domingo, 31 de agosto de 2003

"Nova" Brasil 2000 FM?

Caro Ricardo e amigos da Base!

Realmente há o que com concordar com você, a respeito da "nova" Brasil 2000, porém com algumas ressalvas:

A Brasil 2000 é mais uma a adotar o exercício do "trocentas-horas-de-música-sem-intervalo-comercial", batizado no caso, de Direto e Reto. (aliás nome de gosto duvidoso). Isso na prática significa algumas vezes, "trocentas-horas-sem-saber-o-que-toca-e-quem-toca."

Aliás gostaria que alguém me explicasse, qual a verdadeira razão do "sem-intervalos-comerciais", se é falta de anunciante, falta de locutor à altura, ou apenas alguma estratégia para segurar o ouvinte. Ou ainda, ingenuidade em excesso desta ouvinte-leitora por acreditar que é por vontade do ouvinte?
Enfim, rádio não é uma caixinha só de música. Informação é imprescindível ao ouvinte. Locução também, desde que agradável.

Mas voltando à Brasil 2000, seu sinal melhorou muito, ( antes aqui na Aclimação pegava quando Deus queria e olhe lá!), toca New Model Army e Midnight Oil, o que já merece uma prestada de atenção na programação e o melhor de tudo: pelo menos por enquanto, não toca os insuportáveis "filhos da Trama".

Um abraço

Daniela Brusco
São Paulo - SP

Comentários momentaneamente fora do ar

Devido a uns problemas técnicos no provedor, acabamos perdendo os links que estavam aqui, principalmente a janela de cometários. Em breve ela estará de volta ao ar. Enquanto isso, você pode mandar sua sugestão ou opinião pelo nosso email que está no lado direito deste blog. Valeu, galera!!!

Desafio Rádio Base: Eldorado X Brasil 2000

Seguinte, pessoal:

Muito tem se dito por aí que a Brasil 2000 iria melhorar porque iria virar uma rádio adulta, que iria fazer coisas novas, etc, etc, etc. A única coisa nova que ouvi por lá foram o Kid Vinil e o Vitão Bonesso, que são antigos na casa. As novidades são eles. De resto, a Brasil 2000, no máximo, está igual aos bons tempos do Maia e Tatola na direção da emissora.

Concomitantemente, a Eldorado, pouco antes de sofrer intervenção "branca" e afastar seus principais acionistas, anunciara tempos atrás que queria "remoçar" a programação e contratou Luis Augusto Alper, um especialista em formato de rádios "jovens". Ele durou pouvo tempo lá e foi para Jovem Pan. A Brasil 2000 tirou Lélio Teixeira, sucessor de Roberto Muller Maia e contratou Juan Pastor, ex-produtor da 89 FM.

Agora fica outra pergunta: a Eldorado melhorou? Ficou mais "jovem". Não é uma cntradição uma rádio de perfil mais adulto querer "remoçar" e uma outra, cuja principal target sempre foi ter uma programação "jovem pop" querer ficar mais "adulta"? Quem está dizendo a verdade?

A Eldorado foi a primeira FM paulista a transmitir em sinal aberto e ter programação própria, quando deixou de ser link da Eldorado AM. Está a 30 anos no ar e sempre gozou de grande pretígio no meio publicitário. Era uma emissora "referência", quando o assunto era música adulta contemporânea adulta, jazz, world music, MPB e até música erudita. Bem verdade que nunca foi líder de audiência, mas era sempre uma das líderes em faturamento comercial. Na época alegou-se que estava perdendo dinheiro e que o seu público cativo estava "sumindo", segundo o Ibope e precisava de "novos" ouvintes.

A Brasil 2000 é uma emissora ligada a uma instituição educacional e essas mudanças neses últimos doze meses teriam sido motivadas para aumentar o faturamento comercial. Ué, mas uma emissora educativa se preocupa com este tipo de coisa? Pensei que a preocupação primeira desta emissora fosse com a qualidade.

O que nós e nossos leitores percebemos ao longo desse tempo é que há algo "esquisito" com essas duas emissoras. Se a gente reparar uma acaba copiando a outra. Por exemplo, a Eldorado tem um rograma em que o ouvinte apresenta e comanda a programação durante uma hora e ainda ganha um CD gravado com a sua participação. A Brasil 2000 resolveu fazer o mesmo, da mesma maneira, mas com uma roupagem um pouquinho diferente.

Afinal, aonde os comandantes das duas emissoras querem chegar? Mas melhor do que ficar falando é mostrar o que está rolando.

Colocamos nesta postagem dois links: um para você ouvir a Eldorado FM e outro para a Brasil 2000. Ambos transmitem em mídia player. Clique, ouça e tire suas conclusões. Depois, se quiser, escreva para a gente. blogradiobase@hotmail.com

Eldorado FM 92,9 MHz

Brasil 2000 FM - 107,3 MHz

O papo está rolando no Msn Messenger

Uma e 10 da manhã e ainda estamos no MSN Messenger trocando aquela idéia. Se quiser entrar, blogradiobase@hotmail.com. Quem ainda não tem, baixe o seu do msn.com.br

sábado, 30 de agosto de 2003

Será que agora vai????

Testando.....

Problemas técnicos no blog

Estamos com problemas técnicos no servidor do blog. Vamos ver se o webmaster conserta logo, né? Enquanto isso, acesse as últimas do nosso noticiário pela página html da home page
http://www.radiobase.kit.net/noticias/index.html. E mande seu cometário para o email: blogradiobase@hotmail.com. Obrigado pela compreensão.

O chat está aberto novamente

Você que tem o MSN Messenger pode conversar com a gente a partir de agora, 22h05.

É só escolher blogradiobase@hotmail.com

Se você ainda não tem o MSN Messenger, instale o seu já no http://www.msn.com.br

O chat está aberto novamente

Você que tem o MSN Messenger pode conversar com a gente a partir de agora, 22h05.

É só escolher blogradiobase@hotmail.com

Se você ainda não tem o MSN Messenger, instale o seu já no http://www.msn.com.br

Jingles inesquecíveis no Hot Site de Fábio Pirajá

Apanhe um sabonete.......

Quem não se lembra desse jingle das duchas Corona? Inesquecível, né? Pois você pode ouvi-las ou copiá-las na página do radialista Fábio Pirajá. Clique aqui e ouça o Jingle das Duchas Corona que nós linkamos para você.

Tá rolando um chat legal sobre....RÁDIO. Agora!!!!

Se você tem o MSN Messenger inclua o email deste blog e venha trocar uma idéia com a gente:

blogradiobase@hotmail.com

Se não tem, adquira o seu MSN Messenger no endereço: http:www.msn.com.br

O Rádio na midia - Onda Urbana nas telonas!

Estréia neste final de semana nos cinemas da rede PlayArte e Cinemark uma campanha criada pela Patuá Produções para divulgar o Onda Urbana, programa da Rádio Sucesso (96,9 FM) de São Paulo. A ação enfatiza a qualidade musical do programa e seus estilos musicais, desde o house, R&B e black music, até o ambient, smooth jazz e brazilian new bossa. Um filme de 30 segundos criado com a tecnologia Flash será veiculado por dois meses, sempre antes dos filmes voltados para o público adulto. O programa vai ao ar diariamente da meia-noite às 5h pela Rádio Sucesso na Grande São Paulo e pela Stereo Vale FM no Vale do Paraíba.

Fonte: MMOnline

-----------------------------
Isso é um ótimo sinal de que o Onda Urbana veio pra ficar!

OBAAAA!!!!!!!!! Globo FM volta à internet!!!!!!!!!!!

Nem acredito, cara!!! Estou consguindo ouvir a Globo FM pela Internet em alto em bom som!!!!!!!! Nelhor do que isso, só se eles começarem a rolar as vinhetas antigas, mas aí já é pedir muito, né?

E se amanhã o frio tiver ido embora, vou abrir a janela, vou ligar o computador no meu 3 em 1 ficar ouvindo a Globo FM ro condomínio inteiro ouvir até a hora do show em homenagem ao raul Seixas aqui no Bar do Aragão!!!!Ah, que vou, vou.

Valeu, galera da Rádio Click, vocês são 10!!!!!!

E como aqui na Rádio Base nós somos legais pra cacete, vamos deixar um linkezinho pra vc ouvir a Globo FM também. Clica aqui, ó!!


PS: E som da Paradiso, da Antena 1 Light, da Fluminense, da JB que sumiu? O turma do rio, vcs andam meio devagar na rede, hein?


Mais uma pirata a torrar meu balzaquiano saquinho:

Gostaria de perguntar a Laura Mattos,a Magaly Prado, ao Etehevaldo Siqueira, ao Rodney Brocanelli e a outros colegas jornalistas que estão por dentro da legislação das rádios VERDEIRAMENTE COMUNITÁRIAS, se ainda vale aquela antiga regra: Uso dos canais 200 (87,9 MHz) ou 285 (104,9 MHz) para radiodifusão comunitária de baixa potência, 25 Watts de potência, num raio máximo de 1 KM a partir da antena.

Se for isso, alguém precisa dá um chacoalhão nos meninos da tia Ana tel para ver se eles acordam!!!!!! Aqui no ABC, um grupo de engraçadinhos e folgados montou uma rádio clandestina, provavelmente em São Caetano do Sul, na frequência de 89,5 MHz, que tem a pachorra de se autodenominar "Clube FM". Quando comecei a ouvi-la na noite desta sexta feira até achei bacana. Estava tocando uns clássicos dançantes da década de 70 e tal. Só que, além de atrapalhar sinal da Nova Brasil FM, ainda conseguia barrar o sinal da 89 FM.

Confesso que a programação musical era até um pouco melhor do que a das outras duas "prejudicadas", mas nem por isso deixa de ser sacanagem com os ouvintes da 89 e da Nova na região. Logo, se a gente quiser que essa merda de país tenha um sistema de rádiodifusão decente, as autoridades tem de tomar as providências cabíveis e fechar aquela joça. Se não o nosso dial vai ficar mais zoneado do que já está, não é mesmo?

sexta-feira, 29 de agosto de 2003

As inovações da Brasil 2000

Caros amigos do Blog Rádio Base,

A Brasil 2000 melhorou muito com essa programação, musical diferenciada. Toca o lado B de muitos artistas que sempre tocam as mesmas músicas nas outras rádios, além de tocar os sons mais undergrounds.

Realmente está muito bom de ouvir. A cada música que acaba, a gente se
surpreende com a próxima. E ao contrário do que disseram aí no blog, as pessoas querem SIM ouvir de tudo numa rádio só. Nem por isso ela deixa de ser segmentada. É segmentada no jovem que tem bom gosto, que gosta do Ed
Motta e do Coldplay ao mesmo tempo.

Enfim, a Brasil 2000 fugiu da mesmice sem ter que tocar os clássicos da
música egípcia ou as mais pedidas do Zâmbia, por exemplo. BRASIL 2000 CONTINUE ASSIM!!! TÔ FAZENDO PROPAGANDA PRA TODO MUNDO.

Abraços.
Ricardo Pavkala
Sao Paulo-SP


Então, Ricardo foi o que eu disse: fazer o que Brasil 2000 faz a Alpha, a Antena 1, a 89 FM, a 97, a Kiss e até a Mix já fazem: tocar aquelas músicas que todo mundo, de um jeito ou de outro já ouviu. Mas se você acha que eles estão fazendo uma grande revolução, ótimo!!!

Na minha modesta opinião, executar a versão ska de "Common Eileen", clássico dos Dexy's Midnight Runnners a própria emissora já fazia na época em que a dupla Maia e Tatola mandava na rádio e tinha um programa muito bom chamado "Skabadabadoo", não exatamente uma novidade. Tocar "Na Moral", do Jota Quest, todo mundo toca. E rolar "Song nº 2" , clássico do Blur, e "How soon is now", primeiro hit dos Smiths no Brasil são quase itens obrigatórios de qualquer rádio poperoque do país. "Bad to the Bone", do George Throgood and the Destroyers, deveria até rolar na Antena 1. E Ed Motta, nem se fala, né? O soul man brasileiro já virou quase um habituée do "Onda Urbana", da Sucesso 969.

Particularmente não entendo muito de música, sabe. Eu gostava era de curtir o DDO, em que os ouvintes, como prezado Marcos Lauro, ligavam para lá, pediam o som que queriam e ainda davam uma mini aula de música pop com o Daniel Daibem, locutor do programa. Por isso eu quero ver se eles são tão inovadores a ponto de tocar o playlist de um programa como o Garagem, que sempre trazia novidades da cena pop internacional, e como o Traja Preta, da 89, que ainda é o único programa que leva o Punk Rock a sério, ou até mesmo o vasto acervo do Kid Vinil NA PROGRAMAÇÃO NORMAL (Drops não vale, o Kid e o Vitão tem direito a 10 horas de programa por semana no mínimo e um drops de hora em hora).

Mas já que você informa que ele estão indo bem demais sem esses detalhes todos, sinceramente, espero que a Brasil 2000 continue inovando e você continue fazendo propaganda dessa boa nova. Quem sabe, eles um dia consigam convencer uns caras ignorantes como eu de que eles estão inovando "radialismo rock" no Brasil, né?

Um abraço.
Marcos Ribeiro

Haroldo de Andrade

Olá, amigos da Rádio Base

Sou professora da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e
gostaria de obter o e-mail do radialista Haroldo de Andrade.

Um grande abraço
Maria de Fátima Malheiro
Rio de Janeiro - RJ

Rádio Cidade - Sucesso em FM

Esse folheto minha tia Ana Lúcia descobriu nas profundezas dos Escritos Radiofônicos. Era um panfleto que era distribuído mensalmente em todas as lojas Lee. Essa eu catei uma vez no antigo Shopão de São Bernardo, Alguém se lembra?


Destaques do Playlist - dezembro / 81

Músicas nacionais

Novos Tempos - Turma da Cidade
Clarear - Roupa Novas
Festa do interior - Gal Costa
Fanatismo - Fagner
Saúde - Rita Lee
De Leve - Lulu Santos
Pão e Poesia - Simone
Meu Bem, Meu Mal - Gal Costa
Banho de Espuma - Rita Lee
Queima Baby - 14 Bis
Axé do Ghandi - Moraes Moreira
Pequenino Cão - Simão
Razões do Coração - 14 Bis
Caçador de Mim - Milton Nascimento
O Sal da Terra - Beto Guedes
Mudança de Estação - A Cor do Som
Deu pra Ti - Kleiton & Kledyr
Chama - Joana

Música Internacionais

It's not the Spotlight Montagem dos Bee Gees - Kim Carnes
Hurt - Carly Simon
Under Pressure - Queen e David Bowie
Sausalito Summer Night - Diesel
Talking out of Turn - Moody Blues
Gonna Get over you - France Joli
Did I Hear you Say you love me - Steve Wonder
For your eyes only - Sheena Easton
Mony mony - Billy Idol
Let's Celebrate - Skyy
I really wanna know you - Gary Wright
Sign of The Times - Bob James
Hands Up - Ottawan
Take me know - David Gates
Every Little Thing she does is magic - Police
I'm so glad I'm standing - Crusaders & Joe Cocker
Young Turks - Rod Stewart
Good Time Tonight - Kool and The Gang
Physical - Olivia Newton John
Do you love me? - Patty Austin
Leila - ZZ Top
Waiting for a girl like you - Foreigner
Snap Shot - Slave
Rio de Janeiro - Barry White
Souvenir - O.M.D.
Why do fools fall in love - Diana Ross
The Piano Song - Kasso
We're in this love together - Al Jurreau
First True Love Affair - Jimmy Ross ( Melô do tapa na bundinha)
This kind of Love - Whispers
Dancin' in the night away - Vogue
Walk in to sunshine - Central Line

---------------------------------

Disque e peça o sucesso. Lee e Rádio Stéreo Cidade rodam para você!!!!

Disque 252-6981 das duas às cinco e meia da tarde e indique o sucesso que você quer ouvir. Sabe o que acontece? Entre seis e sete da noite HENRIQUE TERRA agita o "SUCESSO DA CIDADE" com a música que você indicou. Poruqe, enquanto você ouve a Cidade, a Cidade e a Lee atendem você.

--------------------------------------------

O SUCESSO DA CIDADE
RÁDIO STEREO CIDADE FM 96,9 MHz
UM PRESENTE DE LEE, JEANS A TODA PROVA

Cursinho da Poli na rádio USP

Começou o já clássico Clip Vestibular, a participação dos professores do Cursinho da Poli na programação da Rádio USP. São programetes diários com as melhores dicas para o vestibulando se dar bem nas provas de final de ano.
O Clip Vestibular terá duas edições especiais: dia 29 de novembro (um dia antes da temida FUVEST) o programa terá quatro horas de duração, das 8h às 12h, respondendo às dúvidas de última hora. Já no dia 30, o dia D, a partir das 19h, a prova da FUVEST será comentada, questão por questão. Nessa hora, os ouvintes só terão duas opções: ou saem pro abraço comemorando a aprovação para a segunda fase ou se preparar para se matricular num bom cursinho pré-vestibular e tentar no ano seguinte novamente.


Programa: Clip Vestibular
Rede USP de Rádio
Diariamente, às 7h, 11h, 17h, 20h40 e 24h.

quinta-feira, 28 de agosto de 2003

Rádio prestando serviço

A Itatiaia de BH esta mais uma vez prestando um grande serviço de informação sobre doação de orgãos, com várias reportagens vinculadas pela emissora ajudou em muito o aumento de doação de orgãos no estado. Parabéns a toda equipe de produção que está promovendo estas reportagens e consequentemente está ajudando a muitas pessoas que estão na fila para receber um orgão.

Elias Torrent
Belo Horizonte - MG


Pois é, Elias, imagina se fossem duas Rádios Itatiaias, hein?

A Rede Raia de Rádios

Olá Marcos Ribeiro! Quero lhe parabenizar pelo excelente trabalho desenvolvido no Rádio Base. É bom nós lermos artigos sobre rádio e escritos por quem entende do assunto.

Eu me chamo Thiago Paes, sou radialista também, aqui na cidade de Santos/SP, e um artigo que eu li no Rádio Base me chamou a atenção; esse, por sinal, é o motivo principal de eu estar lhe enviando esse e-mail. O artigo é sobre a criação da Rede Raia de Rádio....essa rede sendo implantada vai gerar novos empregos para nós, profissionais da comunicação?

Se você souber me responder e, caso a resposta seja positiva, puder me fornecer algum meio de contato para poder tentar demonstrar o meu trabalho, eu agradeceria muito.

Espero sua resposta. Um grande abraço, parabéns pelo trabalho e continue nessa caminhada!!

Thiago Paes
São Paulo - SP


Não sei Thiago, tomara que sim, né? Boa sorte para nós todos.

Rádio Base, agora na Usina do Som (em streaming, mas tá no ar!!!)

É, para o pai do Getúlio que achava que a Rádio Base era uma rádio que tocava música, ei-la aqui. Clique e ouça a nossa programaçã. Tem de tudo um pouco, até Gonzagão, Kool and The Gang, Strokes e até Beatles.... como se fazia antigamente. Tudo de tudo do bom e do melhor (xiii, isso vai dar polêmica, hehehehe). Nada de pagodeiros, sertanejos bandinhas de axé bunda music e congêneres. Que o diabo seja surdo.

Clique aqui

Rogério Skylab no Pânico!

Não percam, amanhã, o cantor, poeta e compositor carioca Rogério Skylab estará no programa Pânico, da Jovem Pan.
Já tive a oportunidade de entrevistá-lo por duas vezes na Radioficina e rendeu ótimos papos... é uma figuraça!

quarta-feira, 27 de agosto de 2003

Vítimas da violência

O Velho Oeste é Aqui!
Pesquisando sobre Rádio na Internet, cheguei até o site da ACERT (associação cearense de emissoras de rádio e televisão) E qual não foi o meu espanto em constatar o que acontece pôr lá (Ceará). Assassinato de radialista em pleno estúdio, destruição de transmissores e etc. Então eu me perguntei, será que isso só acontece lá? Para constatar o que escrevo o site é: www.acert.org.br

Um abraço, Nilton Oliveira
São Paulo - SP


Infelizmente, não, Nilton. O bom profissional de comunicação, mesmo em centros urbanos maiores, está sujeito à violência de todas as espécies, principalmente quando "afronta" interesses de pessoas " poderosas" em sua região. Acontece no país todo. E não é só violência física, não. É retaliação econômica se ele for dono de um pequeno jornal ou rádio, é assédio moral se ele for diretor ou editor e até ameaças de demissão a repórteres e outros profissionais de rádio, tv e jornal, vindo por parte de anunciantes que "pressionam" seus superiores.

Há inúmeros casos de violência contra profissionais de imprensa e de mídia de um modo geral, desde o caso Tim Lopes até a o fotógrafo da Época, passando pela jovem repórter de de um jornal do interior paulista morta tiros à queima roupa.

Esses trogloditas pensam que podem comprar a consciência dos profissionais de comunicação dando-lhes benesses indevidas, jabaculês, ou simplesmente ameaçando-os, an vã eserança de tê-los na palma da mão. Há uma minoria que acaba aceitando esse assédio e até se saindo bem finaceiramente. Mas a grande maioria, apesar da conjuntura difícil do mercado de trabalho, não abre suas pernas, não vende sua dignidade profissional nem seu ponto de vista por preço algum. Estes sim são os indispensáveis para a sociedade. A escória, não.

89 FAZ O MAIOR EVENTO DE ROCK INDEPENDENTE

A Noite da Vez do Brasil apresenta, dia 4 de setembro as bandas de reggae HERANÇA, SENSIMILLA DUB e TRIBO DE JAH. No dia 11 de setembro, tem hardcore - com WHITE FROGS, BLIND PIGS e RODOX.

Na balada, ainda rolam promoções! O público concorre toda semana a uma bateria RMV completa, com um mês de aula grátis, além de prêmios da Rádio 89.

O projeto já acontece desde abril de 2002 e agora passa a contar com a infra estrutura de uma das casas noturnas mais bem equipadas e importantes de São Paulo. Toda quinta-feira, a galera que curte novidades - incluindo profissionais do mercado fonográfico e da imprensa – estará na platéia do Blen Blen. No palco, sempre três shows: duas apostas da Vez do Brasil e uma banda que já emplacou
SERVIÇO: NOITE DA VEZ DO BRASIL

Shows: HERANÇA, SENSIMILLA DUB e TRIBO DE JAH
Data: 4 de setembro (evento semanal – toda quinta-feira)
Horário: a partir das 21h
Ingresso: R$ 20,00 ( R$10,00 para estudantes ou até às 24h00 com flyer)
Classificação: 18 anos
Local: Blen Blen
Rua Inácio Pereira da Rocha, 520.
Vila Madalena - São Paulo/SP
Fone: 11/3814-1022

Shows: WHITE FROGS, BLIND PIGS e RODOX
Data: 11 de setembro (evento semanal – toda quinta-feira)
Horário: a partir das 21h
Ingresso: R$ 20,00 ( R$10,00 para estudantes ou até às 24h00 com flyer)
Classificação: 18 anos
Local: Blen Blen
Rua Inácio Pereira da Rocha, 520.
Vila Madalena - São Paulo/SP
Fone: 11/3814-1022

PROGRAMA A VEZ DO BRASIL
89 - A Rádio Rock
avezdobrasil@89fm.com.br

Minha opinião sobre a pirataria e rádios que andam

Amigos da Rádio Base

Eu acho que deve ter mais fiscalização da Anatel em varios segmentos:
1 - Primeiro rádio pirata, a Anatel fechar algumas, depois de´alguns dias elas abrem de novo, mudando o nome, endereço, etc.

2- Deve ter o regulamento de quando a rádio tiver a concessão em uma determinada cidade, ela só podera operar naquela cidade(tanto o Estudio, o Transmissor e antena), Sou de Jundiaí ea Rádio 105 FM diz que é de São Paulo, só fala de São Paulo, tem escritório em São Paulo, mas o principal que é a torre(antena) fica em Jundiai na serra do Japi.

Outro exemplo: a rádio 98 FM de Itatiba, agora do grupo CBS, está com estúdio e transmissor em São Paulo, mas a torre é em Itatiba, e nunca falam de Atibaia. Tudo isto faz com que a cidade perca em termos de emprego, utilidade pública, divulgação em geral, os comerciantes perdem, etc.
Roberto Spinucci
Jundiaí - SP


Xiiii, Roberto, não é só você que se queixa, não. Aqui em Diadema temos aquela porcaria da Mix FM e aquela outra droga de rádio chamada Nativa. Fica tudo ali na Paulista, mas a concessão é de Diadema. tanto que na época de eleição para prefeito você ouve os anúncios dos candidatos daqui. Só nessa hora mesmo. No resto do ano, as duas tratam Diadema como se fosse um bairro qualquer da periferia distante.

E assim acontece com a Alpha e a 89, que são de Osasco, a Tropical e a Musical, que são de Itapecerica da Serra, a Tupi que é de Guarulhos, e a Aleluia e a Energia 97, que foram de Santo André. Pelo menos no caso dessas duas últimas elas chegaram a operar na cidade de origem. Nas outras, nem isso.

E sabe quem perdeu, meu caro? Eu, você, o pessoal de Osasco, de Guarulhos, que não possuem um canal de comunicação eletrônica que lhes pertence legalmente. Não duvido nada que esses donos de "rádios que andam" já deram um jeitinho de torná-las concessões da capital, talvez até alegando que as praças onde deveriam estar não são viávies comercialmente.

Como ouvinte, me sinto envergonhado e enojado com tamanha mandracaria, independentemente da qualidade de programação que essas emissoras veiculam. Pena que rádios como a Fluminense, que sempre deixou claro ser uma rádio de Niterói, apesar da antena estar no Rio, sejam raridades e não sobrevivam comercialmente. Quem sabe, nós, da "periferia radiofônica" sejamos respeitados?

A pirataria do rádio, a discussão mal começou

Olá Marcos e amigos da Rádio Base...

Vou fazer só mais uma réplica as argumentações do Marcos Lauro e deixar que os outros leitores tomem conta do debate a partir de agora. Um registro há de ser feito: o debate está rolando em alto nível, com argumentações consistentes de ambos os lados para um tema tão controverso. É assim que as coisas tem de ser. Quem ganha com isso são os leitores que podem ter um painel completo sobre o tema.

Agora, indo direto ao assunto: eu acho interessante que para eu lançar um jornal ou uma revista, eu não precisso de concessão governamental. Para escrever um livro, também não preciso. Até mesmo para colocar um site na Internet (com direito a uma web radio) não é necessária nenhuma benção governamental.
Se formos levar pro lado da questão técnica, então daqui a pouco vão limitar a abertura de sites, pois o cyberspace não tem espaço para todo mundo. Alguém aí sabe quanto que a Internet comporta?

A lei foi uma armadilha criada pelo governo para limitar o acesso de outros grupos às concessões de rádio e tv. Aliás, a política de concessões sempre foi objeto de questionamentos. Quando o ACM era ministro das Comunicações, ele disse certa vez que preferia dar rádios e tvs para os amigos, que naturalmente serviam de sustentáculo ao governo que ele servia na ocasião.

Quanto a questão social que eu levantei anteriormente, infelizmente esse é o Brasil, país no qual iniciativas ilegais (não imorais, diga-se de passagem), como montar uma rádio pirata, acabam servindo como um instrumento de inclusão social. Taí várias emissoras, como a Rádio Favela (BH) e a Rádio Heliópolis (SP) que não me deixam mentir.

Respeito a posição dos editores do Rádio Base, só não concordo com o radicalismo com o qual a questão é enxergada. Que venham as outras opiniões a partir de agora.

Abraços
Rodney Brocanelli


Só tem um problema, Rodney: para se abrir um jornal e uma revista não precisa de concessão. Só que numa banca de jornal cae quantas revistas o dono puder expor. ninguém atrapalha ninguém. Imagine você se todo mudno resolver abrir uma rádio a torto e a direito. Sabe o que vai acontecer? Ninguém vai ouvir mais merda de rádio nenhuma porque o espectro de frequências do rádio é limitado. Foi o que qconteceu na França nos anos 70. O governo resolveu liberar geral e ninguém conseguiu ovuir mais nada. E olha que lá não tem essa conversa mole de "rádio comunitária". O governo teve de voltar atrás e botar ordem na zona. Na Itália foi o mesmo.

E aqui em São Paulo não me canso de dizer: não adianta vir com papinho de projeto humanitário e o cacete a quatro. O dial está pra lá de congestionado. Primeiro pelas rádios que andam, depois pelos espertalhões que montam as emissoras Piratas com fins de "inclusão social" e depois evocam na Constituição o direito de liberdade de expressão. Como apelam para a Carta Magana se são so primeiros a transgredi-la? Que tipo de ensinamento de cidadavia essas pessoas podem dar aos "excluídos". Que quando a lei não lhes favorece, o negócio é transgredi-la e apelar para o discurso "neo socialista", hein?

E nessa era em que a esquerda incompetente está no poder, é bonitinho transgredir a lei. É só invadir um terreno baldio que uma montadora não coupa mais e alegar que é por "uma causa social justa". O chato é querer defender as coisas do jeito que tem de ser, dentro da lei. Quem faz isso, como esse blog é tachado de idiota, de sonhador, de Dom Quixote de conformado com o estado das coisas, etc . Entrar na briga, ainda que desleal por uma permissão, não são todos que querem, inclusive certa facção da sociedade que outrora entrava na concorência por este tipo de concessão e quehoje, por encontrar gente amiga no poder acha desnecessário fazê-lo porque simplesmente pensa que adquiriu um canal por "direitos naturais".

Quanto a internet, não se preocupe, o espaço que ele pode acumular de informações é infinito. O problema é que tem muito mais gente fazendo páginas na internet do que gente lendo. Mais de 90% dos blogs que tem por aí é de laguém que quer falar sobre seu dia-a-dia. E isso não é maravilhoso? Tem muito, mas muita porcaria espalhada por aí, em compensação a muita informação útil também.

Internet, felizmente é um caminho sem volta e é a mídia que mais está ajudando o rádio a sobreviver e a tentar ocupar o posto de veículo nobre que lhe é de direito. Talvez se não fosse a internet, o verdadeiro jornalismo, feito or jornalistas sérios, teria acabado de vez. Porque aqui as grandes corporações não tem como defender seus interesses comerciais escusos sem serem execrados pelos consumidores.

O maior medo das grandes corporações de mídia é que eu, você, o Marcos Lauro e tantos outros profissionais de comunicação sem espaço nas mídias tradicionais ou mesmo pessoas leigas interessadas em comunicação ganhem agilidade e acabem dominando a rede, para desespero comercial deles. E é o que vai acabar acontecendo, apesar das tentativas sucessivas de nos tentarem nos desmoralizar, com a conivência de certos "colegas", que dveriam estar nos apoiando, em vez de baixar a cabeça para os interesses de certos patrões.

Aqui é território livre, meu amigo. Por isso dei a sugestão de montarem rádios virtuais em vez de ficarem brigando com a lei e sobretudo enchendo o saco de quem quer ouvir sua emissora preferida sem interferência de clandestinos. É, democracia é saber quais são seus deveres e respeitar o direito dos outros antes dos seus. Depois vem aquelas outras coisas todas que os "progressistas" adoram recitar.

Ah, mas os "excluídos" não têm acesso a internet. Isso é uma meia verdade, não é só de casa que podemos acessá-la. De qualquer maneira, sem problemas. Vinte anos atrás, um pobre ter telefone era uma dádiva, não era para qualquer um, não. Hoje em dia, são 80 milhões de linhas telefônicas no país e metade delas são de celulares. E sae quem mais usa celular pré-pago? (Marcos Ribeiro)

Oportunidade de investimentos em rádio - 4

Rádio Tupi abre cotas de patrocínio para as transmissões dos jogos do Brasil nas eliminatórias da Copa de 2.006. Clique aqui.

Rádio Tupi abre cotas de patrocínio para as transmissões aéreos de trânsito. Clique aqui

GP Brasil de Motovelocidade na Super Rádio Tupi. Clique aqui

SBT e Jovem Pan lançam projeto integrado

O SBT e a Rádio Jovem Pan realizam, nesta terça-feira, dia 26, lançamento de um projeto conjunto para o próximo verão. A partir das 9h30 representantes dos dois veículos participam de evento na Oca, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, para apresentar a novidade ao mercado. O projeto envolve a realização, em parceria, de eventos de entretenimento, com a promessa de um vasto plano de mídia integrado.

Droga Raia lança sua rádio via satélite em setembro

A Droga Raia prepara para setembro o lançamento da sua rádio exclusiva, que vai funcionar via Satélite e poderá ser sintonizada simultaneamente em quatro estados do País, dentro de todas as unidades da Rede que espera encerrar 2003 com 120 filiais distribuídas por São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais. A Rádio Raia terá programação musical exclusiva, para tornar o ambiente de loja mais agradável para clientes e funcionários. Ao longo da programação, serão divulgadas também informações institucionais, ofertas especiais de produtos, comerciais de parceiros e principais fornecedores, além de prestação de serviços aos clientes da Rede.

Além da valorização da marca, a Rádio Raia também visa gerar receitas adicionais e estimular o ambiente de venda dos produtos que comercializa. O projeto da Rádio Raia foi desenvolvido em parceria com a RDS 'In Store Mídia', empresa pioneira na valorização e na utilização planejada de pontos-de-venda dentro do segmento publicitário, e com a experiência da Rádio Antena 1.


Pois é, se o rádio não tem uma programação decente....

Projeto de regionalização da TV exige música nacional no rádio

Laura Mattos, da Folha Online

O mesmo projeto de lei que obriga as TVs a veicular programas regionais exige que as rádios transmitam uma cota de músicas e noticiários nacionais.
Aprovado há duas semanas na Câmara, o texto segue para o Senado e, de acordo com sua autora, a deputada Jandira Feghali (PC do B-RJ), poderá ser votado neste ano. Concentrado na discussão sobre televisão, o projeto estabelece que 20% da programação de AMs e FMs tenham "caráter nacional" e a metade, 10%, regional.

Ou seja, a TV, que opera em redes, teria de valorizar programas regionais, enquanto as rádios, mais voltadas às questões locais, seriam obrigadas a romper fronteiras de suas cidades.

Uma inversão? Não exatamente, segundo Jandira Feghali. A deputada afirma que, ao incluir a cota nacional para AMs e FMs, estava preocupada "em garantir um aspecto brasileiro" no dial, principalmente musical. "No rádio, o jornalismo regional acontece naturalmente. As estações não existem sem a notícia local. Mas é importante garantir a presença de música brasileira."

De acordo com Feghali, houve uma forte pressão do empresariado para evitar as cotas do rádio no projeto de lei. "Depois de ter enfrentado o lobby das TVs, não esperava uma resistência tão forte por parte dos donos de rádio." Ela diz que a votação do projeto na Câmara, em tramitação havia cerca de dez anos, quase foi cancelada na última hora em razão das cotas para o rádio. "O acordo foi difícil. O setor não queria nenhum percentual obrigatório."

A Abert (Associação de Emissoras de Rádio e Televisão) é contrária às cotas e defende a auto-regulamentação do setor. Apesar dos acordos costurados na Câmara, a deputada ainda prevê algumas dificuldades. "Os lobbies vão voltar. Mas a negociação será bem mais simples agora."

Jandira Feghali afirma que buscará agilizar a tramitação do projeto no Senado. "Tentaremos andar na frente das reformas [tributária e da Previdência]. A intenção é votar ainda neste ano."

Na prática, o projeto de Feghali cria regras que já se tornaram uma tendência da comunicação. Com pouca verba, pequenas emissoras de rádio buscam se afiliar a redes nacionais (CBN e Jovem Pan, por exemplo). Assim, livram-se dos investimentos com a produção de notícias e podem faturar uma fatia da verba de grandes anunciantes. Já as TVs começam a valorizar as afiliadas como uma forma de incrementar o faturamento com o saturado eixo Rio-São Paulo.
É a lei. A lei do mercado.

laura@folhasp.com.br


Você sabia que aquilo que o conjunto KLB faz é considerado Música Brasileira? E toca no rádio direto, né? Aquela coisa idiota que a Kelley Key faz também dizem que é música nacional. E toca no rádio dia e noite. Zé Keti, Noite Ilustrada, Nelson Gonçalves, Tim Maia e Aguinal Timóteo e até Joana cantam MPB, mas quase não são ouvidos no rádio.

Ô, dona Jandira Faghali, vai arranjar o que fazer, minha senhora. O Brasil precisa fazer muitas reformas e a senhora está preocupada com a execução de música brasileira no rádio. Por que a senhora não se preocupa em criar leis que protejam os direitos autorias dos artistas de uma forma melhor e mais justa?

E por falar em patrocínio.....

Será que ninguém vai se aventurar em patrocinar o Onda Urbana, que agora tem 5 horas de duração? E os programas da Cultura FM, como o Pentagrama, Chiaroscuro, Músical Instrumental Brasileira e o Linha Imaginária Jazz? E o Alpha Disco Classics e o Tarja Preta, do João Gordo na 89? Audiência qualificada esses programas têm, isso eu garanto.

Xiii, me esqueci da Denise......

Para quem ficou com seu rádio ligado na faixa de FM e se esquece que tem muita coisa legal rolando no AM (aquela faixa de baixo do dial que começa com 520 KHz, para a molecada que ainda não conhece), está no ar o programa Rico Dinheirinho, produzido pela experiente Denise Campos de Toledo. Mesmo que você não entenda nada de finanças ou não tem um real furado no bolso como eu, vale apena ouvir este programa da Denise. Pelo menos para ver se entende esse samba de crioulo doido que é nossa economia. Faltava um programa assim neste horário no rádio paulistano. Ponto para a Jovem Pan.

Rico dinheirinho
Produção e apresentação: Denise Campos de Toledo
Rádio Jovem Pan AM - 620 KHz
segunda a sexta - 17h

(Atenção, anunciantes, este programa ainda não tem patrocinador fixo. Bem que poderia ter, né?)

Já que nenhuma rádio tem peito de bancar uma promoção dessas, a sua Rádio Base banca, certo?

Sete de Setembro com muito Punk Rock em Carapicuíba

Com as bandas Taquicardia, DZK, Suco Gástrico, Transgressores, Kaotic, Rudes, Alforria, Resistência Punk (Curitiba)

Domingo, 7 de setembro,
A partir das 14h
Local: Associação Amigos do Bairro Gustavo Correa (Vila do Sapo)
Rua Gustavo Correa nº 10, Carapicuíba (Atrás da Estação CPTM de Carapicuíba)
Ingresso: R$ 3,00

Promoção: Rádio Base e Projeto Distorção

"Sou o pirata da perna de pau/com olho de vidro e cara de mau"

Olá Rodney!
Creio que se quisermos resolver alguma coisa nesse paí­s, o caminho da ilegalidade é o menos recomendado. Ter ou operar uma rádio pirata é ilegal, e não precisa nem ser advogado para saber disso.
Já que o negócio é "ocupar", ou melhor escrevendo, dar ofí­cio para os moradores carentes de uma favela, vamos lá: Determinado traficante domina um morro/favela. Ele constrói quadras poliesportivas, reforma escolas, assiste a igreja e os templos evangélicos da região. Ele está contribuindo com a sociedade, não é?? Está gerando empregos e colocanco a molecada pra praticar esportes, não é? E por isso devemos deixá-lo em paz, fazendo seu "serviço"?
Vejo uma rádio pirata da mesma forma. Não adianta nada dar empregos e ensinar estando na ilegalidade.
A filósofa e socióloga Marilena Chauí­ afirmou em entrevista para o jornal Folha de S. Paulo que o Brasil está vivendo o "apogeu da democracia", nunca o povo quis tanto exercer a liberdade de expressão e brigar por seus direitos. Por isso esse "estouro" de sem-terras e sem-tetos pelo paí­s a fora. E isso é ótimo! Agora, fazendo uma outra analogia com as rádios piratas: os tão polêmicos sem-terras/sem-tetos se baseiam na Constituição de nosso paí­s para fazer suas ocupações. No que se baseia uma Rádio Pirata?? Na Constituição é que não pode ser!
Essa discussão não terá fim aqui nesse blog e nem terá fim tão cedo. Cada lado está cheio de argumentos para defender o seu lado. Mas acho que ficou clara posição dos dois editores/colunistas desse blog: somos terminantemente contra as rádios piratas e qualquer outra forma de expressão que esteja na ilegalidade.
E tenho dito.

Um abraço e obrigado pelo papo!
Agora, só faltam os outros leitores se manifestarem.

Marcos Lauro

Áudio da Itatiaia para seção de Arquivos Sonoros

Prezados senhores,

Como editor do site da Rádio Itatiaia de Belo Horizonte, envio, em anexo, áudio para possível inclusão na seção “Arquivos Sonoros”. Em caso de publicação, permita-me sugerir o título: Rádio Itatiaia - apresentação - 90 segundos de 24 horas no ar. Se possível, gentileza atualizar o título “Rádio Itatiaia AM” para “Rádio Itatiaia AM/FM” na seção “Tabela de Links”.

Atenciosamente,
Rod - Rodrigo Almeida
Editor Web - Rede Itatiaia
rodrigo@itatiaia.com.br
(31) 3421.3588 - 9957.7880

Ai, meu Deus!!! Mais rádio pirata.....

Caro Marcos e amigos da Rádio Base...

Dando continuidade ao debate sobre pirataria no rádio, aqui vai a minha réplica:

a) O exemplo que Marco Ribeiro deu sobre a favela que ficava em frente a sua casa não é uma regra geral. Sabe-se que existem muitas outras favelas por aí que foram abandonadas à própria sorte.

b) Marco Ribeiro tem razão quando diz quais são os motivos que levam a garotada a praticar crimes. Mas o que fazer enquanto não existam escolas decentes, etc? Alguma coisa precisa suprir esse vazio. Se uma rádio pirata estiver conseguindo isso, mesmo que ela não seja legalizada, ela estará fazendo muito que o poder público que tem a lei nas mãos. Não é irônico isso?

c) Logo imaginei que essa arugemtação do coitadinho iria ser utilizada. E volto a fazer a seguinte questão: se o poder público não faz nada, isso é motivo para que se fique parado?

Indo ao que interessa:

a)Abrir uma rádio comunitária aqui em São Paulo está cada vez mais difícil. Eu preferiria que as mil rádios do sernhor Abreu voltassem a transmitir para as suas cidades de origem a ficarem por aí poluindo o dial. Como diria um velho slogan do movimento de rádios piratas: "quem está atrás do ouro são eles".

b) O serivço de auto-falantes é uma alternativa inviável. Não é todo mundo que toleraria ficar com um monte de caixas de som na porta de casa. Além do mais, isso seria invadir a privacidade do morador. Com o rádio, não. Basta apenas usar o liga e desliga que tudo está resolvido.

c) Falar de internet é brincadeira nesse caso. Manter uma rádio com um transmissor caseiro é muito mais barato. Montar uma rádio para a Internet é fácil, mas quem vai ouvi-la? Está certo que tem muitas casas numa favela que têm até parabólicas, mas dificilmente dá para encontrar uma que tenha acesso a net e, ainda por cima, com banda larga.

d) A pirataria não é tão maldita assim, meu caro Marco. Basta conhecer um pouco de sua história. Se você soubesse o papel que elas desempenharam na radiodifusão inglesa... Tá certo que aqui no Brasil é tudo uma bagunça, tem rádio até de falso padre. Se separarmos o joio do trigo, acho até que dá para mudar de opinião. Deixe o departamento de radicalismos com a nobre senadora Heloisa Helena. Você é um Dom Quixote do rádio, não um radicalóide político.

Abraços

Rodney Brocanelli

terça-feira, 26 de agosto de 2003

Brasil 2000 avisa:

A Rádio Brasil 2000 FM divulgou o seguinte comunicado por e-mail aos ouvintes cadastrados em seu site:

"A Brasil 2000 é a rádio certa para fugir da mesmice musical do dial.
Com uma programação diferenciada, a rádio vem suprir a carência de um público jovem que gosta de música de qualidade. Só na Brasil 2000 é possível ouvir pop, rock, reggae, sons alternativos e lançamentos em uma programação equilibrada.

A rádio trocou a massificação pela qualificação, assim, as grandes bandas dos anos 70, 80 e 90 como Sisters of Mercy, The Smiths, Lenny Kravitz, The Cure, Stone Roses, The Cult entre outras, entram nam programação com músicas que dificilmente tocam nas rádio. Artistas fora do universo rock, mas respeitados por esse público, como Moby, Ben Harper, Beck, James Brown, Pizicato Five, Morcheeba, Quincy Jones também fazem parte do repertório juntamente com artistas roqueiros conceituados como Radiohead, Blur e Ian McCulloch.

No cenário nacional, Chico Science, Otto, Nação Zumbí, Lenine e Arnaldo Antunes têm suas músicas ao lado de canções diferenciadas do Skank, Capital Inicial, Paralamas do Sucesso, O Rappa, Titãs e Legião Urbana. E a rádio mantém sua característica de impulsionar a música independente, sendo a única emissora que toca demos em horário nobre, proporcionando ao ouvinte a oportunidade de conhecer antecipadamente um artista de sucesso."


Realmente, como comentamos aqui no blog há alguns dias, a programação da Brasil 2000 está bem diferente, procurando fugir do sucesso fácil e das famigeradas músicas de trabalho. Vejo essa saída como uma prova de fogo para a rádio, que vem perdendo ouvintes devido a erros seguidos cometidos nos últimos meses. É que os ouvintes da rádio foram "mal-acostumados" com a criatividade dos profissionais que por lá já passaram... foi a rádio dar umas mancadas e pronto, a crise veio! Só acho um pouco esquisito a rádio principiar pelos caminhos da MPB, anunciando que vai tocar Lenine, pois uma pessoa que ouve The Cure, Sisters of Mercy e Pizicato Five dificilmente vai se acostumar a ouvir Lenine e Arnaldo Antunes numa rádio Rock. Ou uma rádio se torna alternativa de vez ou vai para os lados do pop e da MPB.
Pelo menos a principal contradição foi solucionada: a Brasil 2000 se dizia ser uma rádio que, por estar ligada a uma universidade (a Anhembí-Morumbí), não visava ao lucro, mas ao mesmo tempo se entregava a uma programação pop, cheia de promoções e característica de uma rádio comercial.
De qualquer forma, que Juan Pastor e sua equipe tenham sucesso nessa nova fase da rádio.
----------------------------
Nesse exato momento está tocando Supreme Beings of Leisure, banda que nunca ouví em outra rádio rock brasileira, talvez só no Onda Urbana, da Sucesso FM. Mudança comprovada.

------------------------------
Desculpe, Marquinho, mas esta joça que um dia se chamou Brasil 2000 não mudou porra nenhuma. Se é pra ouvir o que tocam no Onda Urbana, prefiro ficar na Sucesso 969. Se é para ouvir flash back, melhor ouvir a Kiss, ou a Alpha ou até mesmo a Antena 1. Se é pra ouvir remix de samaba, ligo na Nova FM. Só sobraram o Kid Vinil e o Vitão Bonesso para ainda chamar a ex-Brasil 2000 de rádio e olhe lá.

Quero ver se tem diretor cabra macho que vai ter coragem de chamar o pessoal do Garagem, do Clube das Mulheres, do Black Bird, dos Ondas Tropicais de volta. Quero ver se alguém ali tem peito de chamar algum produtor para criar um programa como o Distorção. Duvido que tenha. Tocar Tompson Tail - "Go" e "Lemmon", do U2 não é inovação nenhuma. Até a atual Eldorado FM faz isso. (Marcos Ribeiro)

Festão da Mix

Dia 31 de agosto a Mix FM fará o seu Mega Show, com a presença confirmada dos Detonautas, CPM 22, O Rappa, Charlie Brown Jr., Skank, Kid Abelha, Capital Inicial e Engenheiros do Hawaii. As apresentações serão no Estádio do Pacaembú, com abertura dos portões às 9h e início previsto para as 13h.
O ingresso está sendo trocado por 1 quilo de alimento não perecível nos postos da Mix, com suas localizações divulgadas durante a programação da rádio.
Vamos torcer para que tudo cê certo e aquela barbárie do último show da Mix não se repita.

segunda-feira, 25 de agosto de 2003

O Rádio na Mídia

24/8 - Programa Comando na Madrugada - TV Band
No sábado, Goulart de Andrade reprisou sua visita aos bastidores do programa Balancê, apresentado pelo Fausto Silva. Era um programa de rádio gravado num teatro, com cantores se apresentando... muito boa (e "antiga") a reportagem. Engraçado ver o Faustão "realmente" gordo e o Goulart com cabelo... e cabelo preto ainda!!!!

25/8 - Programa Prazer em Conhecê-lo - Rede Vida
O programa de entrevistas comandado por Brancatto Jr. recebeu o radialista Paulo Barboza, que falou sobre sua vida, sobre o que é ser um comunicador e sobre sua saída da Rádio Record.

Pacote de shows na 89

A 89 FM será uma das promotoras do show que Deep Purple, The Hellacopters e Sepultura farão dia 20 de setembro, no Pacaembu. A emissora também promoverá o do Metallica, dia 1º de novembro, no mesmo local.

Repórter novo na Record

O repórter Fábio Ramalho é o mais novo reforço do “Fala Brasil”, da Record AM. Ele entrará no ar a partir de segunda-feira, direto de Brasília, com as principais notícias políticas do dia. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h.

É isso aí, Rádio Record, não quer fazer um jornalismo atuante, sério? Então tem de contratar profissionais, certo? E isso vale para todas as outras AMs e FMs. Esse negócio de fazer a melhor rádio, com um pinguinho de gente não funciona nem aqui, nem na China. Parabéns, Fábio e boa sorte.

Raspadinha da Nativa

A Nativa se prepara para diversificar seus negócios. Em breve, a emissora lançará uma raspadinha – batizada de Sorte Grande – como as vendidas nas casas lotéricas. O primeiro lote será de 50 mil e o público concorrerá a CDs, DVDs, camisetas e a participação num dos programas da rádio. (Diário de São Paulo)

E a programação da rádio? Não vai melhorar? Depois não podem reclamar da situação do mercado, né? Xiiii... é o ouvinte deixado em segundo lano de novo!!!!

Reforma Tributária na CBN

A Força Sindical promove hoje, em sua sede, um debate sobre a Reforma Tributária com representantes dos trabalhadores, dos empresários e do governo. Entre eles estão Ives Gandra Martins, advogado tributarista, e Virgílio Guimarães (PT-SP), relator da Reforma. Heródoto Barbeiro, da CBN, mediará o debate. A rádio transmite flashes a partir das 10h. (Diário de São Paulo)

Rubens Campos: “A Rádio Globo é um ícone do Rio de Janeiro”

Por Enio Martins
Da Rádio Agência

Alto, muito falante e voz de locutor. Entrevistei Rubens Campos, Diretor Geral do Sistema Globo de Rádio na sede do Grupo de Mídia em São Paulo. Logo que fomos apresentados, ele me disse “sou fraldinha, tenho apenas seis anos de Rádio”. Pensei na hora: como assim? Para mim aquele executivo existiu desde sempre com o Rádio. Se não pelo biotipo, pela convicção com que defendia o veículo, as idéias e o posicionamento perante ao mercado de todas as rádios que estão sob seu comando na Globo. Confira.

RA - Quantas e quais emissoras compõe o Sistema Globo de Rádio, Rubens?

Rubens Campos - Represento a rede CBN com 22 emissoras, a Rádio Globo AM com 15, a 98 FM e Globo FM no Rio; em Belo Horizonte a BH FM. As FMs estão trabalhando nos segmentos adulto contemporâneo e top 40 basicamente. Ou seja, nós temos hoje duas redes, uma news outra talk.

RA - Fale um pouco sobre a 98 FM no Rio.

Rubens Campos - A 98 vai muito bem. Ela vem experimentando um crescimento de audiência a cada Ibope, nós tínhamos um desafio muito grande à tarde. Temos conseguido uma programação bem focada no nosso target, crescendo bastante. Existe uma aproximação muito forte da líder geral, que é a FM O Dia. Por outro lado nós temos hoje os principais targets que o mercado publicitário quer comprar. A FM O Dia é bem mais jovem que a 98, em função principalmente de uma programação de funk que acontece à tarde. Mas somos líderes em cobertura. Quando você vai nos targets de maior poder aquisitivo, nas mulheres de classe BC, a 98 está na frente. Isso tem facilitado bastante a nossa receita em função desses fatores.

RA - E a Globo AM?

Rubens Campos - Vai bem. Definitivamente ela é um ícone do Rio de Janeiro. Nós lideramos na parte da manhã. Estamos disputando à tarde com a Tupi, que tem uma audiência maior que a nossa nesse período. Nós temos feito ajustes na programação. Acreditamos que em dois, três meses, passem a surtir efeito e dar novamente à Globo a liderança que ela teve por 40 anos. Eu estou bastante confiante.

RA - Quem são os principais parceiros comerciais da Globo AM?

Rubens Campos - Temos muitos no segmento de supermercados, como Casas Sendas que é um cliente de mais de 40 anos, Supermercados Guanabara. Temos Dorsay, Volkswagen, Fiat, ou seja, a Rádio Globo tem hoje grandes anunciantes em seu portfólio.

RA - Qual o programa de maior audiência da Globo AM?

Rubens Campos - É o programa que tem mais audiência em todos os lugares: é o programa do padre Marcelo Rossi, que chega a picos de 530.000 ouvintes por minuto.

RA - A que horas esse programa vai ao ar?

Rubens Campos - Entre nove e dez da manhã.

RA - Depois do padre Marcelo, qual o outro programa que se destaca na grade?

Rubens Campos - O segundo programa de maior audiência é o Show do Antônio Carlos, de 6 às 9 da manhã em rede nacional, um programa que chega a 400 mil ouvintes por minuto em média na faixa horária. E o programa do Loureiro Neto, o Manhã da Globo, um programa de informação, debate e prestação de serviços que fica na faixa de 340, 350.000 ouvintes. Nós somos lideres absolutos com o Bola Rolando, programa esportivo. O "garotinho" José Carlos Araújo é um ícone do Rio de Janeiro, uma grande audiência. Nós temos todas as nossas cotas de futebol vendidas e isso é muito importante.

RA - Quem são os patrocinadores de esporte na Globo?

Rubens Campos - Dorsay, Loterj, McDonalds, entre muitos.

RA - Mudando o assunto de AM para FM: a Globo FM está incomodada com a entrada da Paradiso FM no mercado?

Rubens Campos - Na realidade a Paradiso anunciou uma modernidade que a Globo FM já tinha. Só que a Globo FM estava calada. Nós estamos lançando uma campanha bastante importante, que a agência Contemporânea criou para nós: "Globo FM, a diferença entre ouvir e sentir". A rádio hoje é muito mais do que uma rádio musical, é uma rádio de sensações, que provoca sensações: a sensação de você ouvir um comentário do Arnaldo Jabor junto com música boa, ouvir o comentário da Mara Caballero que é editora do Caderno Ela do jornal O Globo e música boa, uma Scarlet Moon, um Nelson Motta...

RA - Rubens, fale um pouco sobre o Sintonia Fina.

Rubens Campos - Ok. Qual é o posicionamento da Globo FM?

É uma rádio atual, ousada, irreverente, moderna. Música é um commoditie. Se você faz uma rádio só musical, é muito provável que se você tiver resultados, será clonado! Por que vem o concorrente que não tem o mesmo know-how, vê que você está sendo bem sucedido, copia tua programação por que a música está disponível. Então decidimos fazer uma mudança na Globo FM que nos leva hoje a ter hoje uma rádio que emite opinião através da música e da informação que ela dá. O Sintonia Fina entra nesse contexto com Nelson Motta falando do que já tocou, do que nunca tocou e do que ainda vai tocar no Rádio. Então ele é um cara que resgata coisas muito legais, que traz o novo com comentários, competência e conhecimento em torno da música que ajuda muito no posicionamento da rádio.

RA - Que tipo de música ele toca no programa? É mais nacional, internacional?

Rubens Campos - Ele toca música boa, música de qualidade. Desde Marcelo D2 até Frank Sinatra. Não existe limite. O Nelson é um colunista musical. A gente não vai dizer para ele o que ele vai tocar. Ele vai tocar o "estado de espírito" dele. A gente acredita muito no sucesso disso. Para você ter uma idéia, a gente vem experimentando uma queda de audiência que temos comemorado. É paradoxal, por que vem acompanhada de um crescimento significativo na zona sul e na Barra. Junto à uma qualificação do perfil bastante significativa. Nós estamos na rota certa. Entramos agora com Cinthia Howlett, que é a menina que faz o programa do SporTV, com o programa Vida Saudável que entrou com dois patrocinadores. Estamos hoje com todos os nossos programas, que são os diferenciadores da Globo FM em relação aos concorrentes, patrocinados. Isso garante um faturamento pra rádio já muito bom desde o início.

RA - O programa do Nelsinho também já tem as cotas de patrocínios vendidas?

Rubens Campos - Não. Nós lançamos o programa dia 4, anteontem. E nós fomos para o mercado no próprio dia 4, não saímos antes para vender. Já temos algumas empresas interessadas e eu te contarei em primeira mão.

RA - Por falar em primeira mão, você sabia que quinze dias atrás o RA deu com exclusividade a notícia da estréia do programa do Nelsinho na Globo FM?

Rubens Campos - Eu sabia sim, eu leio o site de vocês...



Nota da redação: Só para não perder o costume: quando eu acessava a internet por um modem de 33k, o som da Globo FM na Rádio Click chegava no meu PC Picotado. Agora que instalei banda larga NÃO CONSIGO OUVIR MAIS A RÁDIO E NEM UMA OUTRA DO SISTEMA GLOBO DE RÁDIO. JÁ MANDEI E MAIL PRO SITE DA EMISSORA E NÃO OBTIVE RESPOSTA. ALÔ, RÁDIO CLICK VAMOS RESOLVER ESTE PROBLEMA???

PS: Quem quiser ouvir a Rádio Globo e também não está conseguindo vá até a página da Rádio Globo de Londrina http://www.radioglobolondrina.com.br . Pelo menos você ouvirá os programas em rede e a programação local da filial de Londrina.

Nova Página de arquivos sonoros

Estamos reformulando nossa página de arquivos sonoros. O endereço é http://www20.brinkster.com/radiobase/

As antigas páginas ainda continuam funcionando até setembro, espero.

Panorama DX - Por Célio Romais

Todos os horários são em Tempo Universal Coordenado (Brasília: -3h)

ALEMANHA - A partir de 18 de agosto, a programação em língua portuguesa da Deutsche Welle passa a ser irradiada diretamente de Bonn.

BELARUS - Em 7105 kHz, a partir de 2030, tem chegado ao Brasil o sinal da Rádio Minsky. Nos domingos, neste horário, vai ao ar emissão em alemão pausado. Há alguma interferência da Rádio Sawa.

BOLÍVIA - Ao que tudo indica, a Rádio San Miguel, da cidade de Riberalta, não mantém freqüência fixa em 60 metros. Em Cochabamba, o dexista brasileiro Rogildo Aragão ouviu a emissora, em 16 de agosto, às 0215, pela freqüência de 4905 kHz. Na oportunidade, apresentava o programa Show de los Sábados. Anteriormente, era captada em 4930 kHz.

BRASIL - A Rádio Nacional do Brasil transmite, desde 1º de agosto, duas emissões, em português, para o continente africano. A Gerente da Radiobrás, Taís Ladeira, informou ao dexista Sarmento Campos, do Rio de Janeiro (RJ), que as emissões ocorrem entre 0500 e 0800 e entre 1900 e 2100. As freqüências utilizadas são as duas que a Radiobrás dispõe, no momento, ou seja : 6180 e 11780 kHz. De acordo com informações de Tobias Jung, publicadas no sítio Rádio Agência, a programação é constituída de espaços que a Radiobrás já produz para o público interno do Brasil. A única exceção seria o programa Giro Afro, este sim, um boletim diário com notícias dos países de língua portuguesa. No entender de Sarmento Campos, "o executivo brasileiro dá sinais de reconhecer a importância do rádio", com o anúncio.

BRASIL - Não há previsão do retorno do sinal da Rádio Liberal, de Belém (PA), na freqüência de 4775 kHz, em ondas tropicais. A informação é de Paulo Roberto e Souza, de Tefé (AM), que conversou com a direção da emissora. Algumas peças já foram adquiridas. Falta apenas o conserto do transmissor. Por enquanto, a Rádio Liberal pode ser ouvida em ondas médias, em 1330 kHz. Na Internet, possui o seguinte sítio: http://www.radioliberal.com.br.

BRASIL - Nos próximos dias, a Rádio Guarujá Paulista, de Guarujá (SP), passará a emitir pela freqüência de 5045 kHz. A informação é de Orivaldo Rampazzo, diretor da emissora. Ele conversou com Caio Lopes, de Itajubá (MG). A Guarujá Paulista já ocupa a freqüência de 3235 kHz, que era da Rádio Clube, de Marília (SP). A freqüência de 5045 kHz é da Rádio Difusora, de Presidente Prudente (SP). De acordo com Rampazzo, "a onda curta engrandece a emissora". A Guarujá também está projetando transmitir em 31 metros. O endereço da emissora é o seguinte: Rádio Guarujá Paulista, A/C Orivaldo Rampazzo, Rua Montenegro, 196, CEP: 11410-040, Guarujá (SP).

BULGÁRIA - As emissões, em espanhol, da Rádio Bulgária, para a América do Sul, podem ser captadas nos seguintes horários e freqüências: às 2300, em 9500 e 11600 kHz. Também entre 0100 e 0200, nas mesmas freqüências. O endereço eletrônico é o seguinte: spanish@nationalradio.bg.

CHINA - A programação, em português, da Rádio Internacional da China tem, desde 11 de agosto, uma hora de duração. O tradicional noticiário Beijing Informa passa a ter 15 minutos de duração. Já o comentário Temas Atuais passa de 5 para 10 minutos. Na segunda-feira, Wei Ling fala sobre a civilização milenar, sua sabedoria e filosofia, dentro do programa Nos Ares da Cultura.

CORÉIA DO SUL - Os ouvintes mais assíduos da programação em espanhol da Rádio Coréia recebem a publicação Anual Report. Possui ótima encadernação e interessantes informações, conforme dica de Osmar Rodrigues, de Atibaia (SP). A publicação pode ser solicitada ao endereço eletrônico: intl@kbs.co.kr.

CUBA - A Rádio Havana Cuba tem novo concurso, conforme dica de Valdirei Carneiro, de Curiúva (PR). O tema é a trova cubana. Para participar, o ouvinte deve responder, até 31 de dezembro, as seguintes questões: 1) Mencione 3 temáticas que coincidam entre os trovadores tradicionais e os atuais e suas respectivas canções; 2) Nomeie 3 representantes da trova velha e 3 da nova trova cubana; 3) Que é, para você, um trovador? Respostas para: Rádio Havana Cuba, Apartado 6240, La Havana, Cuba.

DINAMARCA VIA NORUEGA - A Rádio Dinamarca transmite, para o exterior, apenas programas em dinamarquês. São utilizadas as estações emissoras norueguesas de Sveio e Kvitsoy. Emissão, para a América do Sul, vai ao ar, às 0130, em 9975, 9985 e 11635 kHz. Aceita informes via e-mail. Anote: rdktek@dr.dk.

EGITO - A programação, em espanhol, da Rádio El Cairo é irradiada, entre 0045 e 0200, em 11755 e 11790 kHz. Endereço eletrônico para contato: radioelcairoespa@yahoo.com.

FRANÇA - Dica do Flávio Archângelo, de Jundiaí (SP): entre 0500 e 0600, tem boa sintonia, aqui no Brasil, a Rádio Monte Carlo, com programação, em árabe, que é emitida via Issoundun, França. As freqüências são as seguintes: 5925 e 7135 kHz. Ao final de cada boletim de correspondente da emissora há a identificação: "Rádio Monte Carlo".

GABÃO - Como o cartão QSL que recebemos vale do centro-emissor e não do país de origem dos programas, vale monitorar emissão, em espanhol, da NHK, que chega via Gabão. É entre 0500 e 0530, em 11915 kHz. É destinada à Europa, mas tem regular sintonia no Brasil. A emissora aceita informes por e-mail. Jorge Ferreira contesta todos os relatórios, no ar, aos domingos. Envie seu informe para: rj-espa@intl.nhk.or.jp.

HOLANDA - Andar las Américas é a produção que o Departamento Latino-Americano da Rádio Nederland apresenta nas quintas-feiras e sábados. O jornalista Sérgio Acosta faz um apanhado de interessantes temas da América Latina, na política, sociedade e economia. Confira, a partir de 2330, em 9895 e 15315 kHz.

SUÍÇA VIA GUIANA FRANCESA - A Rádio Suíça Internacional possui emissões em francês, alemão, italiano e inglês, para a América do Sul, a partir de 2200, em 9885 e 11905 kHz. A primeira freqüência é direto de Sottens, Suíça. A segunda, é via Montsinéry, na Guiana.

URUGUAI - Desde Montevidéu, Manrique Beceiro envia panorama atual das emissoras daquele país nas ondas curtas: em 6045 kHz, emite a Rádio Sport, com programação esportiva 24 horas, em paralelo com 890 kHz. Já em 11735 kHz, aparece a Rádio Oriental, em paralelo com 770 kHz. Na faixa de 31 metros, a SODRE pode ser ouvida em 9620 kHz, paralelamente com 650 kHz. Também a Emisora Ciudad de Montevideo, em 9650 kHz, em paralelo com 1330 kHz.

VIETNÃ - Para ouvir emissões, em ondas curtas, diretamente do Vietnã, aqui vai a dica do Elmer Escoto, de San Pedro Sula, em Honduras: a Voz do Vietnã emite, diariamente, desde seu transmissor de Hanói/Sontay, entre 1100 e 1130 e das 2000 às 2030, em 11630 e 13740 kHz. Por sua vez, Itamar Nunes, de Cuiabá (MT), agrega que a emissora aceita informes de recepção via e-mail. Anote o endereço eletrônico: btdn.vov@hnvnn.vn.

Uma rádio para quem merece

Olá, Marcos e amigos da Rádio Base,

Faz um bom tempo que não dou as caras por aqui. Pois é, ando ocupado com afazeres partuculares, mas sempre que posso, visito o Rádio Base. Quero deixar aqui uma provocação para os dois Marcos e os outros leitores do blog. É tipo vestubular, alternativas. Vamos ao enunciado.

-Os leitores vão usar a sua imaginação para visualizar uma favela, dessas que encontramos nos grandes centros. De repente, começa a funcionar nela uma rádio pirata que transimite para essa comunidade. A idéia dá certo e jovens que não tinham lá muita coisa para fazer passam a se engajar voluntariamente no projeto, fazendo programas, operando equipamentos e tudo o mais. Qual das duas alternativas vocês preferem?

a) Que a Anatel feche essa emissora e a rapaziada que dela fazia parte voltem a ter a maior parte do seu tempo ocioso e, com isso, passem a mexer com drogas, caiam no banditismo e assaltem a mim ou a você no meio da rua?

b) Que a emissora continue funcionando e que, mesmo ilegal, ela sirva como um meio de inclusão social para essa galera.

Aguardo as respostas
Abraços
Rodney Brocanelli


É simples, Rodney:

Antes de mais nada quero dizer o seguinte:

a) No meu caso, não preciso imaginar uma favela. Morei em frente a uma por mais de 25 anos e deixei muitos amigos lá. Para o meu azar e para a sorte deles a prefeitura do local dá muito mais atenção a eles do que a mim que não mora em favela. Para alguns políticos, a favela é um curral eleitoral perfeito. Quando eles batem o pé, são atendidos na hora. Sabe por quê? Porque são unidos e sabem que o voto deles têm peso. Besta somos nós que botamos a boca no trombone ou nem ao menos brigamos.

b) Não é a falta de uma rádio para "brincar" ou de uma praça de esportes é que vão fazer com que esta garotada gaste seu tempo ocioso praticando crimes. É a falta de escolas decentes que funcionem em tempo integral, o descaso do poder público em assistir os mais carentes e o desemprego é que empurram essa molecada para a bandidagem. Mas isto é assunto para outros blogs que falam de política, etc.

c) Ainda vale aquela máxima do grande filósofo brasileiro Joãosinho Trinta: "Pobre não gosta de miséria, obre gosta de luxo, de conforto. Quem gosta de miséria é intelectual". Logo nenhum jovem favelado precisa ser tratado como "coitadinho". O que ele precisa é de oportunidade, de uma chance para crescer. Mas isso é muito mais responsabilidade do poder público do que nossa, certo? E não é fazendo rádio pirata é que ele vai conseguir isso. Ou vamos transformá-lo em "sem rádio"?

Isto posto, vamos ao que interessa:

a) O pessaoal da Favela se junta, vai ao cartório e cria uma associação para os devidos fins, ou seja criar uma associação comunitária.

b) Com a associação formada, vão até o Ministério das Comunicações e pleiteiam um concessão para uma rádio comunitária na região. Só que concessão de rádio comunitária aqui na Grande São Paulo tecnicamente é impossível. O dial está entupido de rádios comerciais e rádios que andam, etc.

c) Se esta alternativa estiver difícil de se concretizar, o pessoal se junta e cria um serviço de alto falantes, cabeando o local e colocando caixas acústicas em vários pontos do lugar. Gente com criatividade e conhecimento técnico é que não falta para isso. É só usar a cabeça. E é muito mais interessante do que montar uma rádio que vai transmitir para fora da favela e atrapalhar a audição de outras emissoras. Esse serviço só vai ser ouvido por quem realmente interessa, certo?

d) E se os modos convencionais de "broadcasting" são impeditivos, ainda existe a internet que pode ajudar bastante nisso. Há tempos um amigo meu mantém uma web radio, que não depende de concessões, nem de espaço no dial. Há outros que estão tentando botar uma rádio "on demand" (pré-gravada) no ar, com uma qualidade razoável. A lgumas rádios convencionais começaram a investir em transmissão também pela internet. Isso sem contar as futuras rádios DAB, com sinal direto vindo do satélite que podem chegar algum dia aqui e as emissoras de Tv por assinatura que reservam alguns canais para rádios AM, FM e canais de áudio exclusivo.

e) Caro Rodneym do jeito que essa molecada é esperta, eles vão encontrar um jeito fácil e barato de fazer sua rádio, sem precisar apelar para essa droga de pirataria.

Um abraço.

domingo, 24 de agosto de 2003

Já que nenhuma rádio tem peito de bancar uma promoção dessas, a sua Rádio Base banca, certo?

Sete de Setembro com muito Punk Rock em Carapicuíba

Com as bandas Taquicardia, DZK, Suco Gástrico, Transgressores, Kaotic, Rudes, Alforria, Resistência Punk (Curitiba)

Domingo, 7 de setembro,
A partir das 14h
Local: Associação Amigos do Bairro Gustavo Correa (Vila do Sapo)
Rua Gustavo Correa nº 10, Carapicuíba (Atrás da Estação CPTM de Carapicuíba)
Ingresso: R$ 3,00

Promoção: Rádio Base e Projeto Distorção

Madonna traduzida ao pé da letra

Todo mundo sabe que Esther é a artista mais bem sucedida da história da música pop. Neste ano, a mega diva completou 20 anos de carreira e está próxima de completar seus 45 aninhos [dia 16/08], marcada por polêmicas, modas, diferenças e muito sucesso. Cantora, atriz, mãe, esposa [ela faz questão de ressaltar isso], ícone cultural, fenômeno de mídia, paixão mundial. Precisa de mais definição? Não. Simplesmente, Madonna.

Esse é um site de uma menina do Espírito Santo que resolveu não só traduzir, como também interpretar com tradução ao pé da letra as músicas de sua ídola Maddona.

O endereço de Gizele é http://www.topassada.com/plugin.htm
Nesta página você encontra as versões em Mp3 das canções de Madonna, segunda a versão de Gizele. Nem Fred Jorge, nem Rossini Pinto fariam melhor (ou pior?).

A dica é do professor Pierluigi do Programa Plug 700, da Rádio Eldorado AM

sábado, 23 de agosto de 2003

Nova Página de arquivos sonoros

anote aí o endereço dos Arquivos da Rádio Base:http://www20.brinkster.com/radiobase/. Estamos colocando nossos arquivos de áudio nessa página
Mas se você quiser acessar os arquivos antigos é só entrar nos links de nossa home page, ok? Boa audição.

sexta-feira, 22 de agosto de 2003

Caso você não consiga abrir totalmente este blog....

Clique aqui e leia um resumo das princiais notícias veiculadas no Blog da Rádio Base e algumas outras coisinhas também. Ou vá direto neste endereço: http://www.radiobase.kit.net/noticias/index.html

E os links dos arquivos deste blog agora serão semanais.

MTV e 89 FM juntos no SP MUSIC FESTIVAL

O SP MUSIC FESTIVAL tem sido um sucesso, em público (1.600 pessoas no último sábado), imprensa (com MTV e 89FM fazendo cobertura completa, entre outros veículos) e shows com bandas de várias cidades (todas muito boas).

A maratona começou no KVA, dia 9 de agosto, com bandas de pop rock tendo OS NOVOS (com 143 pontos), VENTO SUL (138 pontos), ECOS FALSOS (134 pontos) e D.N.A (com 132 pontos) classificados para final, que será realizada no dia 03 de setembro.

No sábado, 16 de agosto, as bandas classificadas no estilo hard rock e pop rock foram: MONJO EXPRESS (com 142 pontos) e SUYODAMA (com 124 pontos).

Todos os resultados podem ser conferidos através do site: http://www.spstudio.com.br/festival/resultados.htm
Todas as fotos e imagens do que rolou ao vivo, no site: http://www.spstudio.com.br/festival/mais_fotos.htm

A lista de premiação pode ser conferida no link: http://www.spstudio.com.br/festival/premiacao.htm
Neste sábado, 23 de agosto, bandas de punk e hardcore irão concorrer, contando também com a participação especial de Inocentes, Okotô, Nitrominds, Rusty Machine, Prole, Tolerância Zero, Magüerbes, Cólera, Fuleragem e Detrunx.

Programa da Rádio Matraca neste sábado

Não perda! Neste sábado, 23 de agosto, os convidados da RÁDIO MATRACA são "os Paulões": PAULO MANCHA da banda TUBAÍNA (www.tubaina.com.br) e o PAULÃO do VELHAS VIRGENS (www.velhasvirgens.com.br) Um encontro memorável para quem curte rock'n roll irreverente da melhor qualidade Participação especial: Cebola, do Projeto M.I.C.O.  

RÁDIO MATRACA, programa de música, humor e curiosidades, produzido e apresentado por ALCIONE SANNA e LAERT SARRUMOR TODO SÁBADO, 17h, PELA USP FM - 93,7 Mhz E PELA RÁDIO UNIVERSITÁRIA DE SÃO CARLOS - 102,1 Mhz   OUÇA TAMBÉM PELA INTERNET:  www.usp.br/radiousp

Ainda a transmissão simultânea AM / FM

Olha essa questão de dupla transmissão em AM e FM é um ponto que deveria ser entrado em discussão no Congresso. Afinal, quem possui uma rádio tem uma concessão pública. Não podemos admitir o disperdício dessa concessão com duplas transmissões. Uma mesma entidade pode até conseguir mais de uma concessão só que teria que diferenciar as programações de ambas. Com certeza quando foi feita a concessão da frequencia 95,7 de BH outras empresas gostariam de ter ganho essa concessão e implantar algo novo e diferenciado para a população belohorizontina. Porém, a Itatiaia está ocupando dois espaços com uma mesma programação. Assim como é o caso da Igreja Universal que possui a rádio Record 90,7 MHz e arrendou a Líder FM em 99,9 para passar a mesma programação. Isso é DISPERDÍCIO e nós não podemos aceitar que uma concessão pública seja usada dessa maneira.

Henrique Gallo
Belo Horizonte - MG


Você tem toda razão, Henrique. Muitos desses empresários de radiodifusão se esquecem de que o canal que possuem é uma concessão pública destinada a promover a educação, a formação cultural e o entretenimento da população. A partir do momento em que eles "duplicam" a transmissão da emissora, tiraram de outra empresa que concorreu à licitação a chance de colocar uma programação diferente no ar e gerar mais empregos.

Isso é uma pilantragem tão grande quanto as rádios que "andam" e aumentam a sua potência como a Kiss, a 89, a Alpha, a Nativa, a Mix aqui em São Paulo, entre outras. Essa turma se compara aquela corja que monta uma rádio pirata em qualquer lugar do dial e depois se diz comunitária porque é ligada igreja X, ou porque diz que é feita pelos alunos de uma universidade que já tem uma concessão ou porque é ligado a um centro acadêmico e "tem as melhores das intenções". Eu até acredito que tenha, mas delas o inferno está cheio.

Agora, quem quiser entrar numa licitação de uma rádio comercial ou comunitária seguindo os trâmites legais, que se lasquem, não é mesmo? Quem manda ser trouxa e seguir a lei? Parece que o modus operandi desse país é assim. Um abraço e continue com a gente.

PS: Agora que me toquei, Henrique, porque muita rádio grande nem se mexe para fazer uma campanha contra as rádios piratas. Caiu a ficha.

Aprenda radiojornalismo com Nando Gross

Estão abertas as inscrições para o curso de radiojornalismo esportivo ministrado por Nando Gross, da Rádio Gaúcha AM de Porto Alegre (600 kHz). A iniciativa é do Centro de Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). As aulas serão nos dias 06/09, 13/09, 27/09 e 04/10, no laboratório de rádio da universidade. Informações pelo telefone (51) 591-1122.

Fonte: Comunique-se

quinta-feira, 21 de agosto de 2003

Novos módulos do Projeto Distorção

Olá, amigos da Rádio Base

Para quem está a fim de ovuir o novo rock do Brasil, estamos colocando no ar o projeto Distorção.

Quem quiser ouvir mais sons desta nossa "empreitada" clique aqui, desde que tenha um modem de 56 k e o Windows Media Player instalado.

Para ouvir outros módulos clique neste link aqui ou vá até a página programas do nosso site http://www.distorcao.cjb.net

Quem sabe o nosso programa não estará em breve em alguma rádio por aí?

Um abraço
Paulo Ueno
Projeto Distorção

Assine o livro

Você que acessa frequentemente o nosso blog, não se esqueça de dar uma passadinha em nossa Home Page para assinar o livro de visitas, viu?

quarta-feira, 20 de agosto de 2003

Projeto cria licitação para concessões de rádio e TV

As concessões e permissões para exploração de serviços de rádio e televisão com fins comerciais podem passar a ser outorgadas por meio de licitação, que seria realizada exclusivamente na modalidade técnica, se a proposta do deputado federal Rogério Silva (PPS-MT) for aprovada.

Segundo a Agência Câmara, o texto também veda a cobrança pela outorga da concessão ou permissão e pelo uso da radiofreqüência correspondente. O deputado afirma que a prática de se cobrar pela outorga de serviços de rádio e TV comerciais assegura ao Poder Público uma fonte de receitas significativa, mas têm efeitos perniciosos sobre o setor.

Depois de analisado pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, onde é relatado pelo deputado Cláudio Magrão (PPS-SP), o projeto será encaminhado para as comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Redação.

Brasília Music Festival 2003

O roteiro dos grandes festivais internacionais ganha nova parada no Brasil: a capital do país, Brasília, que sedia este ano a primeira edição do BMF – Brasília Music Festival, de 25 a 27 de setembro, trazendo ao país um time de atrações internacionais: a canadense Alanis Morissette, as bandas britânicas Simply Red e The Pretenders e os norte-americanos do Live. Eles vão se apresentar no palco principal do festival ao lado de atrações nacionais como o Capital Inicial, Titãs, Ultraje a Rigor, Fernanda Abreu, Jota Quest, Charlie Brown Jr. e Tihuana. O festival terá ainda um palco alternativo.

No palco alternativo, oito novas bandas de Brasília e uma de Goiânia irão se apresentar, abrindo a programação diária do BMF-2003. A seleção destas bandas já está sendo realizada através de concursos realizados pelas rádios Jovem Pan e Transamérica FM em Brasília e pela Rádio Interativa FM de Goiânia, além do site Musicalango (www.musicalango.com.br) .

O festival acontecerá numa área de 250 mil metros quadrados, montada no Autódromo Internacional de Brasília. Maior evento musical da história da cidade e um dos maiores do país, deve reunir cerca de 200 mil pessoas em seus três dias.
Os ingressos para o festival já estão sendo vendidos. Além de diversas lojas da capital federal e Goiânia, eles também podem adquiridos no site oficial do festival – www.bmf2003.com.br e também através dos telefones (61)-424-8600, de Brasília, (11) 3471-1771, de São Paulo ou (21) 2323-4343, do Rio de Janeiro.

AM/FM podem conviver juntas????

Prezada galera do Rádio Base, acho que não tem nada haver transmissão da mesma programação em AM/FM, aqui em BH a Itatiaia opera nestas condições. Acho até que a qualidade dos ouvintes melhora. O que vale é a informação jornalistica e precisa, agora como ouvila fica a critério do ouvinte.
Elias Torrent
Belo Horizonte - MG



Então qual é o problema das duas emissoras terem programações diferenciadas, se tudo vai ficar a critério do ouvinte, Elias? Este negócio de transmitir simultaneamente é coisa de gente preguiçosa e nem funcionar funciona. Taí a Rádio Tupi do Rio, que só opera em AM, e que aumenta sua potência à noite,que está arrebentando na audiência, segundo o Ibope.

Recados da Radiocamp

Agora temos um novo Mural de Recados no Radiocamp, para quem desejar fazer
comentários sobre outros tópicos não listados, agilizando as novas informações sobre o rádio da Região Metropolitana de Campinas.

-Mix FM Campinas completa 3 meses
-Rádios Comunitárias na Grande Campinas
-"Bom-Dia Campinas" na EDUCATIVA... E na Rede ALELUIA?
-Boato sobre a ANTENA 1 Campinas
-Ranking: Audiência FM em Campinas
-Notícias na Hora do Rush
-Acordando e dormindo com o melhor do "flash-back"
-JEQUITIBÁ AM novamente arrendada

Saudações a todos

:: RADIOCAMP ::
BLOG: http://www.radiocamp.blogger.com.br


Valeu, pessoal, bom trabalho a todos.

Dupla transmissão é coisa de preguiçoso

Realmente, a Itatiaia está de parabéns pelas transmissões dos jogos panamericanos. Só que, por outro lado, gostaria de aproveitar este espaço para dar uma bronca na emissora pela dupla transmissão em AM e FM. Infelizmente uma das pioneiras do rádio mineiro dá esse mal exemplo. Acho que a Itatiaia deveria voltar sua programação esportiva e de notícias para o AM e voltar ou com a FM Itatiaia saudosa rádio adulta ou uma emissora jovem e se quiser transmitir o futebol em FM entraria apenas nas jornadas esportivas. MAS NÃO PODEMOS ACEITAR DUPLA TRANSMISSÃO EM AM E FM!!!
Henrique Gallo
Belo Horizonte - MG


Pois é, Henrique, parece uma batalha perdida, não? E aqui em São Paulo que a CBN tamém faz essa merda de dupla transmissão? Uma emissora tão conceituada poderia criar duas programações diferentes: uma nacional para a AM e outra local, exclusivamente para São Paulo em FM. É só uma idéia, eles mesmos podem ter outras melhores. A Bandeirantes poderiam fazer algo parecido no seu AM e no seu FM. É que Ibope disse pra eles que assim a "audiência aumenta, até dobra". E como criar uma programação demanda custos, contratar mais profissioanais, já viu, né? Só que eles se esquecem que isso ode atrair mais anunciantes, vocênão acha?

Depois dizem que somos saudosistas demais. Na década de 70, a Globo mantinha duas programações diferentes: uma para Ondas Médias e outra para Ondas Curtas. Depois do Programa do Gil Gomes, ele mesmo anunciava: "Agora, elas Ondas Médias, Haroldo de Andrade. Pelas Ondas Curtas, Neilor de Oliveira!"

Na década de 80, a Rádio Bandeirantes às 17h colocava o programa Ciranda da Cidade em ondas médias para os ovuintes da Grande São Paulo. E uma programação especial sobre futebol no interior pelas ondas curtas.

Ea mesma bandeirantes, até pouco tempo atrás mantinha duas versões para o Jornal Primeira Hora: uma edição que ia ao ar somente para São Paulo e outra que era gerado via satélite para toda a rede, comandada pela minha amiga Tatiana Fritz. Pelo menos nessa versão o pessoal aí de Belo Horizonte não era obrigado a ouvir coisas do tipo: "o trânsito aqui na Marginal do Pinheiros está arado no sentido da Lapa por causa de um caminhão de ácido sulfúrico que tombou perto da Ponte dos Remédios". De fato é uma informação muuuuuito interessante para quem está fora de São Paulo, não acha?

Rádio Bandeirantes AM inicia campanha contra o fumo

A Rádio Bandeirantes AM inicia em setembro a campanha Pare de Fumar. Durante todo o mês, o dr. Dráuzio Varella acompanhará cinco fumantes dispostos a deixar o vício, com dicas e métodos para facilitar o processo. Os interessados em participar do programa podem se inscrever até dia 28 no site da emissora. Os ouvintes selecionados serão conhecidos no Dia Mundial de Combate ao Fumo, no próximo 29 de agosto. (MM Online)

Não é só a Bandeirantes que faz campanhas deste tipo. Há mais de um ano, a Jovem Pan, sob o comando da jornalista Izilda Alves, realiza uma campanha contra o consumo de drogas entre os jovens e adolescentes. A emissora convidas pessoas que foram viciadas ou em tratamento para das palestras em escolas públicas e particulares da Grande São Paulo, além de colocar vários boletins ao longo da programação.

E não é só isso, não. Há anos a Pan vicula a campanha "Brasil, o país dos impostos", em que sempre mostra o descaso governamental com os altos tributos que cobram face ao ínfimo retorno que eles promovem em prol da população.

Ah, e não devemos nos esquecer da campanha da Eldorado contra o fim da origatoriedade da transmissão da "Voz do Brasil". Eu só não entendi orque ninguém faz uma campanha mais efetiva contra as rádios piratas que abundam por aí. Ela existe, mas é muito tímida.

Histórias do blecaute (de Nova York)

Do website Blue Blus

"Sem duvida nenhuma, o meio que mais se destacou foi o rádio. Os radinhos de pilha ou os aparelhos dos carros eram para os novaiorquinos a unica maneira de obter informaçao. É muito comum ver nas ruas algumas pessoas carregando seus rádios boom box no ombro e escutando musica em alto volume.

Na 5a feira, esses mesmos boom box foram a fonte de informaçao disponivel nas ruas. E nas casas, familias e amigos se agruparam perto dos aparelhos de radios para escutar atentamente as noticias - parecia mesmo cena da década de 40." 19/08 Claudio Zibenberg em Nova Iorque.

Enviado por Eduardo Sander


"Xiiii, Janjã,o descobriram que a merda fede, dannn!",como diria meu grande amigo Pedrinho Barreto, do ex- DCI. Foi necessário alguém escrever de Nova York para que os leitores do Blue Bus descobrissem a importância do rádio. Se acompanhassem e lessem os arquivos da Rádio Base, teriam descoberto isso muito antes. Mas não tem nada, nada, não. Antes tarde do que mais tarde, como não diria aquele ditado popular. A ainda reclamam este blog metido a esta mudou para pior. Será? Um dia ainda conto a história do Blacaute de 99 aqui em São Paulo, lembram? Valeu pelo texto, Edu.

terça-feira, 19 de agosto de 2003

Mil idéias e provocações

Você deve estar estranhando não termos colocado nenhuma postagem hoje, né? Mas não tem importância, o blog não pára. Sugiro que o caro leitor leia os comentários das postagens anteriores, antes de continuar a ler as novas notas. Você vai se surpreender.......

Como é que se fala mesmo?

Pois é, Marco! E por falar em pronúncia de nomes estrangeiros ou "diferentes" em relação à nossa lingua-mãe, é bom o pessoal ficar atento!
Lógico que não vou citar nomes (seria antiético de minha parte), mas tem alguns locutores que trabalham em rádios pop, com uma frequência muito grande de músicas estrangeiras, que andam derrapando demais no inglês. Eric Clapton (lê-se érik klépton) vira "herry klépton", entre outras barbaridades.
Falar inglês não é nem um pouco necessário, mas a pronúncia é indispensável... assim não dá, não é pessoal?

Ah, o comercial!!!!!!!

Se o perfil dos ouvintes é um dos requisitos básicos que os anunciantes usam para a escolha de uma rádio onde vão anunciar seu produto, ou seu nome, está na hora deles começarem a prestar um pouco mais atenção na sua programação porque para um ouvinte "se ligar" num comercial, é necessário primeiro que ele esteja sintonizado na estação. E isso só é possível, se ele se identificar com a programação.

Algumas rádios que fizeram a fama de serem para a classe A e B estão com uma programação prá lá de Z. Já que as gravadoras estão perdendo um pouco de "influência" nas rádios, quem paga mais que "déreal" por estes seus sub-produtos anunciados nas emissoras e vendidos pelos camelôs? Não seria a hora certa para os anunciantes fazerem algumas "exigências", já que eles estão pagando um horário?

Como ouvinte gostaria que essas exigências, fossem no sentido de agregar ao seu produto qualidade de programação, que anda em total "depressão radiofônica" (ouvi esta expressão na rádio Cultura FM, e me encantei).
Se fosse anunciante do tipo classe A e B, acho que não gostaria de associar meu produto a essas programacões que estão por aí, e consideraria anti-ético ouvir meu anúncio e o do produto do meu concorrente num mesmo programa, como tenho observado, numa certa rádio dita classe A, a dos "melhores ouvintes".

É só trabalhar bem todos os horários da rádio que não será necessário os concorrentes se acotovelarem no mesmo espaço.

Daniela Brusco
São Paulo - SP

segunda-feira, 18 de agosto de 2003

Alexandre Ferreira na Globo

Olá, amigos! Legal vocês não esquecerem e darem a notícia do falecimento do nosso colega e amigo Paulo Martins. Infelizmente o rádio perde seus grandes nomes e para repô-los está cada dia mais difícil. Abraços, Eduardo Sander - Jornal do Rádio P.S. O Alexandre Ferreira voltou ao dial AM depois de quase 5 anos. Ele saiu da 98 FM e começou hoje (2ª) na Madrugada Globo Brasil, de meia noite às 2 da manhã. Rádio Globo AM - RJ

Abraços,
Eduardo Sander - editor Jornal do Rádio
www.jornaldoradio.blogse.com.br

Itatiaia dá show de cobertura no Pan 2003

Amigos da Rádio Base

Com equipe própria de locutor, comentarista e reporter, a Itatiaia de Belo Horizonte deu show de jornalismo com um canal 24 horas para o Brasil na cobertura dos Jogos Pan Americanos 2003. Aproveitando a quebra do seu próprio recorde, em que alcançou mais de 90% no Ibope com mais de 300.000 ouvintes/min, a emissora já anunciou a cobertura para o rádio brasileiro das Olimpíadas 2004 em Atenas, na Grécia. Parabéns a todos da Itatiaia por mais este feito jornalistico.

Elias Torrent
Belo Horizonte - MG

Não se esqueçam: sábado tem Festa do Garagem

Olá amigos, amigas e animais!

Agosto é o mês do terror... Por isso, a próxima Festa do Garagem vai ter o convidado mais adequado quando o assunto é medo: José Mojica Marins, o mítico Zé do Caixão, será DJ de rock por uma noite!

Mojica mandou avisar que vai selecionar clássicos do rock macabro! Então pode se preparar para dançar "Bela Lugosi's Dead", do Bauhaus, Cramps, Siouxsie e muitas músicas com "devil". E depois também rola a discotecagem não menos assombrosa do pessoal do Garagem!

Isso vai acontecer no próximo dia 23, um sabado, no Trip Bar, na Vila Madalena.

Inédito! Imperdível! De arrepiar!!!

Nos vemos lá!
Abraços e beijos,
Paulão, Barcinski, Álvaro e Larissa

FESTA DO GARAGEM - Noite do Terror
23 DE AGOSTO - SÁBADO - MEIA-NOITE

TRIP DANCING BAR
Projeto All Stars
Rua Fradique Coutinho, 1002, Vila Madalena, SP
(Estacionamento vallet na porta)
Preço: R$ 5,00 (entrada) + R$ 10,00 (consumação)

DISCOTECAGEM: Paulão e Barcinski (Garagem)
+ DJ convidado José Mojica Marins

Censura: 18 anos

Valeu a indicação!!!!!

Coincidência? Algum programador de mídia de alguma grande agência de publicidade deve estar lendo a gente. Depois que a gente postou um texto sobre o rograma do Silvio Ribeiro, o programa "Energia na Véia", da Energia 97, ganhou um patrocinador. Não falei que eles mereciam? Pois é, a Red Bull deu asas para véia!! Valeu!!!

Mais uma promoção da Rádio Base (Só a gente mesmo para fazer isto)

Saturday Punk Rock em Diadema

Com as bandas Coche Bamba (Punk HC da França)
Agrotóxicos
Menstruação Anarkika
Taiko
Poluição Sonora

Sábado, 23 de agosto, 20h
Local: Aragão's Bar
Rua Amélia Eugênia, 92, próximo ao Supermercado Barateiro, no centro de Diadema
Ingressos: R$ 5,00

Promoção: Rádio Base e Projeto Distorção

Fique por Dentro 2 - Sem berrar!!!!!!

Me lembrei de outra nota que ouvira neste mesmo programa. Mas aí não foi culp..., quer dizer, lapso do redator, e sim, da locutora. Nesta nota ela pronunciou o nome do saudoso ator brasileiro José Lewgoy como José "Legoi" e do cineasta Walter Hugo Khoury, como sendo "Walter Hugo Kori". Será que ela não gosta de cinema nacional, ou nunca assistiu aos programas de Rubens Edwald Filho? (nota mental: Edwald pronuncia-se "Edivald").

Deve ter sido no Manual de Jornalismo da Jovem Pan que eu li certa vez que seria recomendável ao redator, antes de redigir o texto, indicar para o locutor no alto da "lauda" a pronúncia correta de determinada palavra ou nome. Por exemplo:

ATENÇÃO, LOCUTOR: Lewgoy pronuncia-se "Liugói"
Khoury pronuncia-se "Curi"


Mas apesar dessas escorregadelas, o programa tem uma outra vantagem sensacional: OS LOCUTORES NÃO BERRAM!!!! ISTO É UM MILAGRE!!!! Pelo menos nesse horário. Meus tímpanos, comovidos, agradecem.

Fique por Dentro na Metropolitana

O falecido FM Notícia, noticiário musical daquela que um dia, segundo Daniela Brusco, merecia ser chamada de Eldorado FM, deixou seus filhotes por aí. Trata-se de um simpático programa denominado "Fique por Dentro" na Metropolitana. Um casal de locutores lê as notícias do dia em meio aos "sucessos" da emissora, ou seja, aquelas musiquinhas pop de sempre.

Tive a oportunidade de ouvir este programa na manhã de hoje, após ter acordado devido a um belo tombo na cama. Liguei o rádio e ele estava lá cravado nos 98,5 MHz. (Nota mental: acho que a bebedeira deve ter sido bastante forte ontem no show dos Subviventes no Bar do Aragão. aliás, como será que cheguei em casa ontem? Xiiii....)

Até que a programação não estava tão ruim assim. Eles até tocaram U2, que eu pensei que a molecada não gostasse mais, e uma faixa do novo CD de Los Hermanos. E o noticiário? Até que estava bem escrito, sabe? Só não entendi o que o pobre do redator, que ficou a madrugada toda acordado, quis dizer com "capital carioca" numa certa nota sobre os próximos jogos panamericanos. Será que a "capital carioca" seria o aterro do Flamengo ou o Bairro de Botafogo? Vai ver que ele cochilou na hora de escrever este texto. Ou será que eu sou ignorante e não sei onde fica este lugar? Ai, os esporros que não tomei do senhor Zallo Comucci, que falta eles fazem!!!!!

Quem ainda não ouviu, ouça pelo menos este trecho do Programa Onda Urbana

Muito se falou do Onda Urbana, o programa da lounge Music (?) da Sucesso 969. Só que, quem mora fora de São Paulo não teve chance de ouvi-lo. Mas não se preocupe, a gente vai deixar aqui um link para você ouvir um pequeno trecho do programa. Clique aqui e Divirta-se.

Em tempo: o programa começou da meia-noite à uma da manhã, depois passou da meia noite às 3 da manhã e agora vai da meia noite às 5. Daqui a pouco ele deve começar a ter seis horas de duração. Quem sabe a gente e o Décio Júnior não convencemos o Décio Mattos a tirar aqueles horrendos pagodeiros e "dupla de dois" da programação e deixar o Onda Urbana o dia todo?

domingo, 17 de agosto de 2003

Já que nenhuma rádio tem peito de bancar uma promoção dessas, a sua Rádio Base banca, certo?

Sete de Setembro com muito Punk Rock em Carapicuíba

Com as bandas Taquicardia, DZK, Suco Gástrico, Transgressores, Kaotic, Rudes, Alforria, Resistência Punk (Curitiba)

Domingo, 7 de setembro,
A partir das 14h
Local: Associação Amigos do Bairro Gustavo Correa (Vila do Sapo)
Rua Gustavo Correa nº 10, Carapicuíba (Atrás da Estação CPTM de Carapicuíba)
Ingresso: R$ 3,00

Promoção: Rádio Base e Projeto Distorção

sábado, 16 de agosto de 2003

Novidades no dial de São Paulo

Magaly Prado, da Folha Online

A América, tradicional AM que vem há décadas colocando no ar o estilo popular, vai radicalizar a partir de 8 de setembro. Pelo menos é a intenção do padre Manuel Quinta, responsável pela rádio dos padres Paulinos. Cansaram da programação de comunicador de AM. Querem renovar. Para tanto convocaram uma equipe de jovens para tocar um projeto totalmente ao inverso do que hoje existe na América.

"Temos de mudar. Queremos dar ênfase ao autor brasileiro. Enaltecer os valores humanos, mas sem pieguice", disse o padre referindo-se àqueles que rezam em pleno ar e exploram o sentimento, as carências e as dificuldades dos ouvintes. "Acredito na geração jovem. São criativos e possuem forma própria de ver o mundo. E o mundo é deles e não mais de nós, que já estamos passando", diz padre Manuel que chamou os estudantes da Faculdade Cásper Líbero para compor a equipe de trabalho. Até porque, não quer gastar dinheiro com profissionais especializados e com experiência, pois a rádio, assim como muitas outras, passa pela crise econômica que afasta os anunciantes. Padre Manuel, como é chamado, ressalta que os jovens da nova equipe, estudantes, na sua maioria, "resgatam coisas que foram perdidas". Informações históricas fazem parte da preocupação do projeto.

"Dá para fazer uma rádio boa, informativa, de entretenimento e, principalmente, conscientizando os ouvintes de seus direitos e deveres. São quatro vertentes: saúde, educação, utilidade pública e cultura. Para a distribuição na rede Paulus Sat, constituída por 61 emissoras", diz.

Vamos torcer para que o projeto vingue, pois mais parece um projeto de FM adulta contemporânea do que uma AM popular. Mas se é para mudar, que mude para melhor. Ótimo. Claro que vai demorar para o ouvinte deste tipo de programação descubrir que existe essa opção no rádio, e, principalmente, em AM. Se depender de mim, ajudo a divulgar, óbvio.

Da equipe que está no ar, o único que fica é Paulo Barboza, das 9h às 13h. Seu estilo de comunicação foge totalmente da nova proposta e eu comentei (no jornal Agora) que ele ficava "não se sabia até quando" e ele me mandou uma mensagem. Leia abaixo: "Tenho um contrato que vai até SETEMBRO DE 2004 e que segundo fui informado pela direção da Rádio América, nosso programa permanecerá normalmente em virtude da audiência e do excelente faturamento (um dos três maiores do rádio paulista)", afirma então, Paulo Barboza.

O fato é que Paulo Barboza, como bem disse, leva dinheiro para a rádio. O novo projeto precisa vingar e dar resultado financeiro também. Não conheço nenhuma rádio entre os primeiros lugares que não tenha o estilo popular. Talvez, a idéia do padre Manuel seja levar uma rádio com qualidade musical, não se preocupando com o alto faturamento e nem com grandes audiências, o que ocorre com as rádios que figuram entre o topo do ranking. Eduardo Gasciarino que acumulava direção artística e direção comercial, ao que tudo indica, ficará só com o comercial.

Acervo Sonoro

Caro Radiobase

Gostaria de um grande favor de sua parte, uma informação. Através de uma herança, foram parar em minhas mãos uma grande quantidade de material fonografico (fitas K-7), um material que como diz o proprio título, é item de
colecionador, são fitas K-7, gravadas por volta dos anos 70/80, que contem reliquias do radio, como "Carnaval de 1936", "70 anos de Cartola", "Copa de 70", "Radio Esso", entre outros títulos.

A quantidade de fitas é muito grande, por volta de 200. Sei que o material é de grande importancia cultural e histórica, porém como não atuo na área, nem sou colecionador, gostaria de passar este a diante para que pudesse ser melhor aproveitado, e ou arquivado, uma vez que o material mensiona o Museu da
imagem e do Som do Rio de Janeiro. Agradeço pela atenção, e espero que possa me ajudar a direcionar precioso material, que creio eu, seria uma jóia nas mãos
de um colecionador apaixonado. Obrigado.

Hilton Ramos
Rio de Janeiro - RJ

Projeto "Manuelzão" terá oficinas de rádio

Por Luiz Otávio, de Belo Horizonte

O projeto "Manuelzão", da Universidade Federal de Minas Gerais, que tem como objetivo atual investigar as causas da devastação do rio das Velhas, um dos afluentes do São Francisco, e resgatar sua bacia hidrográfica em termos ambientais e sociais (assim como todas outras em situação semelhante em Minas), vai contar com a colaboração de alunos do curso de Comunicação Social. A partir do segundo semestre deste ano, os estudantes organizarão oficinas de rádiojornalismo em diversos comitês nos municípios abrangidos pelo trabalho.

O objetivo é estimular as populações ribeirinhas para divulgar aspectos do projeto pelas emissoras locais, além de promover debates e encontros para discutir questões relacionadas com o meio ambiente, saúde e cidadania, em trabalho supervisionado pelo professor Valdir de Castro, do Departamento de Comunicação Social da Universidade.

Outra meta é promover uma maior aproximação entre os comitês da UFMG e as emissoras de cada região, trabalhando especialmente com rádios comunitárias. Entre os temas que serão abordados, destacam-se a permuta de informações sobre rádio e jornal, técnicas de locução e redação de notícias. Cada curso deve durar uma média de dois dias e os produtos serão veiculados em emissoras localizadas na bacia. Estas oficinas de rádio fazem parte de um plano de Comunicação formulado pelo professor Márcio Simeone, no ano passado. Os agentes serão alunos do Curso de Comunicação Social.

O projeto "Manuelzão" vai realizar uma expedição ao longo de toda a bacia do rio das Velhas, por barco e terra, de 12/09 a 11/10, e as oficinas de rádio realizarão a cobertura do evento, assim como a imprensa e TV, em um trabalho que deverá ter continuidade mesmo após o término da viagem. O rio das Velhas tem uma extensão de 761 quilômetros, de sua nascente, em Ouro Preto, até Barra do Guaicuí, onde deságua no rio São Francisco.

O projeto pretende seguir a mesma rota cumprida pelo explorador inglês Richard Burtom, no século 19 e traçar estratégias que recuperem a bacia do rio, hoje degradada pela poluição, assoreamento e desmatamento, com o objetivo de resgatá-la, em termos de fauna e flora, assim como assistência social às populações ribeirinhas.

Fonte: jornal Manuelzão, com base em texto de Flávia Mantovani e Sílvia Araújo, estudantes do curso de Comunicação da UFMG.

Enviado por João Nilton
São Paulo - SP


Está aí uma boa iniciativa. Em vez de querer "ensinar" gente sem qualificação a fazer radiojornalismo, nada mais lógico do que dar uma chance e o direito dos estudantes da área de participarem de um projeto desses.