quarta-feira, 27 de agosto de 2003

Ai, meu Deus!!! Mais rádio pirata.....

Caro Marcos e amigos da Rádio Base...

Dando continuidade ao debate sobre pirataria no rádio, aqui vai a minha réplica:

a) O exemplo que Marco Ribeiro deu sobre a favela que ficava em frente a sua casa não é uma regra geral. Sabe-se que existem muitas outras favelas por aí que foram abandonadas à própria sorte.

b) Marco Ribeiro tem razão quando diz quais são os motivos que levam a garotada a praticar crimes. Mas o que fazer enquanto não existam escolas decentes, etc? Alguma coisa precisa suprir esse vazio. Se uma rádio pirata estiver conseguindo isso, mesmo que ela não seja legalizada, ela estará fazendo muito que o poder público que tem a lei nas mãos. Não é irônico isso?

c) Logo imaginei que essa arugemtação do coitadinho iria ser utilizada. E volto a fazer a seguinte questão: se o poder público não faz nada, isso é motivo para que se fique parado?

Indo ao que interessa:

a)Abrir uma rádio comunitária aqui em São Paulo está cada vez mais difícil. Eu preferiria que as mil rádios do sernhor Abreu voltassem a transmitir para as suas cidades de origem a ficarem por aí poluindo o dial. Como diria um velho slogan do movimento de rádios piratas: "quem está atrás do ouro são eles".

b) O serivço de auto-falantes é uma alternativa inviável. Não é todo mundo que toleraria ficar com um monte de caixas de som na porta de casa. Além do mais, isso seria invadir a privacidade do morador. Com o rádio, não. Basta apenas usar o liga e desliga que tudo está resolvido.

c) Falar de internet é brincadeira nesse caso. Manter uma rádio com um transmissor caseiro é muito mais barato. Montar uma rádio para a Internet é fácil, mas quem vai ouvi-la? Está certo que tem muitas casas numa favela que têm até parabólicas, mas dificilmente dá para encontrar uma que tenha acesso a net e, ainda por cima, com banda larga.

d) A pirataria não é tão maldita assim, meu caro Marco. Basta conhecer um pouco de sua história. Se você soubesse o papel que elas desempenharam na radiodifusão inglesa... Tá certo que aqui no Brasil é tudo uma bagunça, tem rádio até de falso padre. Se separarmos o joio do trigo, acho até que dá para mudar de opinião. Deixe o departamento de radicalismos com a nobre senadora Heloisa Helena. Você é um Dom Quixote do rádio, não um radicalóide político.

Abraços

Rodney Brocanelli

Nenhum comentário: