quinta-feira, 24 de julho de 2003

Notícias das ondas curtas e do rádio
Por Célio Romais
Todos os horários são no Tempo Universal Coordenado, ou seja, menos 3 horas em relação ao horário de Brasília


ALEMANHA - Uma junta militar conduziu um golpe de estado e assumiu o poder, no dia 16 de julho, em São Tomé e Príncipe. Como a mídia tradicional brasileira tem pouco interesse por aquele país irmão de fala portuguesa, a dica é a sintonia da programação, em português, da Deutsche Welle. De acordo com Adalberto Marques, de Barbacena (MG), as emissões ocorrem às 0520, em 9565 e 17860 kHz. Também às 2000, em 7285, 12045 e 15275 kHz. Lembramos que a DW possui correspondente em São Tomé e Príncipe. Contatos com a emissora: DW, Programas em Português Para a África, 50588, Colônia, Alemanha. E-mail: afriportug@dw-world.de.

ARGENTINA - Vale a pena prestigiar a programação da Rádio Difusão Argentina para o Exterior. Mesmo vivendo situação complicada com sua economia, a Argentina não acabou com as emissões para o exterior da RAE. Em português, a emissora pode ser captada, de terças a sábados, no tempo universal, entre 0000 e 0200, em 11710 kHz, conforma esquema enviado a Adalberto Marques, de Barbacena (MG).

BRASIL - A Rádio Alvorada, de Londrina (PR), tem novo diretor. O padre Silvio Andrei assumiu a emissora, que transmite pela freqüência de 4865 kHz. A direção postal é a seguinte: Rua Dom Bosco, 145, CEP: 86060-340, Londrina (PR). Telefone: +55 (43) 3347.0606. Fax: +55 (43) 3347.0303. Na Internet: www.dialogocomdeus.com.br/radio.html. E-mail: pascom@arquidiocesedelondrina.com.br. As informações são da newsletter da Rádio Mundial Católica, recebida por Adalberto Marques, de Barbacena (MG).

BRASIL - O colega Sarmento Campos, do Rio de Janeiro (RJ), informa que reformulou o sítio que mantém na Internet. Algumas barras de navegação foram aprimoradas. Você pode conferir em: http://radioescuta.aminharadio.com.

BRASIL - O clima de instabilidade política em São Tomé e Príncipe também foi pauta na Rádio Nacional, de Brasília (DF). Nesta semana, a emissora conversou com um locutor de emissora daquele país. A informação é do sítio Comunique-se e foi publicada em http://www.radiobase.cjb.net.

BRASIL EM ONDAS MÉDIAS - A Rádio São Miguel é uma emissora brasileira, de ondas médias, que emite desde a cidade de Uruguaiana (RS). Todas as informações sobre a estação podem ser acessadas em: www.portaluruguaiana.com.br/smiguel.

BRASIL - A Rádio Verdes Florestas é emissora brasileira que emite, pela freqüência de 4865 kHz, entre 1030 e 1400 e, após breve intervalo, entre 2100 e 0300. Os estúdios estão situados no seguinte endereço: Rua Mário Lobão, 81, CEP: 69980-000, Cruzeiro do Sul (AC). Os transmissores estão situados na Estrada do Aeroporto, no quilômetro 2, no bairro Nossa Senhora das Graças, naquele Município. Os telefones da emissora são os seguintes: +55 68 322 3309 e +55 68 322 2634. E-mail: florestas@nauanet.com.br. As informações são do biólogo Paulo Roberto e Souza, de Tefé (AM), em mais um trabalho voluntário em prol do dexismo brasileiro!

BRASIL - A Rádio Clube do Pará transmite, em ondas curtas, pela freqüência de 4885 kHz. Desde Tefé (AM), Paulo Roberto e Souza indica sítio com resumo da história da emissora: http://www.radioclubedopara.com.br/i_historia.htm.

BRASIL - A Rádio Difusora Acreana, que transmite pela freqüência de 4885 kHz, enviou farto material de divulgação ao colega Oséias Fantinelli, de Jacutinga (RS). Além de convidar Fantinelli para visitar Rio Branco, o apresentador Antônio Fiori disse que "nasceu no estado do Rio Grande do Sul e reside há 30 anos na Amazônia". Entre o material enviado, destaque para revista com a história da emissora.

CHINA - O Departamento de Espanhol da Rádio Internacional da China enviou mensagem a todos seus ouvintes pedindo comentários a respeito de um possível aumento em suas transmissões. Deixaria de emitir uma hora e passaria a levar ao ar duas horas de programação, em cada emissão que faz.

CHINA - Para os aficcionados do idioma italiano, aqui vai mais uma dica do Denilson Garcia dos Santos, de Assis (SP): a CRI emite, neste idioma, às 2100, em 9975 kHz. O sinal é regular no Brasil.

CORÉIA DO SUL - Está em andamento mais um tradicional concurso da Seção Espanhola da Rádio Coréia Internacional. Conheça as bases, acessando o sítio do colega Júlio Trenard, que é o seguinte: http://usuarios.lycos.es/trenard/

EQUADOR - Para os ouvintes que desejam aperfeiçoar a língua inglesa, a HCJB - A Voz dos Andes emite o programa Spot Light, entre 2345 e 2400, em 15140 kHz. As emissões são de forma bem pausada e os textos que vão ao ar podem ser solicitados à emissora, via e-mail. A interessante dica é do Denilson Garcia dos Santos, de Assis (SP).

ESPANHA - O programa Amigos de la Onda Corta, da Rádio Exterior de Espanha, também pode ser conferido nos sábados. Às 1800, vai ao ar em 17755 kHz, em emissão destinada à África. Também às 1100, em 13720 e 15585 kHz, tendo a Europa como destino. Outra emissão, nos sábados, para o Japão, pode ser acompanhada às 1100, em 9660 kHz. As informações são de Adalberto Marques, de Barbacena (MG).

ESTADOS UNIDOS - Mais uma dica para quem deseja aperfeiçoar o inglês: a Voz da América emite, entre 0130 e 0200, o Special English, de forma bem pausada. Conforme dica de Denilson Garcia dos Santos, de Assis (SP), a freqüência com razoável sintonia, no Brasil, é 13740 kHz. Confira!

GABÃO - Para os adeptos do idioma italiano, Denilson Garcia dos Santos, de Assis (SP), informa que a Rádio Japão transmite, neste idioma, entre 1030 e 1045, em 21820 kHz. A emissão é retransmitida via Moyabi, no Gabão. A sintonia é razoável no Brasil.

ÍNDIA - Desde Chimbote, no Peru, Cesar Perez informa que recebeu confirmação, por e-mail, da All India Radio, emissora regional de Thruvananthapuram, que emite pela freqüência de 5010 kHz e tem regular sintonia na América do Sul, a partir de 0030.

IRÃ - O dexista venezuelano Julio Trenard recebeu mensagem eletrônica da Seção Espanhola da Voz da República Islâmica do Irã pedindo opinião sobre um possível encerramento de suas atividades em ondas curtas e a utilização apenas da Internet para chegar aos ouvintes. De acordo com o engenheiro Sarmento Campos, do Rio de Janeiro (RJ), "seria o maior suicídio, pois vários países agiriam politicamente e barrariam o acesso ao sítio da emissora iraniana". Nada melhor do que a liberdade de programação proporcionada pelos transmissores de ondas curtas! Enquanto isso, desde Aparecida (SP), Gilson Marcelino Bento informa que a Voz do Irã tem excelente sintonia, no Brasil, às 0130, em 9515 e 11610 kHz. O endereço eletrônico é o seguinte: spanish@irib.ir.

JAPÃO - A Rádio Tampa é a única emissora comercial japonesa em ondas curtas. César Perez, de Chimbote, Peru, recebeu confirmação QSL da emissora, recentemente. Ele ouviu a emissora às 1015, em 9595 kHz. O sítio da emissora, na Internet, é o seguinte: www.tampa.co.jp.

REPÚBLICA CHECA - Adalberto Marques, de Barbacena (MG), lembra que, durante o ano de 2003, a Rádio Praga confirma os relatórios de recepção com cartões que mostram antigas motocicletas fabricadas naquele país.

REPÚBLICA DOMINICANA - Uma dica para ouvir este país é monitorar a freqüência de 4960 kHz. Recentemente, o dexista venezuelano Adán González informou ao DX Listening Digest, de Glenn Hauser, que captou a retransmissão de uma emissora FM, ao invés da Rádio Cima 100, que tradicionalmente ocupa o canal.

REPÚBLICA DOMINICANA - A Rádio Amanecer Internacional é uma emissora da República Dominicana que transmite na freqüência de 6025 kHz. Pode ser captada, por volta de 0900, como fez o Arnaldo Slaen, que ouviu, em Buenos Aires, a emissora.

SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE - Em relação ao clima de instabilidade política verificado neste país africano, o dexista dinamarquês Anker Petersen enviou interessantes informações ao DX Listening Digest, de Glenn Hauser, sobre a planta de transmissores que a Voz da América possui em Pinheira. De acordo com ele, o diretor da VOA, naquele local, informa que "as operações da emissora não foram afetadas". A Voz da América tem 80 empregados no local. Por sua vez, o dexista belga Guido Schotmans informou ao DX Listening Digest que as emissões da Voz da América, em 4960 kHz, emitidas desde Pinheira, foram ouvidas normalmente.

SÍRIA - A programação, em espanhol, da Rádio Damasco é um excelente contraponto ao que a mídia tradicional brasileira informa não só em relação à Síria, como também ao Oriente Médio. Nas quartas-feiras e domingos, a emissora transmite o programa Através de la Prensa Árabe. São irradiadas informações que, muitas vezes, além de contrapor, desmentem totalmente as versões da "imprensa amiga ocidental".

Saiba mais, acessando http://radioescuta.aminharadio.com

Um comentário:

PY2255 SWL disse...

Maravilha este Blog ,muito bom com vários email e endereços de emissoras legal mesmo espero que continue assim ,Eu achei o endereço da R.Alvorada Londrina ,precisava para mandar um Informe de Recepção valeu boa sorte. J.Carlos SP/SP do Bairro da Limão. Meu Blog:
http://qsldobrasil.blogspot.com.br