quarta-feira, 30 de julho de 2003

Rádio News - Boletim sobre as Ondas Curtas, por Célio Romais

ALEMANHA - A organização denominada Rádio África Internacional possui o seguinte esquema de transmissões: em francês, entre 0400 e 0600, em 13810 kHz. Também das 0600 às 0800, em 15435 kHz. Já em inglês, emite das 1700 às 1900, em 13820 e 15715 kHz. As informações são de Ivan Dias Júnior, de Sorocaba (SP).

ÁUSTRIA - A Rádio Áustria Internacional, ao que tudo indica, permanece levando ao ar alguns programas em espanhol. Adán González, desde Catia La Mar, na Venezuela, informou ao DX Listening Digest, de Glenn Hauser, que ouviu a emissora, em 22 de julho, às 0100, em 9870 kHz. Apresentava, naquele momento, um documentário na voz de Jaime Carbonell.

BOLÍVIA - Algumas emissoras bolivianas têm boa sintonia no Brasil. Uma delas é a Rádio Yura, que emite da cidade do mesmo nome, pela freqüência de 4716 kHz. Por volta de 0030, é sintonizada no Sul do Brasil, emitindo boleros e comunicados.

BRASIL - No dia 4 de agosto, estréia a nova programação da Rádio Ribeirão Preto, de Ribeirão Preto (SP). A emissora pertence, agora, aos jornalistas José Luiz Datena e Jorge Kajuru. Vários anúncios estão sendo veiculados pela emissora a respeito da mudança da programação. Um deles diz: "rádio nas mãos de quem é do rádio". Outro fala na história dos jornalistas. Foram gravados por Marcos Hummel, apresentador da TV Bandeirantes, e Walker Blás, noticiarista da Rádio Bandeirantes, de São Paulo (SP). A Rádio Ribeirão Preto, que também se identifica como Rádio 79, transmite em 3205 kHz, em 90 metros. Tem sintonia boa em diversos locais do Brasil e exterior. É ver para crer!

BRASIL - A equipe de esportes da Rádio Bandeirantes, de São Paulo (SP), vai acompanhar os atletas brasileiros no Pan-Americano de Santo Domingo, na República Dominicana, a partir do início de agosto. Serão apresentados, na programação da emissora, flashes das competições e resultados das últimas provas. Em ondas curtas, você confere em 6090, 9645 e 11925 kHz.


BRASIL - A Rádio Clube, de Marília (SP), voltou a emitir em ondas tropicais. Foi ouvida, em Porto Alegre (RS), em 25 de julho, a partir de 0130, em 3235 kHz. Na oportunidade, levava ao ar o programa De Tudo um Pouco, na apresentação de TJ. Foi monitorada, em outros horários. Ao que tudo indica, pode ser captada entre 2100 e 1000. Ao amanhecer, a emissora apresenta um programa sertanejo, com comando de Arari. Em seu programa, à noite, TJ informa que a emissora "espera cartas do Brasil e do exterior". Para tanto, anuncia o seguinte endereço: Caixa Postal 326, CEP: 17500-970, Marília (SP). Vale informar que, em anúncio da indústria Phillips, do início dos anos 70, a Rádio Clube aparecia emitindo pela freqüência de 3255 kHz.

BRASIL - A estação de ondas tropicais da Rádio Difusora, de Macapá (AP), está no ar, pela freqüência de 4915 kHz, entre 0700 e 2100. A direção postal da emissora é a seguinte: Rua Cândido Mendes, 525, CEP: 68900-100, Macapá (AP). E-mail: radio630@hotmail.com. As informações são de Paulo Roberto e Souza, de Tefé (AM).

BRASIL EM ONDAS MÉDIAS - Conexão Angola é o nome do programa que a Rádio Bandeirantes, do Rio de Janeiro (RJ), leva ao ar, nas terças-feiras, entre 0100 e 0200, em 1360 kHz. De acordo com Adalberto Marques, de Barbacena (MG), que acompanhou a última edição do programa, são apresentadas reportagens feitas em parceria com a Rádio Nacional de Angola, além de boa música. Pela emissora de Angola, participam os apresentadores Vânia Varella e Wellington Calazans. Boa dica!

EGITO - A Rádio El Cairo, em sua programação em espanhol, "apresenta uma nova política de relacionamento com os ouvintes", no entender de Adalberto Marques, de Barbacena (MG). Segundo ele, "nesta nova fase de interação, a emissora incentiva os ouvintes a enviar datas de aniversário e bodas". Vão ser apresentadas na programação a partir de 9 de agosto, com músicas egípcias especiais. Os contatos podem ser feitos pelo e-mail: radioelcairoespa@yahoo.com.

EQUADOR - O rádio em ondas curtas digital. Este é o tema que o Aventura DX-ista, da programação em espanhol da HCJB - A Voz dos Andes, está abordando em várias edições. Confira dentro do programa Club de Oyentes, nos sábados, às 1400, em 15140 kHz.

ESTADOS UNIDOS - A Rádio Mundial Católica emite, semanalmente, um boletim eletrônico com relevantes informações a respeito de estações que professam tal religião. É em espanhol. É enviado gratuitamente. Para receber, basta enviar pedido para o seguinte endereço eletrônico: MikeD509@aol.com. A dica é do Adalberto Marques, de Barbacena (MG).

HUNGRIA - A programação em espanhol da Rádio Budapest também tem um espaço com informações sobre o mundo do dexismo. É a Revista de DX-ismo, que é apresentada nos domingos, de forma quinzenal. Confira, às 2130, em 11685 kHz. O programa conta com informações enviadas pelos colegas argentinos que editam o boletim eletrônico Conéxion Digital.

IRÃ - Desde Cumaná, na Venezuela, Julio Trenard informa os novos endereços eletrônicos da Redação em Espanhol da Voz da República Islâmica do Irã. Anote: spanishradio@irib.ir e spanish@irib.ir.

ITÁLIA - O que está havendo com a RAI? Recentemente, Caio Lopes, de Itajubá (MG), enviou um informe de recepção para a emissora e recebeu o envelope com os dizeres: "casella chiuso". Pelo visto, o dinheiro anda curto, em que pese um certo político daquelas paragens ser bem abonado. Então, o jeito foi cancelar a tradicional caixa postal 320?

PERU - Em Tefé (AM), Paulo Roberto e Souza sintonizou, em 24 de julho, às 0300, a Rádio Tarma, que emite da cidade do mesmo nome, pela freqüência de 4775 kHz. Ele ouviu programação musical e informações esportivas, com sinal regular. Já em 25 de julho, o Paulo ouviu, entre 1045 e 1110, a Rádio Reina de la Selva, de Chachapoyas, na freqüência de 5486 kHz. A emissora levava ao ar programação musical e anúncios comerciais.

RÚSSIA - Anote o esquema de emissões, em português, da Voz da Rússia para o Brasil: entre 2300 e 0000, em 7330, 9450, 9470, 9890, 9965, 11510 e 12010 kHz. As informações são de Adalberto Marques, de Barbacena (MG).

SUÉCIA - Desde 27 de julho, a Rádio Suécia Internacional trocou freqüência nas emissões destinadas à Ásia e Nova Zelândia. Deixou 17505 e emite em 13580 kHz, a partir de 1230. No mesmo horário, permanece no ar a freqüência de 17840 kHz. As informações são de Adalberto Marques, de Barbacena (MG).

TAIWAN - A Seção Espanhola da Rádio Taiwan Internacional ganhou um clube de ouvintes. Desde Buenos Aires, Argentina, Patrícia Colombarini convida a visitar o seguinte sítio, dedicado à emissora taiwense: http://usuarios.lycos.es/agendaweb/clubdeoyentes_rti.htm. Contatos: clubdeoyentes_rti@argentina.com.

Saiba mais, acessando http://radioescuta.aminharadio.com

Nenhum comentário: