segunda-feira, 25 de agosto de 2003

Uma rádio para quem merece

Olá, Marcos e amigos da Rádio Base,

Faz um bom tempo que não dou as caras por aqui. Pois é, ando ocupado com afazeres partuculares, mas sempre que posso, visito o Rádio Base. Quero deixar aqui uma provocação para os dois Marcos e os outros leitores do blog. É tipo vestubular, alternativas. Vamos ao enunciado.

-Os leitores vão usar a sua imaginação para visualizar uma favela, dessas que encontramos nos grandes centros. De repente, começa a funcionar nela uma rádio pirata que transimite para essa comunidade. A idéia dá certo e jovens que não tinham lá muita coisa para fazer passam a se engajar voluntariamente no projeto, fazendo programas, operando equipamentos e tudo o mais. Qual das duas alternativas vocês preferem?

a) Que a Anatel feche essa emissora e a rapaziada que dela fazia parte voltem a ter a maior parte do seu tempo ocioso e, com isso, passem a mexer com drogas, caiam no banditismo e assaltem a mim ou a você no meio da rua?

b) Que a emissora continue funcionando e que, mesmo ilegal, ela sirva como um meio de inclusão social para essa galera.

Aguardo as respostas
Abraços
Rodney Brocanelli


É simples, Rodney:

Antes de mais nada quero dizer o seguinte:

a) No meu caso, não preciso imaginar uma favela. Morei em frente a uma por mais de 25 anos e deixei muitos amigos lá. Para o meu azar e para a sorte deles a prefeitura do local dá muito mais atenção a eles do que a mim que não mora em favela. Para alguns políticos, a favela é um curral eleitoral perfeito. Quando eles batem o pé, são atendidos na hora. Sabe por quê? Porque são unidos e sabem que o voto deles têm peso. Besta somos nós que botamos a boca no trombone ou nem ao menos brigamos.

b) Não é a falta de uma rádio para "brincar" ou de uma praça de esportes é que vão fazer com que esta garotada gaste seu tempo ocioso praticando crimes. É a falta de escolas decentes que funcionem em tempo integral, o descaso do poder público em assistir os mais carentes e o desemprego é que empurram essa molecada para a bandidagem. Mas isto é assunto para outros blogs que falam de política, etc.

c) Ainda vale aquela máxima do grande filósofo brasileiro Joãosinho Trinta: "Pobre não gosta de miséria, obre gosta de luxo, de conforto. Quem gosta de miséria é intelectual". Logo nenhum jovem favelado precisa ser tratado como "coitadinho". O que ele precisa é de oportunidade, de uma chance para crescer. Mas isso é muito mais responsabilidade do poder público do que nossa, certo? E não é fazendo rádio pirata é que ele vai conseguir isso. Ou vamos transformá-lo em "sem rádio"?

Isto posto, vamos ao que interessa:

a) O pessaoal da Favela se junta, vai ao cartório e cria uma associação para os devidos fins, ou seja criar uma associação comunitária.

b) Com a associação formada, vão até o Ministério das Comunicações e pleiteiam um concessão para uma rádio comunitária na região. Só que concessão de rádio comunitária aqui na Grande São Paulo tecnicamente é impossível. O dial está entupido de rádios comerciais e rádios que andam, etc.

c) Se esta alternativa estiver difícil de se concretizar, o pessoal se junta e cria um serviço de alto falantes, cabeando o local e colocando caixas acústicas em vários pontos do lugar. Gente com criatividade e conhecimento técnico é que não falta para isso. É só usar a cabeça. E é muito mais interessante do que montar uma rádio que vai transmitir para fora da favela e atrapalhar a audição de outras emissoras. Esse serviço só vai ser ouvido por quem realmente interessa, certo?

d) E se os modos convencionais de "broadcasting" são impeditivos, ainda existe a internet que pode ajudar bastante nisso. Há tempos um amigo meu mantém uma web radio, que não depende de concessões, nem de espaço no dial. Há outros que estão tentando botar uma rádio "on demand" (pré-gravada) no ar, com uma qualidade razoável. A lgumas rádios convencionais começaram a investir em transmissão também pela internet. Isso sem contar as futuras rádios DAB, com sinal direto vindo do satélite que podem chegar algum dia aqui e as emissoras de Tv por assinatura que reservam alguns canais para rádios AM, FM e canais de áudio exclusivo.

e) Caro Rodneym do jeito que essa molecada é esperta, eles vão encontrar um jeito fácil e barato de fazer sua rádio, sem precisar apelar para essa droga de pirataria.

Um abraço.

Nenhum comentário: