terça-feira, 26 de agosto de 2003

Brasil 2000 avisa:

A Rádio Brasil 2000 FM divulgou o seguinte comunicado por e-mail aos ouvintes cadastrados em seu site:

"A Brasil 2000 é a rádio certa para fugir da mesmice musical do dial.
Com uma programação diferenciada, a rádio vem suprir a carência de um público jovem que gosta de música de qualidade. Só na Brasil 2000 é possível ouvir pop, rock, reggae, sons alternativos e lançamentos em uma programação equilibrada.

A rádio trocou a massificação pela qualificação, assim, as grandes bandas dos anos 70, 80 e 90 como Sisters of Mercy, The Smiths, Lenny Kravitz, The Cure, Stone Roses, The Cult entre outras, entram nam programação com músicas que dificilmente tocam nas rádio. Artistas fora do universo rock, mas respeitados por esse público, como Moby, Ben Harper, Beck, James Brown, Pizicato Five, Morcheeba, Quincy Jones também fazem parte do repertório juntamente com artistas roqueiros conceituados como Radiohead, Blur e Ian McCulloch.

No cenário nacional, Chico Science, Otto, Nação Zumbí, Lenine e Arnaldo Antunes têm suas músicas ao lado de canções diferenciadas do Skank, Capital Inicial, Paralamas do Sucesso, O Rappa, Titãs e Legião Urbana. E a rádio mantém sua característica de impulsionar a música independente, sendo a única emissora que toca demos em horário nobre, proporcionando ao ouvinte a oportunidade de conhecer antecipadamente um artista de sucesso."


Realmente, como comentamos aqui no blog há alguns dias, a programação da Brasil 2000 está bem diferente, procurando fugir do sucesso fácil e das famigeradas músicas de trabalho. Vejo essa saída como uma prova de fogo para a rádio, que vem perdendo ouvintes devido a erros seguidos cometidos nos últimos meses. É que os ouvintes da rádio foram "mal-acostumados" com a criatividade dos profissionais que por lá já passaram... foi a rádio dar umas mancadas e pronto, a crise veio! Só acho um pouco esquisito a rádio principiar pelos caminhos da MPB, anunciando que vai tocar Lenine, pois uma pessoa que ouve The Cure, Sisters of Mercy e Pizicato Five dificilmente vai se acostumar a ouvir Lenine e Arnaldo Antunes numa rádio Rock. Ou uma rádio se torna alternativa de vez ou vai para os lados do pop e da MPB.
Pelo menos a principal contradição foi solucionada: a Brasil 2000 se dizia ser uma rádio que, por estar ligada a uma universidade (a Anhembí-Morumbí), não visava ao lucro, mas ao mesmo tempo se entregava a uma programação pop, cheia de promoções e característica de uma rádio comercial.
De qualquer forma, que Juan Pastor e sua equipe tenham sucesso nessa nova fase da rádio.
----------------------------
Nesse exato momento está tocando Supreme Beings of Leisure, banda que nunca ouví em outra rádio rock brasileira, talvez só no Onda Urbana, da Sucesso FM. Mudança comprovada.

------------------------------
Desculpe, Marquinho, mas esta joça que um dia se chamou Brasil 2000 não mudou porra nenhuma. Se é pra ouvir o que tocam no Onda Urbana, prefiro ficar na Sucesso 969. Se é para ouvir flash back, melhor ouvir a Kiss, ou a Alpha ou até mesmo a Antena 1. Se é pra ouvir remix de samaba, ligo na Nova FM. Só sobraram o Kid Vinil e o Vitão Bonesso para ainda chamar a ex-Brasil 2000 de rádio e olhe lá.

Quero ver se tem diretor cabra macho que vai ter coragem de chamar o pessoal do Garagem, do Clube das Mulheres, do Black Bird, dos Ondas Tropicais de volta. Quero ver se alguém ali tem peito de chamar algum produtor para criar um programa como o Distorção. Duvido que tenha. Tocar Tompson Tail - "Go" e "Lemmon", do U2 não é inovação nenhuma. Até a atual Eldorado FM faz isso. (Marcos Ribeiro)

3 comentários:

Anônimo disse...

Acho que a 107,3 é a única rádio totalmente alternativa do dial. Sinto saudades da 97fm mas a Brasil2000 dá conta do recado. O único problema é a falta de locução. A gente precisa saber quem está tocando. Como vou comprar o cd ou procurar a música na internet se não sei quem canta.

Júlio disse...

Eu era ouvinte da 89, antes de ela se perder e virar uma Jovem Pan piorada.
Faz uns 4 meses que não ouço a Brasil 2000 simplesmente porque ela não pega aqui em casa! Cheguei té a trocar de aparelho, mas claro que não adiantou nada.
Já escrevi e-mails através do site da Rádio, mas a mensagem não vai e não há resposta (muita falta de respeito,por sinal).
Enfim, o que eu percebi foi que com o fim da 89, a Kiss passou a tocar mais hits, mudando um pouco critério para definir o que é 'Classic rock'. Já a Brasil 2000 passou a incorporar na sua programação músicas mais 'usuais', porém sem abrir mão do experimentalismo de antes.

Eu adoro a Brasil 2000, sinto falta de ouvi-la, porque descobria muitas músicas e bandas legais; o problema é que ela não pega na minha região, na minha casa, ou sei la o que...

Se alguém puder me dar uma dica de como resolver esse problema, eu agradeço.

PS: já testei por 'assolan' na antena, mas nao adiantou ;)

Anônimo disse...

oi sou ouvinte de vcs a muito tempo, tipo uns dez anos........ tem uma musica q/ toca e eu nao consigo saber quem toca por falta de locuçao, o nome da musica acho q/ é morolon, voz q/ parece ser de mulher e uma banda pesada depois fazendo um som muito bom, se alguem scoseguir decifrar isso p/ mim agradeço. é uma banda internacional........arlindoanastacio@hotmail.com. abrigado...