terça-feira, 11 de novembro de 2003

Medição do Ibope em Campinas

Amigos da Rádio Base,

Aqui em Campinas mantemos o site RadioCamp e a maior dificuldade encontrada é conseguir numeros de audiência das Rádios. Está certo que as medições são mais espaçadas que SP, mas imagino que ao menos de 3 em 3 meses deva acontecer.

Em julho conseguimos uma "doação" da pesquisa de maio/junho -
Depois não consegui mais nada. Será que houve mesmo nova medição em Campinas pelo IBOPE? E como se faz para conseguir os dados? Mesmo que seja de uns dois meses de atraso, sem problemas. Se for com esse atraso, há alguma ilegalidade nisso?

Edson Bachiega
Blog Radiocamp
Campinas - SP


Pois é, amigos do Radiocamp. Apesar de compreendermos que estas pesquisas são pagas pelas próprias emissoras, não achamos que isso deva ser motivo para que estes dados não sejam divulgados, pelos menos os mais gerais. Pelo contrário, daria mais crédito ao levantamento. Não faz o menor sentido que só os próprios clientes as divulguem quando melhor lhes convier e ainda de forma que muito parcial. Quem vai dar credibilidade ao Ibope quando a Bandeirantes alardeia aos 4 cantos que é "líder de audiência em jornalismo" em São Paulo? O que isto significa exatamente?

Creio que o Ibope deveria passar dados mais específicos pelo menos para a imprensa especializada em TV e rádio, como é o caso de vocês, o nosso aqui, o de Laura Matos na Folha de São Paulo, do Comunique-se, etc, ainda que essa esquisa seja baseada em apenas 200 entrevistas diárias, o que é um abusrdo numa praça como São Paulo. A amostra deveria ser bem maior. Creio que aí não lançariam dúvidas sobre a lisura e a precisão desta esquisa de rádio.

Na medida do possível continuaremos divulgando este tipo levantamento, com ou sem a colaboração do Ibope ou de outros insitutos de pesquisa que resolverem divulgar seus dados sobre rádio no Brasil. Trata-se de uma informação de interesse de todos, principalamente dos leitores da Rádio Base. Mas, infelizmente, no caso do Ibope, este blog não pode avalizar a precisão de sua pesquisa de audiência em rádio.

De qualquer forma, o Ibope vai ter de mudar sua postura quanto a divulgação de dados porque o seu concorrente em levantamento de audiência em televisão divulga todos os dias a sua pesquisa diária em seu próprio site, sem que isso prejudique a prestação de serviços à sua clientela.

Quem quiser conferir a pesquisa de audiência de TV do Data Nexus é só clicar aqui.

Nenhum comentário: