quarta-feira, 27 de agosto de 2003

Vítimas da violência

O Velho Oeste é Aqui!
Pesquisando sobre Rádio na Internet, cheguei até o site da ACERT (associação cearense de emissoras de rádio e televisão) E qual não foi o meu espanto em constatar o que acontece pôr lá (Ceará). Assassinato de radialista em pleno estúdio, destruição de transmissores e etc. Então eu me perguntei, será que isso só acontece lá? Para constatar o que escrevo o site é: www.acert.org.br

Um abraço, Nilton Oliveira
São Paulo - SP


Infelizmente, não, Nilton. O bom profissional de comunicação, mesmo em centros urbanos maiores, está sujeito à violência de todas as espécies, principalmente quando "afronta" interesses de pessoas " poderosas" em sua região. Acontece no país todo. E não é só violência física, não. É retaliação econômica se ele for dono de um pequeno jornal ou rádio, é assédio moral se ele for diretor ou editor e até ameaças de demissão a repórteres e outros profissionais de rádio, tv e jornal, vindo por parte de anunciantes que "pressionam" seus superiores.

Há inúmeros casos de violência contra profissionais de imprensa e de mídia de um modo geral, desde o caso Tim Lopes até a o fotógrafo da Época, passando pela jovem repórter de de um jornal do interior paulista morta tiros à queima roupa.

Esses trogloditas pensam que podem comprar a consciência dos profissionais de comunicação dando-lhes benesses indevidas, jabaculês, ou simplesmente ameaçando-os, an vã eserança de tê-los na palma da mão. Há uma minoria que acaba aceitando esse assédio e até se saindo bem finaceiramente. Mas a grande maioria, apesar da conjuntura difícil do mercado de trabalho, não abre suas pernas, não vende sua dignidade profissional nem seu ponto de vista por preço algum. Estes sim são os indispensáveis para a sociedade. A escória, não.

Nenhum comentário: