segunda-feira, 3 de novembro de 2003

Uma geral sobre a Brasil 2000 - Folha de S. Paulo

Uma rádio dos sonhos

GUILHERME WERNECK
DA REPORTAGEM LOCAL - FOLHA DE S. PAULO


Nos últimos anos, ouvir as rádios que tocavam rock em São Paulo era uma chatice sem fim. Pelo menos para quem realmente gosta de música e não tem paciência para ouvir dois milhões de vezes as mesmas faixas de trabalho de bandas impostas pela gravadoras ou os mesmos hits de bengala de dinossauros como o Deep Purple e o Aerosmith, repetidos até a náusea.
Agora, quem tem vontade de conhecer músicas novas e não se preocupa em perpetuar preconceitos, ouvindo um só tipo de som, encontra um refúgio mais próximo do que as rádios gringas que transmitem boa programação pela internet.
Isso porque a Brasil 2000 FM (107,3) deixou de tentar competir com as rádios comerciais e começou a apostar na diversidade.
O responsável pela mudança é Kid Vinil, 48, que assumiu a programação da rádio com a proposta de tocar de tudo, de independentes a clássicos do rock. "Não temos mais um playlist pré-definido. Não trabalhamos mais com a idéia de que temos de tocar a mesma música de manhã, de tarde e de noite, para o ouvinte ficar com ela na cabeça."
Com isso, a Brasil 2000 se transformou numa rádio de sonhos, antenada tanto nas novas bandas que aparecem lá fora quanto nas que surgem por aqui. "Estamos abrindo espaço para sons que não chegavam às rádios, como os independentes, e também para as pessoas conhecerem mais de um mesmo disco. Um bom disco não tem só uma música. Então, por que não tocar as outras?" Uma pergunta que tem sido respondida na prática. Em uma mesma manhã, é possível ouvir um clássico do Velvet Underground, a nova do Black Rebel Motorcycle Club, um Frank Zappa doido, uma viagem eletrônica do Ladytron, uma fofice do Belle & Sebastian e um sucesso do Charlie Brown Jr.
Mas, como quando a esmola é grande, o santo desconfia, vale perguntar se essa primavera tem hora para acabar. "Não temos nenhum prazo, várias pessoas apresentaram propostas para reformular a rádio e a minha foi escolhida. É um projeto que veio para ficar", diz Kid Vinil.
Além da programação, há outras mudanças na Brasil 2000, como a volta do "Garagem", apresentado pelo colunista do Folhateen Álvaro Pereira Jr. e pelos jornalistas André Barcinski e Paulo César Martin, e a reformulação do "Brasileiros e Brasileiras", que abre espaço para bandas tocarem ao vivo no estúdio e agora chama "Brasil 2000 ao Vivo".
Mas isso é só o começo. Kid Vinil diz que pensa em criar novos programas em 2004. "Estou estudando propostas, mas tem de ser programas com conteúdo diferente. Não dá para propor um programa de eletrônica ou de música independente, porque isso a gente já mostra na programação normal", diz.
Para ouvir a rádio na internet, acesse www.brasil2000.com.br.

Nenhum comentário: