASIL - No dia 4 de agosto, estréia a nova programação da Rádio Ribeirão Preto, de Ribeirão Preto (SP). A emissora pertence, agora, aos jornalistas José Luiz Datena e Jorge Kajuru. Vários anúncios estão sendo veiculados pela emissora a respeito da mudança da programação. Um deles diz: "rádio nas mãos de quem é do rádio". Outro fala na história dos jornalistas. Foram gravados por Marcos Hummel, apresentador da TV Bandeirantes, e Walker Blás, noticiarista da Rádio Bandeirantes, de São Paulo (SP). A Rádio Ribeirão Preto, que também se identifica como Rádio 79, transmite em 3205 kHz, em 90 metros. Tem sintonia boa em diversos locais do Brasil e exterior. É ver para crer!

BRASIL - A equipe de esportes da Rádio Bandeirantes, de São Paulo (SP), vai acompanhar os atletas brasileiros no Pan-Americano de Santo Domingo, na República Dominicana, a partir do início de agosto. Serão apresentados, na programação da emissora, flashes das competições e resultados das últimas provas. Em ondas curtas, você confere em 6090, 9645 e 11925 kHz.


BRASIL - A Rádio Clube, de Marília (SP), voltou a emitir em ondas tropicais. Foi ouvida, em Porto Alegre (RS), em 25 de julho, a partir de 0130, em 3235 kHz. Na oportunidade, levava ao ar o programa De Tudo um Pouco, na apresentação de TJ. Foi monitorada, em outros horários. Ao que tudo indica, pode ser captada entre 2100 e 1000. Ao amanhecer, a emissora apresenta um programa sertanejo, com comando de Arari. Em seu programa, à noite, TJ informa que a emissora "espera cartas do Brasil e do exterior". Para tanto, anuncia o seguinte endereço: Caixa Postal 326, CEP: 17500-970, Marília (SP). Vale informar que, em anúncio da indústria Phillips, do início dos anos 70, a Rádio Clube aparecia emitindo pela freqüência de 3255 kHz.

BRASIL - A estação de ondas tropicais da Rádio Difusora, de Macapá (AP), está no ar, pela freqüência de 4915 kHz, entre 0700 e 2100. A direção postal da emissora é a seguinte: Rua Cândido Mendes, 525, CEP: 68900-100, Macapá (AP). E-mail: radio630@hotmail.com. As informações são de Paulo Roberto e Souza, de Tefé (AM).

BRASIL EM ONDAS MÉDIAS - Conexão Angola é o nome do programa que a Rádio Bandeirantes, do Rio de Janeiro (RJ), leva ao ar, nas terças-feiras, entre 0100 e 0200, em 1360 kHz. De acordo com Adalberto Marques, de Barbacena (MG), que acompanhou a última edição do programa, são apresentadas reportagens feitas em parceria com a Rádio Nacional de Angola, além de boa música. Pela emissora de Angola, participam os apresentadores Vânia Varella e Wellington Calazans. Boa dica!

EGITO - A Rádio El Cairo, em sua programação em espanhol, "apresenta uma nova política de relacionamento com os ouvintes", no entender de Adalberto Marques, de Barbacena (MG). Segundo ele, "nesta nova fase de interação, a emissora incentiva os ouvintes a enviar datas de aniversário e bodas". Vão ser apresentadas na programação a partir de 9 de agosto, com músicas egípcias especiais. Os contatos podem ser feitos pelo e-mail: radioelcairoespa@yahoo.com.

EQUADOR - O rádio em ondas curtas digital. Este é o tema que o Aventura DX-ista, da programação em espanhol da HCJB - A Voz dos Andes, está abordando em várias edições. Confira dentro do programa Club de Oyentes, nos sábados, às 1400, em 15140 kHz.

ESTADOS UNIDOS - A Rádio Mundial Católica emite, semanalmente, um boletim eletrônico com relevantes informações a respeito de estações que professam tal religião. É em espanhol. É enviado gratuitamente. Para receber, basta enviar pedido para o seguinte endereço eletrônico: MikeD509@aol.com. A dica é do Adalberto Marques, de Barbacena (MG).

HUNGRIA - A programação em espanhol da Rádio Budapest também tem um espaço com informações sobre o mundo do dexismo. É a Revista de DX-ismo, que é apresentada nos domingos, de forma quinzenal. Confira, às 2130, em 11685 kHz. O programa conta com informações enviadas pelos colegas argentinos que editam o boletim eletrônico Conéxion Digital.

IRÃ - Desde Cumaná, na Venezuela, Julio Trenard informa os novos endereços eletrônicos da Redação em Espanhol da Voz da República Islâmica do Irã. Anote: spanishradio@irib.ir e spanish@irib.ir.

ITÁLIA - O que está havendo com a RAI? Recentemente, Caio Lopes, de Itajubá (MG), enviou um informe de recepção para a emissora e recebeu o envelope com os dizeres: "casella chiuso". Pelo visto, o dinheiro anda curto, em que pese um certo político daquelas paragens ser bem abonado. Então, o jeito foi cancelar a tradicional caixa postal 320?

PERU - Em Tefé (AM), Paulo Roberto e Souza sintonizou, em 24 de julho, às 0300, a Rádio Tarma, que emite da cidade do mesmo nome, pela freqüência de 4775 kHz. Ele ouviu programação musical e informações esportivas, com sinal regular. Já em 25 de julho, o Paulo ouviu, entre 1045 e 1110, a Rádio Reina de la Selva, de Chachapoyas, na freqüência de 5486 kHz. A emissora levava ao ar programação musical e anúncios comerciais.

RÚSSIA - Anote o esquema de emissões, em português, da Voz da Rússia para o Brasil: entre 2300 e 0000, em 7330, 9450, 9470, 9890, 9965, 11510 e 12010 kHz. As informações são de Adalberto Marques, de Barbacena (MG).

SUÉCIA - Desde 27 de julho, a Rádio Suécia Internacional trocou freqüência nas emissões destinadas à Ásia e Nova Zelândia. Deixou 17505 e emite em 13580 kHz, a partir de 1230. No mesmo horário, permanece no ar a freqüência de 17840 kHz. As informações são de Adalberto Marques, de Barbacena (MG).

TAIWAN - A Seção Espanhola da Rádio Taiwan Internacional ganhou um clube de ouvintes. Desde Buenos Aires, Argentina, Patrícia Colombarini convida a visitar o seguinte sítio, dedicado à emissora taiwense: http://usuarios.lycos.es/agendaweb/clubdeoyentes_rti.htm. Contatos: clubdeoyentes_rti@argentina.com.

Saiba mais, acessando http://radioescuta.aminharadio.com

terça-feira, 29 de julho de 2003

Mudança na Transamérica

Amigos da Rádio Base

Sou freqüentador diário da página e gostaria da dar parabéns a todos e aproveitar para dar uma pequena notícia sobre e rádio transamérica: Na cidade de São João Neponuceno (zona da mata de Minas Gerais), até a semana passada, era Hits e mudou para a programação Pop e parece estar agradando aos ouvintes. A Hits, na minha opinião, estava tocando muito pagode e sertanejo e repetindo muito as músicas. Agora vamos espera para ver o resultado.

Pedro Ferreira de Souza
Divino - MG
Projeto "Rock Cidadania" promove show gratuito com Ultrage a Rigor

Dia 3 de Agosto, a Coordenadoria da Juventude da Prefeitura de São Paulo e a 89 - a Rádio Rock de São Paulo, promovem mais um show do Projeto Rock Cidadania. A banda Ultrage a Rigor se apresentará a partir das 15h00 do próximo domingo, na Praça da Sé, no centro da cidade.

Além do show gratuito do Ultrage, diversas organizações não governamentais estarão presentes com o objetivo de sensibilizar o público em relação a diferentes causas relevantes, tais como a preservação da Mata Atlântica, a importância da reciclagem do lixo, a inclusão dos deficientes físicos no mercado de trabalho, a luta contra todas as formas de preconceito, a questão da infância, a melhoria da educação e a saúde sexual.

SERVIÇO: Rock Cidadania - show gratuito ULTRAGE A RIGOR!
Data: domingo, 03 de julho de 2003
Horário: 15h
Local: Praça da Sé
Tema: Saúde da Criança


Programa de rádio

Caros Editores do blog,

Como amante de rádio, acompanho o blog de vocês com muito interesse. Informativo, interessante e criativo. Parabéns.
Sabendo do vosso interesse na melhoria do meio rádio, peço a ajuda pra uma empreitada difícil, para caras ainda românticos... se dá pra ser isso hoje em dia.

Participo da lista de discussão da revista ZERO. Despretensiosamente, perguntei se nunca ninguém tinha sonhado em ter um programa de música e entrevistas, que esse era meu sonho, etc. Bem, a coisa evoluiu a um ponto que temos vários interessados em participar, de vários lugares do país, com algumas idéias ótimas, inclusive de formato (como disse um colega: "Acho que seria legal fazer, tipo, um "Manhattan Conection" com os fatos pop mais legais da semana, entremeados com música e quadros de curiosidades.

Outra idéia: "o meio indie-metal é muito estranho. Cheio de facções, preconceitos... A ZERO meio que dá uma quebrada nisso. Talvez podemos pensar em uma ruptura nesses preconceitos. Mesmos dentro das próprias tribos. Lembro de um Garagem que rolou a "explosão do roque gaúcho". Acho que foi um mês de polêmica. Ou mais. Por isso a idéia de ter várias pessoas envolvidas nisso é legal, já que vai ter pluralidade de gostos e opiniões. Poderia rolar participações fixas do pessoal da lista, que ligassem para o programa e fizessem seu insert. Pô, dá para fazer várias coisas.

Temos até locutores, com DRT e tudo. O problema principal como sempre é conseguir horário no dial. Um pessoal da revista Zero e da Songweb pensaram em fazer um programa em streaming. Uma estratégia que imaginei foi a seguinte (como escrevi pra lista):

"Juntar as duas idéias principais. Streaming + AM/FM.

Por que? Bem, a Internet serve para incluir, certo? Mas ainda não inclui a todos, como eu, e outros 56K, apesar de incluir o cara de Cingapura que achou "Luísa Mandou um beijo" um nome de banda + que interessante. Além disso, só ouve quem REALMENTE quer. Não vamos ser sintonizados por exemplo, por aquela empregada que vive ouvindo Odair José mas achou legal de repente "Louco por Você" da Video Hits. E isso seria muito bom. Resumindo: o negócio é incluir todo mundo. Por isso, pensei no seguinte.

- Um programa da Lista na Internet.
- Um programa da Lista aonde e quantos forem. Primeiro, toca o playlist do programa da Internet. Depois, um bloco mais "regional".
Onde? Imagino que naquela rádio chata que vc nunca ouviu? às vezes tem um horário que eles estão procurando colocar novidades. Duvida? Ouça a rádio Cidade (de SP) da meia-noite pra frente. Em vez de Exalatasamba, lounge, acid house, eletro..."

"Se essa história de e streaming+tube pegar, quanto mais fora do eixo, melhor! Sabe aquela rádio AM, que só toca sertanejo? Ou aquela que é meio tosca? Por aqui tem aos montes... E algumas CEDEM um horário não muito concorrido. Se rolar tipo um xaveco que vai ser em rede nacional, com várias outras emissoras participando, é possível que cole!
Imagine: 1 bloco nacional (set list streaming-lista) com ancoragem do Valdir, do Luiz, pessoal de SP. 1 bloco regional com vc e amigos."

O que vocês acham? É possível? Não gostariam de participar do projeto? Tem gente interessada em Curitiba, São Paulo, Jundiaí, Campinas. Poderiam dar sugestões como formato, conteúdo, produção? Como é o Kizumba? Poderiam passar o know-how?

Agradeço pela atenção e pelo blog, sempre bacana.
Abraço e parabéns.
Marcel Souza
P.S.: Se quiserem responder também para lista, o mail é revistazero2003@yahoogrupos.com.br

Love Songs no Pânico!

Hoje o Programa Pânico está no clima do Love Songs, com direito a vinheta, músicas românticas (agora, por exemplo, está tocando Bee Gees!), BG e locutor original!!!!!!! Tudo isso porque o convidado de hoje é o Fábio Jr. O dia promete...
Rádio Pioneira ganha destaque na Suiça

Apenas duas rádios de todo o Brasil foram citadas como bom exemplo num estudo latino americano sobre rádiodifusão. Uma foi a emissora Favela FM, de Minas Gerais. A outra foi a Rádio Pioneira de Teresina. O estudo que avalia a qualidade de programação, voltadas a cidadania e valorização cultural foi organizada pela Associação Latino Americana de Educação Radiofônica (Aler) e a Associação Mundial de Rádios Comunitárias (Amarc). A emissora piauiense será apresentada em dezembro na reunião da Cúpula Mundial sobre a Sociedade de Informação, em Genebra, na Suíça.

A indicação foi recebida com euforia pelos que trabalham na emissora, que já está no ar á 40 anos. "Nosso objetivo sempre foi o de dar a população o espaço para que ela se pronunciasse, nós nos colocamos apenas como um meio para fazer com que ela se manifeste e coloque a suas opiniões", disse o radialista Joel Silva, apresentador do Programa Painel da Cidade, que vai ao ar pela emissora. Segundo Joel radialista que já está na emissora desde 1969, o segredo da Rádio Pioneira está em não interferir nas posições e colocações populares. "Eles são os agentes e os transmissores das informações quentes que veiculamos na emissora", disse.

A rádio, que é ligada a arquidiocese de Teresina, ainda foi citada por investir na música regional. Destaque para o programa ?Gente Pioneira?, apresentado por Rosângela Veras que durante três horas, na parte da tarde, coloca no
ar modas de viola e cordel. Além da Rádio Pioneira de Teresina, outra rádio brasileira, a Favela FM, de Minas Gerais, foi citada pela pesquisa como um bom exemplo. A emissora mineira foi Fundada no final da década de 1970 com o objetivo de integrar as comunidades do morro às do asfalto.

Outros bons exemplos na América Latina foram as Escolas Radiofônicas do Equador, a Rádio Bemba, no México, e FM La Tribu, de Buenos Aires. O relatório deverá ser publicado em Inglês e em Espanhol. As emissoras brasileiras escolhidas tentam conseguir fazer com o que o material seja editado também em Português.

Fonte: Jornal DIÁRIO DO POVO, Teresina - PI


Enviado por João Nilton, Barueri - SP
Cantinho da saudade

Olá, amigos da Rádio Base,

Gostaria de saber como obter gravações do Cantinho da Saudade, que o Fiori Gigliotti apresentava na Rádio Bandeirantes. Se vocês puderem me dar alguma dica, fico muito agradecido.

Miguel Sebastião Martins
São Paulo - SP
Repórter Olho Vivo

Amigos da Rádio Base

Justa homenagem ao Roberto Silva, o "Olho Vivo", excelente repórter de campo da Rádio Bandeirantes nos tempos maravilhosos do Fiori Gigliotti. Mas daí a dizer que foi o primeiro repórter de campo do Brasil vai uma distância enorme.
Quando ele começou no rádio, esta função existia havia pelo menos 30 anos, lançada por Pedro Luís, no final dos anos 40.

Um abraço,
Jota Roberto
S.Paulo - SP


Você tem toda a razão, caro Jota, o reportér de campo é tão antigo quanto as transmissões de futeol no rádio.

domingo, 27 de julho de 2003

Rádio Comunitária é o assunto!

O 3º Congresso Estadual da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária será realizado nos dias 9 e 10 de agosto no Centro de Formação Sagrada Família. Informações pelos telefones (11) 3981-1140 / 3052-4435 / 3735-6114.

Fonte: Jornal Diário de S. Paulo

sábado, 26 de julho de 2003

Jà que é pra elogiar...

Bom, aproveitando o elogio que dispensaram à programação da Eldorado FM, e que eu particularmente concordo, quero deixar uma nota sobre a programação da Rádio Brasil 2000 FM.
Hoje ouví a emissora durante um bom tempo à tarde e achei que a programação está mudando... e pra melhor. Lógico que vai demorar para esquecermos das mancadas da emissora nos últimos temposm como a saída do programa Garagem com direito a desculpa esfarrapada e tudo mais, mas se continuarem nesse caminho poderão reconquistar rapidamente o posto de melhor Rádio Rock de São Paulo.
A programação que acompanhei procurou fugir do sucesso fácil de grupos como Linkin Park, Matchbox 20, Detonautas e Bon Jovi, entre outros que rolam em Rádios Pop-Rock por aí. Tocou Moby, Lemonheads (e pasmem, não era Mr. Robinson!!), Blur, The Clash (e pasmem novamente, não era Should I Stay or Should I Go!!!!!), Ultraje a Rigor (das antigas também!) e muitas outras coisas interessantes.
Inclusive na coluna Pensata do nosso amigo Lucio Ribeiro há uma entrevista com o coordenador da Mix FM, o Marcos Vicca, sobre esse "fenômeno" que é as rádios tocarem sempre as mesmas músicas de certas bandas, sem variar um pouquinho a faixa do CD. O endereço é http://www1.folha.uol.com.br/folha/pensata/ult512u135.shtml.
Vou continuar acompanhando a emissora para ver se esse fato se repete também nos outros dias ou é só uma programação "especial" para o fim de semana. Depois eu conto para quem não pôde ouvir.

sexta-feira, 25 de julho de 2003

Chegou a hora da balada de rock mais esperada destas férias!

É amanhã, sábado, no Trip Bar, que rola a Festa do Garagem!

Além da discotecagem matadora do pessoal do Garagem, nosso DJ convidado especial promete mostrar o que há de mais novo no mundo do pop: ninguém menos que o jornalista Lúcio Ribeiro, da coluna Pensata, do Folha Online. Vai ser de arrepiar!!!

Nos vemos amanhã!
Abraços e beijos,
Paulão, Barcinski, Álvaro e Larissa

FESTA DE FÉRIAS DO GARAGEM
26 DE JULHO - SÁBADO - 23h
TRIP DANCING BAR
Projeto All Stars
Rua Fradique Coutinho, 1002, Vila Madalena, SP
(Estacionamento vallet na porta)
Preço: R$ 5,00 (entrada) + R$ 10,00 (consumação)
DISCOTECAGEM: Paulão e Barcinski (Garagem)
+ DJ convidado Lúcio Ribeiro (Folha Online)
Censura: 18 anos
Apoio: London Calling CDs (r. 24 de Maio, 116, loja 15, fone: 223-5300) e Circuito
Registros do Rádio

Olá, amigos da Rádio Base

Meu nome é Rogerio Kruger, moro em Nova Prata no Rio Grande do Sul, sou locutor de uma emissora AM há 20 anos (Rádio Prata) e também sou ligado a tudo que diga respeito a História do Rádio e da TV. Encontrei seu e-mail na bela Home Page do amigo e colega Fábio Pirajá, por isso envio-lhe o link da minha pequena página, que também tem algum material referente a história do rádio e da TV. Minha home page: www.documentarios.cjb.net

Também tenho um grande registro contando a história do "RÁDIO NO BRASIL", uma bela produção da BBC de LONDRES. Este é um dos maiores registros sobre a rádio no Brasil. São 10 programas na íntegra (30 minutos cada), todos convertidos em mp3 (bitrate 192kbps), com a mesma qualidade dos CDs originais. Se alguém se interessar, basta entrar em contato comigo.

Abraços,
Rogerio
Nova Prata - RS
estudiob@uol.com.br


Infelizmente, Rogerio, você não deixa claro se você está vendendo, trocando ou cedendo este material aos nossos leitores. Obrigado e continue na sintonia.

quinta-feira, 24 de julho de 2003

Estamos perto dos 75 mil acessos únicos!!!! Faltam apenas 25 mil para 100 mil acessos!!!!!! Preparem seus rojões!!!!!!!
Rádio Globo em Fortaleza?

Prezados Amigos,

Há uns 4 meses li notícia que a Rede Globo de Rádio estaria se instalando aqui em Fortaleza. Entretanto, tal notícia nunca se concretizou. Vocês sabem de alguma informação sobre esse assunto?

Sandro Ricardo
srvb@fortalnet.com.br


Bom, Sandro, não temos nenhuma confirmação sobre este assunto. Mas creio que algum dos nossos bem informados leitores, ou até mesmo algum radialista da Globo, poderá nos informar alguma coisa, ok? Valeu pela sintonia.
Morre Rogério Cardoso

Faleceu hoje pela manhã o ator e humorista Rogério Cardoso, da TV Globo.
Cardoso iniciou sua carreira há 50 anos em sua cidade natal, Mococa, como contra-regra da Rádio Clube de Mococa, interior de S. Paulo.
Participou também durante muitos anos da Escolhinha do Professor Raimundo, programa criado na rádio Mayrink Veiga em 1952 e que em 1957 já foi transferido para a TV Rio.
Fica aqui a nossa homenagem a esse espetacular ator.
O endereço certo da "Véia"

Se você quiser ir diretamente à página do programa Energia na Véia, da Energia 97, clique aqui, ou digite: http://www.97fm.com.br/programacao/energia_na_veia/

Ah, antes que eu me esqueça: UMA HORA E MEIA É MUITO POUCO PRA VÉIA, OUVIU, SEU SOMBRA??? Não ter anunciantes não é desculpa para não aumentar o tempo do programa. Aliás, amigos publicitários, que tal investir no programa, hein?
Mudanças no dial de Belo Horizonte

Oi, Amigos da Rádio Base,

Depois de algum tempo, estou aqui novamente, gostei do novo site do Rádio Base e das informações a respeito das emissoras por todo Brasil. Bem, como já devem saber, aqui em BH a expectativa é para saber o que entrará na freqüência 89,5 MHz. Já se sabe que a Bandeirantes comprou da LBV a emissora que ocupava esta freqüência. Gostaria que vocês apurassem se a Band entrará em Belo Horizonte com a programação da rede popular, ou se fará uma emissora autônoma como a Educadora FM de Campinas ou a Band Vale.

Obrigado,
Henrique Gallo
Belo Horizonte - MG
Notícias das ondas curtas e do rádio
Por Célio Romais
Todos os horários são no Tempo Universal Coordenado, ou seja, menos 3 horas em relação ao horário de Brasília


ALEMANHA - Uma junta militar conduziu um golpe de estado e assumiu o poder, no dia 16 de julho, em São Tomé e Príncipe. Como a mídia tradicional brasileira tem pouco interesse por aquele país irmão de fala portuguesa, a dica é a sintonia da programação, em português, da Deutsche Welle. De acordo com Adalberto Marques, de Barbacena (MG), as emissões ocorrem às 0520, em 9565 e 17860 kHz. Também às 2000, em 7285, 12045 e 15275 kHz. Lembramos que a DW possui correspondente em São Tomé e Príncipe. Contatos com a emissora: DW, Programas em Português Para a África, 50588, Colônia, Alemanha. E-mail: afriportug@dw-world.de.

ARGENTINA - Vale a pena prestigiar a programação da Rádio Difusão Argentina para o Exterior. Mesmo vivendo situação complicada com sua economia, a Argentina não acabou com as emissões para o exterior da RAE. Em português, a emissora pode ser captada, de terças a sábados, no tempo universal, entre 0000 e 0200, em 11710 kHz, conforma esquema enviado a Adalberto Marques, de Barbacena (MG).

BRASIL - A Rádio Alvorada, de Londrina (PR), tem novo diretor. O padre Silvio Andrei assumiu a emissora, que transmite pela freqüência de 4865 kHz. A direção postal é a seguinte: Rua Dom Bosco, 145, CEP: 86060-340, Londrina (PR). Telefone: +55 (43) 3347.0606. Fax: +55 (43) 3347.0303. Na Internet: www.dialogocomdeus.com.br/radio.html. E-mail: pascom@arquidiocesedelondrina.com.br. As informações são da newsletter da Rádio Mundial Católica, recebida por Adalberto Marques, de Barbacena (MG).

BRASIL - O colega Sarmento Campos, do Rio de Janeiro (RJ), informa que reformulou o sítio que mantém na Internet. Algumas barras de navegação foram aprimoradas. Você pode conferir em: http://radioescuta.aminharadio.com.

BRASIL - O clima de instabilidade política em São Tomé e Príncipe também foi pauta na Rádio Nacional, de Brasília (DF). Nesta semana, a emissora conversou com um locutor de emissora daquele país. A informação é do sítio Comunique-se e foi publicada em http://www.radiobase.cjb.net.

BRASIL EM ONDAS MÉDIAS - A Rádio São Miguel é uma emissora brasileira, de ondas médias, que emite desde a cidade de Uruguaiana (RS). Todas as informações sobre a estação podem ser acessadas em: www.portaluruguaiana.com.br/smiguel.

BRASIL - A Rádio Verdes Florestas é emissora brasileira que emite, pela freqüência de 4865 kHz, entre 1030 e 1400 e, após breve intervalo, entre 2100 e 0300. Os estúdios estão situados no seguinte endereço: Rua Mário Lobão, 81, CEP: 69980-000, Cruzeiro do Sul (AC). Os transmissores estão situados na Estrada do Aeroporto, no quilômetro 2, no bairro Nossa Senhora das Graças, naquele Município. Os telefones da emissora são os seguintes: +55 68 322 3309 e +55 68 322 2634. E-mail: florestas@nauanet.com.br. As informações são do biólogo Paulo Roberto e Souza, de Tefé (AM), em mais um trabalho voluntário em prol do dexismo brasileiro!

BRASIL - A Rádio Clube do Pará transmite, em ondas curtas, pela freqüência de 4885 kHz. Desde Tefé (AM), Paulo Roberto e Souza indica sítio com resumo da história da emissora: http://www.radioclubedopara.com.br/i_historia.htm.

BRASIL - A Rádio Difusora Acreana, que transmite pela freqüência de 4885 kHz, enviou farto material de divulgação ao colega Oséias Fantinelli, de Jacutinga (RS). Além de convidar Fantinelli para visitar Rio Branco, o apresentador Antônio Fiori disse que "nasceu no estado do Rio Grande do Sul e reside há 30 anos na Amazônia". Entre o material enviado, destaque para revista com a história da emissora.

CHINA - O Departamento de Espanhol da Rádio Internacional da China enviou mensagem a todos seus ouvintes pedindo comentários a respeito de um possível aumento em suas transmissões. Deixaria de emitir uma hora e passaria a levar ao ar duas horas de programação, em cada emissão que faz.

CHINA - Para os aficcionados do idioma italiano, aqui vai mais uma dica do Denilson Garcia dos Santos, de Assis (SP): a CRI emite, neste idioma, às 2100, em 9975 kHz. O sinal é regular no Brasil.

CORÉIA DO SUL - Está em andamento mais um tradicional concurso da Seção Espanhola da Rádio Coréia Internacional. Conheça as bases, acessando o sítio do colega Júlio Trenard, que é o seguinte: http://usuarios.lycos.es/trenard/

EQUADOR - Para os ouvintes que desejam aperfeiçoar a língua inglesa, a HCJB - A Voz dos Andes emite o programa Spot Light, entre 2345 e 2400, em 15140 kHz. As emissões são de forma bem pausada e os textos que vão ao ar podem ser solicitados à emissora, via e-mail. A interessante dica é do Denilson Garcia dos Santos, de Assis (SP).

ESPANHA - O programa Amigos de la Onda Corta, da Rádio Exterior de Espanha, também pode ser conferido nos sábados. Às 1800, vai ao ar em 17755 kHz, em emissão destinada à África. Também às 1100, em 13720 e 15585 kHz, tendo a Europa como destino. Outra emissão, nos sábados, para o Japão, pode ser acompanhada às 1100, em 9660 kHz. As informações são de Adalberto Marques, de Barbacena (MG).

ESTADOS UNIDOS - Mais uma dica para quem deseja aperfeiçoar o inglês: a Voz da América emite, entre 0130 e 0200, o Special English, de forma bem pausada. Conforme dica de Denilson Garcia dos Santos, de Assis (SP), a freqüência com razoável sintonia, no Brasil, é 13740 kHz. Confira!

GABÃO - Para os adeptos do idioma italiano, Denilson Garcia dos Santos, de Assis (SP), informa que a Rádio Japão transmite, neste idioma, entre 1030 e 1045, em 21820 kHz. A emissão é retransmitida via Moyabi, no Gabão. A sintonia é razoável no Brasil.

ÍNDIA - Desde Chimbote, no Peru, Cesar Perez informa que recebeu confirmação, por e-mail, da All India Radio, emissora regional de Thruvananthapuram, que emite pela freqüência de 5010 kHz e tem regular sintonia na América do Sul, a partir de 0030.

IRÃ - O dexista venezuelano Julio Trenard recebeu mensagem eletrônica da Seção Espanhola da Voz da República Islâmica do Irã pedindo opinião sobre um possível encerramento de suas atividades em ondas curtas e a utilização apenas da Internet para chegar aos ouvintes. De acordo com o engenheiro Sarmento Campos, do Rio de Janeiro (RJ), "seria o maior suicídio, pois vários países agiriam politicamente e barrariam o acesso ao sítio da emissora iraniana". Nada melhor do que a liberdade de programação proporcionada pelos transmissores de ondas curtas! Enquanto isso, desde Aparecida (SP), Gilson Marcelino Bento informa que a Voz do Irã tem excelente sintonia, no Brasil, às 0130, em 9515 e 11610 kHz. O endereço eletrônico é o seguinte: spanish@irib.ir.

JAPÃO - A Rádio Tampa é a única emissora comercial japonesa em ondas curtas. César Perez, de Chimbote, Peru, recebeu confirmação QSL da emissora, recentemente. Ele ouviu a emissora às 1015, em 9595 kHz. O sítio da emissora, na Internet, é o seguinte: www.tampa.co.jp.

REPÚBLICA CHECA - Adalberto Marques, de Barbacena (MG), lembra que, durante o ano de 2003, a Rádio Praga confirma os relatórios de recepção com cartões que mostram antigas motocicletas fabricadas naquele país.

REPÚBLICA DOMINICANA - Uma dica para ouvir este país é monitorar a freqüência de 4960 kHz. Recentemente, o dexista venezuelano Adán González informou ao DX Listening Digest, de Glenn Hauser, que captou a retransmissão de uma emissora FM, ao invés da Rádio Cima 100, que tradicionalmente ocupa o canal.

REPÚBLICA DOMINICANA - A Rádio Amanecer Internacional é uma emissora da República Dominicana que transmite na freqüência de 6025 kHz. Pode ser captada, por volta de 0900, como fez o Arnaldo Slaen, que ouviu, em Buenos Aires, a emissora.

SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE - Em relação ao clima de instabilidade política verificado neste país africano, o dexista dinamarquês Anker Petersen enviou interessantes informações ao DX Listening Digest, de Glenn Hauser, sobre a planta de transmissores que a Voz da América possui em Pinheira. De acordo com ele, o diretor da VOA, naquele local, informa que "as operações da emissora não foram afetadas". A Voz da América tem 80 empregados no local. Por sua vez, o dexista belga Guido Schotmans informou ao DX Listening Digest que as emissões da Voz da América, em 4960 kHz, emitidas desde Pinheira, foram ouvidas normalmente.

SÍRIA - A programação, em espanhol, da Rádio Damasco é um excelente contraponto ao que a mídia tradicional brasileira informa não só em relação à Síria, como também ao Oriente Médio. Nas quartas-feiras e domingos, a emissora transmite o programa Através de la Prensa Árabe. São irradiadas informações que, muitas vezes, além de contrapor, desmentem totalmente as versões da "imprensa amiga ocidental".

Saiba mais, acessando http://radioescuta.aminharadio.com
"Meu desenho favorito era o Speed Racer"

"É verdade, não perdia um, cara. Era tão vidrado, que fazia corrida com meus amigos. Colocava palitinhos naquela água que corre na beira da calçada e mandava ver rua abaixo. O meu carro era o Match 5 e o do meu irmão era o Corredor X. Putz, como era legal". Esse emocionado depoimento eu ouvi agora há pouco no programa Energia na Véia da Energia 97, de segunda a sexta, das 7h30 ás 9h, horário de Brasília. O programa rola todos os flash backs possíveis e imagináveis, desde os hits dançantes da discoteca até a inusitada regravação de "Don't go break my heart", com Elton John e a traveca Ru Paul.

E no melhor estilo "Garagem", eles lembram jingles e programas de tv do passado. Hoje mesmo, o DJ Silvio tocou um jingle da extinta poupança Bamerindus. Quem souber, cante comigo:

"O tempo passa
O tempo voa
E a poupança Bamerindus
Continua numa boa
É a poupança Bamerindus"


O programa só tem um defeito: UMA HORA E MEIA É MUITO POUCO, VIU SEU SOMBRA? O PROGRAMA TINHA DE TER UMAS 3 HORAS, NO MÍNIMO, TÁ?
Querido, os links sumiram!!!!!!!!!!

Calma, meu bem, eu vi, mas vou tentar consertar isso o mais rápido possível. Internet grátis é isso aí mesmo. Mas se você quiser acessar nossa tabela de links, arquivos sonoros, escritos radiofônicos, o dial das rádios paulistanas, anote aí nosso endereço: http://www.radiobase.rg3.net. Ou se a coisa esyiver embaçada, anote o endereço http://br.geocities.com/radiobase2000/. Não ver por falta de endereço que vocô vai chegar onde quer, não é mesmo?

quarta-feira, 23 de julho de 2003

TV no Rádio

Ontem assistindo ao Jô Soares me lembrei do post falando da burrice de um programa de TV em rádio....pior q ele ainda entrevistou um estrangeiro...os ouvintes não podiam nem ler a legenda....qdo o Jô falou "também transmitido para a Rádio CBN" eu não sabia se ria ou chorava.

Fernanda Fragale
Brasília-DF
Locutores da Antena Um!

Que time, hein?? Grandes nomes já passaram por essa emissora, pena que os profissionais que hoje lá estão sejam tão pouco utilizados. Nem pra anunciar/desanunciar as músicas...
Bom, dessa lista que o Marco mostrou, conseguí localizar alguns:

Celene Araújo - Já passou pela TV Globo, TV Record e TV Manchete. Hoje ministra cursos de "Media Training", que auxilia políticos e empresários que têm de enfrentar frequentemente a midia a controlarem sua voz e sua postura. Seu site é http://members.tripod.com.br/Celene/.

Antonio Viviani - Membro do Clube da Voz, é um dos melhores locutores comerciais do mercado. Diariamente imitado por Beto Hora no programa Na Geral, Viviani é a voz por trás de alguns comerciais do guaraná Kuat, novo Toyota Corolla e Nestlé (aquele do "Sorria, meu bem, sorria").

Darcio Arruda - A ultima vez que ouví falar do Darcio Arruda foi quando a PSN, rede de TV norte-americana, fechou as portas, em fevereiro de 2002. Ele foi um dos funcionários que a emissora deixou na mão...

terça-feira, 22 de julho de 2003

Informação sobre os locutores da Antena 1

Olá, amigos da Rádio Base,

Gostaria de saber se vocês se poderiam me ajudar. Como grandes afccionados por rádio (que nem eu), haveria possibilidade de me fornecerem uma lista dos locutores que atuaram na Antena Um entre 1981 e 1982, e se possível, por onde eles andam agora?

Sem mais, agradeço.
Haroldo Silva
São Paulo - SP


Olá, Haroldo,

Vamos ver se eu me lembro de cabeça: Celene Araújo, Antonio Viviani, Darcio Arruda, Julio Cesar, Pedro de Alcântara, Tony Astassiê. Infelizmente só me lembro desses. Deve haver mais. Se alguém souber, ou tiver trabalhado lá nessa época, por favor nos avise, ok? Quanto ao paradeiro deles, quem pode dar alguma indicação é o Marcos Lauro. Um abraço e continue na sintonia, certo?
Sai a Light e entra o Pop

A Rede Transamérica Light – voltada para o público adulto das classes A e B – deixará sua afiliada em Gramado, no Rio Grande do Sul. No lugar, entrará a programação da Transamérica Pop – direcionada para pessoas entre 15 e 29 anos. A mudança foi baseada num estudo que apontou a preferência pela segunda opção na grade pelos ouvintes. (Diário de São Paulo)
Site novo de rádio no ar

Alô, amigos da Rádio Base!

Graças a Deus meu programa na Metropolitana FM de São Paulo tem sido um grande sucesso. O Pista Máxima (segunda a sexta, das 2 ás 3 da tarde) tem crescido e crescido. Mas hoje escrevo para lembrar que estou inaugurando o meu site. Apesar de estar prestes a ser reformulado, vale a pena ouvir os "arquivos de som", onde reproduzo algumas entrevistas realizadas no programa "Galera do Rádio" ( Imprensa FM de São Paulo, 102, 5 MHz, aos domingos, 21hs). Tem locutores, coordenadores, jornalistas, enfim, gente que tem o que dizer!

Vale a pena! Ficarei feliz em saber que você navegou por lá! O endreço é: www.flaviosiqueira.com

Abração e valeu!
Flávio Siqueira
Rádio no outdoor

Circulando aqui pelo centro de S. Paulo, ví um outdoor da Band FM, agradecendo à audiência pelos dois anos na liderança.
Já comentei há um tempinho sobre os outdoors da Tupi Rio que foram colocados aqui em S. Paulo, pelo mesmo motivo da Band FM, mas pelo que nos informaram, a intenção da Tupi era de mirar possíveis anunciantes aqui de S. Paulo.
Pelo jeito, o outdoor está sendo um bom veículo e está auxiliando bem o rádio!
Site novo no ar

Alô, amigos da Rádio Base!

Graças a Deus meu programa na Metropolitana FM de São Paulo tem sido um grande sucesso. O Pista Máxima (segunda a sexta, das 2 ás 3 da tarde) tem crescido e crescido. Mas hoje escrevo para lembrar que estou inaugurando o meu site. Apesar de estar�����������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������
Radiohistória inaugura novo layout e ganha mais conteúdo

Voltado a contar as histórias que envolvem o rádio brasileiro, o website Radiohistória, inaugurado em outubro de 2002 (ano em que o rádio fazia 80 anos no Brasil) traz um novo layout. O novo design, que alia uma temática clássica à funcionalidade, vem carregado de novos espaços que permitem que o radionauta possa se expressar com mais liberdade.

Com seções inovadoras, o site pretende transformar o leitor em um contador de histórias. O Radiohistória está com canais diretos para que o leitor possa contar suas histórias e as curiosidades relacionadas ao meio. Também possui uma seção aonde há entrevistas com grandes nomes que fizeram parte da história do rádio e também o espaço "Grandes Locutores", onde serão contadas frequentemente as histórias dos grandes nomes do rádio brasileiro.

O Radiohistória está funcionando no http://www.radiohistoria.cjb.net e as críticas, opiniões e sugestões poderão ser encaminhadas diretamente aos seus idealizadores no e-mail radiohistoria@planetaradio.zzn.com .

Por Cássio Silvério


Em breve, você poderá ouvir os Arquivos Sonoros da Rádio Base no Rádio História.

Marque sua agenda: a Festa do Garagem é no dia 26!!!!

Amigos e amigas do Garagem: contagem regressiva para nossa festa de férias!

É neste sábado, dia 26, no Trip Bar, a melhor festa de rock da cidade!

Vamos ter um convidado que tem dado o que falar nas suas últimas discotecagens: o jornalista Lúcio Ribeiro, da coluna Pensata, do Folha Online, onde ele sempre adianta as novidades do mundo pop. Além do Lúcio, teremos a discotecagem do pessoal do Garagem botando tudo pra quebrar. Imperdível!

Nos vemos lá!
Abraços e beijos,
Paulão, Barcinski, Álvaro e Larissa
FESTA DE FÉRIAS DO GARAGEM
26 DE JULHO - SÁBADO - 23h

TRIP DANCING BAR
Projeto All Stars
Rua Fradique Coutinho, 1002, Vila Madalena, SP
(Estacionamento vallet na porta)
Preço: R$ 5,00 (entrada) + R$ 10,00 (consumação)
DISCOTECAGEM: Paulão e Barcinski (Garagem)
+ DJ convidado Lúcio Ribeiro (Folha Online)
Censura 18 anos
Apoio: London Calling CDs (r. 24 de Maio, 116, loja 15, fone: 223-5300) e Circuito
Mestre Miller Maia lança seu livro

Roberto Maia e Carlos Alves Jr. convidam você para o lançamento do segundo volume do livro "Rock Brasil - um giro pelos últimos 20 anos do Rock verde e amarelo". O lançamento será no próximo dia 29 de julho na Saraiva Mega Store do Morumbi Shopping em São Paulo a partir das 19h. Noite de autógrafos com os dois autores e presença confirmada de várias bandas. A gente se encontra lá!

Carlos Alves Jr.
Roberto Maia
Rock Brasil vol.2 - o livro

segunda-feira, 21 de julho de 2003

Eldorado e USP "quebrando" a programação

Amigos da Rádio Base,

É facilmente perceptível a melhora na programação musical da Eldorado FM. Apesar dos renitentes "lançamentos" que insistem ainda em recheá-la de porcarias e deixá-la com cara de "qualquer rádio", (Ed Motta, Marina Lima, Jorge Vercilo, U2, Red Hot), tenho sentido com bons ouvidos a volta de sons que haviam sido retirados da programação, como por exemplo, Paco de Lucia, Erika Badul, Buena Vista Social Club, David Brubeck e até eruditos como Vivaldi e Bach. Aliás, é muito interessante essa presença de música erudita, misturada à popular. Dá um a "quebrada" na programação.

Espero que tenha sido apenas a fase de transição que tenha feito a qualidade e o bom gosto da rádio despencarem, carregando junto a audiência. Só falta agora a volta dos bons programas, como Sunrise, Sunset, Hora da Vitrola, Especial do Ouvinte. É esperar para ver. Ou ouvir, no caso.

Por falar em programa de rádio, tenho ouvido e gostado do Clip Informática, programa que vai ao ar aos domingo às 11 da manhã pela rádio USP. É mais um que dá uma "quebrada". No meio de informações e entrevistas sobre as últimas novidades em informática, a programação musical é uma verdadeira vitrola com músicas pouco convencionais no meio rádio, contrapondo-se com o assunto tema do programa: modernidade.
Vale a pena conferir.

Abraços
Daniela Brusco
São Paulo - SP

Ontem saiu uma grande reportagem sobre arrecadação de direitos autorais na Folha de S. Paulo.
Mas vamos só ao que nos interessa: o rádio!


Ecad vê inadimplência; rádios contestam valores

PEDRO ALEXANDRE SANCHES
da Folha de S.Paulo

Mesmo com os progressivos aumentos de arrecadação, o Ecad localiza nas emissoras de rádio a fonte de seus maiores prejuízos: 50% delas estariam inadimplentes, não pagando nada aos autores pela veiculação de suas músicas.

"Em 2002 arrecadamos cerca de R$ 20 milhões em rádio. Poderiam ser R$ 40 milhões", afirma Glória Braga, do Ecad. Esse índice de inadimplência, ela diz, obriga o Ecad a investir grande montante de dinheiro para mover ações judiciais --hoje são 7.000 em curso- contra rádios, TVs, casas de shows e outros estabelecimentos.

Os pagamentos de rádio costumavam ser acordados entre o Ecad e a Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão), mas o acordo se rompeu em junho de 2001, após uma tentativa de reajuste pelo Ecad.
"Eles queriam aumento de 10% no primeiro ano, 10% no segundo e 17% no terceiro. Como é possível concordar com isso se temos um mercado em recessão?", pergunta Paulo Machado de Carvalho Neto, presidente da Abert e ex-diretor da rádio Jovem Pan.

O Ecad argumenta que em geral emissoras de pequeno e médio porte pagam regularmente suas contas, enquanto as mais poderosas são as que mais resistem.

"Imagino que o preço não seja ruim, porque se fosse a rádio pequena não pagaria. É um problema político da Abert. Seus diretores são os donos das grandes emissoras de rádio", diz Glória.

Machado Neto refuta essa afirmação, dizendo que todas as emissoras têm representatividade na Abert. "Nosso objetivo é encontrar um ponto de equilíbrio. Entendemos que devemos pagar, não queremos "tungar" ninguém. Mas os valores têm que estar dentro do real, do possível."

-----------------------------------
Esse negócio de direito autoral sempre foi um assunto discutível, já que é por amostragem. É difícil vermos autores vivendo de suas obras.
Sei que nos EUA a briga é com as rádio online. O "Ecad" de lá quer cobrar direitos das webradios de qualquer jeito...
Pano rápido

Osmar Zani, diretor artístico da News AM, está preparando a nova programação da emissora. A estréia está prevista para agosto e promete muitas novidades. Já Samir Razuk, com mais de 40 anos de experiência em rádio e que por muito tempo trabalhou na Bandeirantes, assumiu a direção comercial da Scalla FM. (Diário de São Paulo)

"Hilda Costa é uma gracinha!!!!"

Certamente é o que deve dizer Hebe Camargo quando ouve o Show da Madrugada, da Rádio Jovem Pan. A moça é uma simpatia em pessoa. Não faz nenhum pouco aquele estilo "vamp" de outras locutoras noturnas. É alegre e dona de um colóquio que faz qualquer um atravessar a escuridão da madrugada sentindo-se reconfortado pelas ondas do rádio. Bem que a moça merecer um aumento de salário, hein, seu Tuta? E o programa, um bom anunciante, hein, caro publicitário. Eehehe. Não perca, de segunda a sábado, sempre a 1h da madrugada.
Reflexões a respeito da Rede Transamérica

Prezado Marco e amigos da Rádio Base,

Li algumas críticas a respeito da Rede Transamérica e também a reportagem da coluna de rádio da Folha de São Paulo a respeito da crise de audiência da rede. Escrevi no site Preserve o Rádio AM - http://www.preserveoam.hpg.com.br - um texto sobre a crise e ela se deve a uma crise de identidade que a emissora tanto quis passar, de tão oportunista que quis ser. Ela parece que queria se livrar da imagem que a consagrou, de rádio pop, numa forma mais ou menos parecida que a Rádio Cidade do Rio de Janeiro, que por sua vez teve a frustração de nunca ter tido a trajetória da Fluminense FM.

A Transamérica também quis ser "rádio alternativa", como a Cidade, no mesmo ano de 1995. Tinha até um lema, muito vago e discutível: "Aqui toca música de verdade". A programação não pegou, a rádio voltou ao pop em 1996 e parte de sua equipe levou sua experiência para a 89 FM, na época já caminhando para ser uma mera "Jovem Pan 2 com guitarras" (cujo auge foi convidar o produtor das coletâneas "As Sete Melhores" para comandar a chamada "rede rock").

Aí a Transamérica, em 2001, tentou ser uma "rádio AM em FM". Já havia tido alguma experiência parecida em 1993 e 1994, sem muito êxito. Mas em 2001 a estratégia foi mais ambiciosa, uma tendência das FMs politicamente corretas do Brasil, que imitam a programação das AMs para desviar a atenção dos ouvintes à Amplitude Modulada ou até mesmo às discussões sobre a implantação do AM digital. Com programas tipo "Transamérica Esporte Clube" e "Transnotícias", a Transamérica até endoidou, pois acabou aderindo à grande dicotomia das FMs comerciais, a dicotomia Jovem Pan 2 versus CBN (ou, para usar um paradigma mais político, "A Voz do Brasil").

As transmissões esportivas da Transamérica, como a maioria esmagadora das transmissões do tipo feitas (na base do empurra) em FM, mais parecem rádio AM dos anos 70. Vale lembrar que o "puro som" das transmissões esportivas em FM é mito: o som é tão ruim quanto as piores AMs e o contraste entre as vinhetas e a transmissão é terrível. Sem falar que os ouvintes das transmissões esportivas em FM são mas exibicionistas e arrogantes do que os de AM, estes mais pé-no-chão e menos afeitos a praticar poluição sonora até durante partidas noturnas (que às vezes vão até 23:30 h).

A Transamérica Pop ou Hits são apenas rótulos. A Rede não consegue dizer a que veio, e essa tentativa de agradar todos os públicos, papagaiando ora as rádios alternativas, ora as emissoras AM, sem qualquer adaptação ou investimento digno, é que provoca seu fracasso em todo o país.

Se era para investir numa programação AM voltada ao público jovem, por que não investir então numa rede própria na faixa da Amplitude Modulada? A Transamérica está perdendo a chance de revitalizar o rádio AM com uma programação jovem. Mas fica muito fácil e cômodo fazer "rádio AM" nas FMs, porque é mais barato e dá uma impressão de que o rádio FM ficou mais "certinho", metido a inteligente e falsamente revolucionário.

Por isso, não dá para chorar o leite derramado. A Transamérica, na tentativa de ser "vanguarda", perdeu o rumo. Terá que aceitar o baixo Ibope de sua programação AeMizada e mudar sua programação, deixando a Transamérica Hits para o perfil popularesco, a Transamérica Pop para o pop dançante e o pop-rock mais leve (tipo CPM 22, Matchbox 20, Bon Jovi) e criar uma rede de AMs - sem sucumbir à farsa chamada "transmissão AM+FM" - para abrigar a programação noticiosa e esportiva. Do jeito que está só vai dar Translanterna. Com a luz pifada, aliás.

Um abraço a todos do Rádio Base.

Alexandre Figueiredo
Rio de Janeiro - RJ

domingo, 20 de julho de 2003

Tem música no esporte!!!

Mesmo que você não goste muito de ouvir esporte no rádio, sintonize de vez em quando as emissoras AM na manhã de domingo. De repente você pode ouvir a dupla da Fórmula 1 da Bandeirantes Fábio Seixas e Flávio Gomes cantando " O Mar serenou" , de Clara Nunes, ou Milton Neves dando uma de DJ na Jovem Pan AM tocando "Freak Le Bum Bum", da Gretchen!!
Rubens Barrichello do Brasil!!!!!!!!!!

O tampinha acaba de ganhar o grande prêmio da Inglaterra, em Silverstone, circuito que consagrou Ayrton Senna, Piquet, Emerson!! E desta vez o alemão ficou bem atrás. Sorte das emissoras que estão transmitindo o campeonato deste ano, o mais emocionante deste a morte de Senna. Pena que a Rede Transamérica desistiu de transmitir o evento.

"Dentro da baleia mora mestre Jonas...."

Era uma das canções que o lendário trio Sá, Rodrix e Guarabira cantavam na década de 70 e que a finada FM 97 tocava pontualmente quando começou as suas transmissões em 1983. Agora este hit pode ser ouvido na Kiss FM, dentro do programa Made In Brazil. Só espero que esta e outras pérolas do rock nacional estejam em breve na programação normal da emissora.

sábado, 19 de julho de 2003

Record AM clona Record TV
Magaly Prado
Da Folha Online

Fiquei ouvindo a "nova" programação da Record AM esta semana. Nada de muito novo. Entraram alguns comunicadores que vieram da TV. E levaram também aquele estilo meio de denúncia, com tom indignado e no pique de programas como o "Cidade Alerta" da TV.

Ricardo Capriotti, pela manhã, das 7h às 8h, não é mal, porém é do tipo televisivo. É jornalismo, notícias principais do Brasil e do mundo, muito sobre o futebol, e o que o rádio sabe melhor fazer: trânsito na cidade e movimentação nas estradas.

No horário do almoço, outra dose de jornalismo com Eleonora Paschoal e Ulisses Rocha, também nada contra os repórteres. São também televisivos com entonação dos programas sensacionalistas. Mas, bem que poderiam deixar espaço para os radialistas, hein?

Cristina Rocha vem na sequência. Ela segue a linha mais popular como faz há séculos Paulinho Boa Pessoa na frequência 1.000 pela manhã. Conversa com o ouvinte, com o artista convidado, quer dizer, pelo que senti, ela fala sem parar, meio rápido, de um jeito ansioso, acho que acaba deixando o ouvinte cansado. Eu fiquei. Mas ela não foge do estilo dos comunicadores populares, só fala de forma exaltada demais.

Acho que a Record pela tradição que tem, poderia caprichar na programação e incluir nomes de peso aliado a novos comunicadores com idéias diferentes. Resta o Cacá Rosset a incumbência de fazer algo de diferente no AM. Vamos torcer!
Guia Rádio Base - Os melhores programas para se anunciar

Giro Esportivo

Um resumo das principais notícias esportivas e dos principais acontecimentos do futebol ao longo do dia, com análises, reportagens e entrevistas feitas pela equipe esportiva da Super Rádio Tupi.

Giro Esportivo
Super Rádio Tupi Rio de Janeiro, AM 1.280 KHz
www.tupi-am.com.br
Domingo a sexta feira, 22h
Patrocinador: Bavaria

Esta é a nova home page do nosso blog

Seja bem vindo!!!!!!!!!
Festival de Inverno na Cultura FM

Amanhã, domingo, a Cultura FM apresenta, dentro da programação especial sobre o Festival de Inverno de Campos do Jordão, o programa “Encontros Musicais – Debate”. A atração irá ao ar a partir das 14h. Apresentação do maestro Walter Lourenção. (Diário de São Paulo)
Get' Up Especial na Jovem Pan

O “Get’ Up”, apresentado pelo rapper Xis na Jovem Pan FM, tem amanhã uma edição especial em comemoração ao primeiro aniversário do programa. Entre os convidados estarão KL Jay, dos Racionais MCs; DJ Grande Master Ney; e o produtor musical Tuta Aquino. Além disso, a seleção de músicas executadas será resultado dos pedidos de ouvintes. Vai ao ar a partir das 22h. (Diário de São Paulo)
AÇÃO, CIDADANIA E SOLIDARIDADE BUSCA VOLUNTÁRIOS

A ONG "Ação, Cidadania e Solidariedade" necessita de voluntários, para atuarem na área de atendimento ao público, tradução, Internet (web master, web designer), profissionais liberais (advogados, psicólogos), ou quem possa ajudar a entidade de alguma forma. O jornalista Ricardo Faria, fundador e coordenador do "Ação, Cidadania e Solidariedade" ( www.procurase.org ), pretende fundar outras sedes para o atendimento ao público em outras cidades, tendo como alvo inicial as cidades do Rio de Janeiro e Salvador.

Os interessados em participar da entidade poderão escrever para Caixa Postal: 55056 , São Paulo, SP, Cep 04733-970, ou para o e-mail: voluntario@procurase.org

========================================
Serviço:
Ação, Cidadania e Solidariedade
Rua Dona Ana Pimentel, 245
Cep 05002-040
São Paulo - SP
Tel. (11) 3675-1491
http://www.procurase.org