sábado, 16 de agosto de 2003

Projeto "Manuelzão" terá oficinas de rádio

Por Luiz Otávio, de Belo Horizonte

O projeto "Manuelzão", da Universidade Federal de Minas Gerais, que tem como objetivo atual investigar as causas da devastação do rio das Velhas, um dos afluentes do São Francisco, e resgatar sua bacia hidrográfica em termos ambientais e sociais (assim como todas outras em situação semelhante em Minas), vai contar com a colaboração de alunos do curso de Comunicação Social. A partir do segundo semestre deste ano, os estudantes organizarão oficinas de rádiojornalismo em diversos comitês nos municípios abrangidos pelo trabalho.

O objetivo é estimular as populações ribeirinhas para divulgar aspectos do projeto pelas emissoras locais, além de promover debates e encontros para discutir questões relacionadas com o meio ambiente, saúde e cidadania, em trabalho supervisionado pelo professor Valdir de Castro, do Departamento de Comunicação Social da Universidade.

Outra meta é promover uma maior aproximação entre os comitês da UFMG e as emissoras de cada região, trabalhando especialmente com rádios comunitárias. Entre os temas que serão abordados, destacam-se a permuta de informações sobre rádio e jornal, técnicas de locução e redação de notícias. Cada curso deve durar uma média de dois dias e os produtos serão veiculados em emissoras localizadas na bacia. Estas oficinas de rádio fazem parte de um plano de Comunicação formulado pelo professor Márcio Simeone, no ano passado. Os agentes serão alunos do Curso de Comunicação Social.

O projeto "Manuelzão" vai realizar uma expedição ao longo de toda a bacia do rio das Velhas, por barco e terra, de 12/09 a 11/10, e as oficinas de rádio realizarão a cobertura do evento, assim como a imprensa e TV, em um trabalho que deverá ter continuidade mesmo após o término da viagem. O rio das Velhas tem uma extensão de 761 quilômetros, de sua nascente, em Ouro Preto, até Barra do Guaicuí, onde deságua no rio São Francisco.

O projeto pretende seguir a mesma rota cumprida pelo explorador inglês Richard Burtom, no século 19 e traçar estratégias que recuperem a bacia do rio, hoje degradada pela poluição, assoreamento e desmatamento, com o objetivo de resgatá-la, em termos de fauna e flora, assim como assistência social às populações ribeirinhas.

Fonte: jornal Manuelzão, com base em texto de Flávia Mantovani e Sílvia Araújo, estudantes do curso de Comunicação da UFMG.

Enviado por João Nilton
São Paulo - SP


Está aí uma boa iniciativa. Em vez de querer "ensinar" gente sem qualificação a fazer radiojornalismo, nada mais lógico do que dar uma chance e o direito dos estudantes da área de participarem de um projeto desses.

Nenhum comentário: